Candidatos F1 – 2013

O início das últimas épocas tem gerado grande expectativa em relação ao possível campeão e esta época não foge a regra. O nº de possíveis candidatos aumentou, a competitividade é maior, mas infelizmente a incerteza não dura muito tempo.

No ano passado começamos com 6 campeões do mundo e 5 teóricos candidatos e apenas tivemos 2 a lutar até ao fim.
Este ano existem, na nossa opinião, 3 pilotos com reais aspirações ao título, e mais 2 que podem fazer uma gracinha e tentar também se intrometer nesta luta.
Vamos então por partes:

Vettel: o triplo campeão do mundo é o crónico candidato. Junta prestações regulares a um excelente carro. Esta combinação tem sido imparável e este ano promete manter o nível. Webber se estivesse noutra equipa seria também candidato mas estando a fazer equipa com Vettel infelizmente não terá grandes chances. A Redbull já por várias vezes beneficiou o alemão em detrimento do australiano e não será este ano que as coisas vão mudar.

 

Alonso: quanto a nós o melhor piloto do ano passado. Apenas não pontuou 2 vezes e esteve 13 vezes (!) no pódio. Levou a Ferrari onde pouca gente imaginou, realizando autênticos milagres e conseguiu lutar até a ultima corrida pelo campeonato, saindo de cabeça erguida. A Ferrari deve lhe um carro que lute verdadeiramente pelo campeonato e este ano parece estar bem encaminhado. Os testes valem o que valem mas as primeiras indicações são positivas. Esperemos que seja desta. Massa também terá uma palavra a dizer. O brasileiro tem estado bem abaixo das suas capacidades (já pouca gente se lembra que lutou ate ao fim no ano em que Hamilton foi campeão) e pode fazer uma gracinha, mas o seu papel será maioritariamente de “ team player” ajudando o espanhol, se tudo correr dentro da normalidade.

 

 

Button: o piloto mais experiente do padock com 13 anos na F1 e 228 corridas. Este ano sem Hamilton a seu lado será o nº1 da Mclaren e esta pressão até pode ser benéfica para ele. A equipa confia nele para conquistar o título que há muito foge. Actualmente melhor piloto em chuva, apresenta regularidade e velocidade mas falta lhe as vezes alguma agressividade e capacidade de tirar o melhor do carro quando o set-up não é do seu agrado. Mas se o carro estiver a seu gosto, tem tudo para ser feliz este ano.

 

Raikkonen: o Iceman voltou e mostrou que quem sabe não esquece. 3º no final da época passada, juntou esta boa classificação com excelentes prestações em pista. A Lotus voltou aos lugares de destaque graças a ele. Este ano, possa a equipa dar continuidade ao bom trabalho no carro, pode ser que consiga lutar verdadeiramente pelo titulo. Quanto a nós é algo improvável mas nunca se sabe.

 

Hamilton: ninguém desconfia que é dos melhores pilotos do mundo. E que em condições normais estaria na luta. Mas mudou se para a Mercedes e a equipa esta a realizar uma serie de mudanças. Nova chefia técnica, um carro que precisa de evoluir. Tudo somado é pouco provável que Hamilton tenha hipóteses. Toda a gente na F1 o diz. Mas o britânico não quererá deixar de provar que estão todos errados. O seu colega de equipa pode ter um papel importante tal como Massa. Depende se Rosberg quer correr para a equipa ou para ele. De salientar ainda a boa época de testes realizada pela Mercedes. Início titubeante em Jerez mas Barcelona mostrou um carro mais competitivo fazendo bons tempos e mostrando fiabilidade. Esperamos todos por uma boa surpresa.

 

Estas são as nossas apostas para esta época. Sabemos no entanto que na F1 tudo muda rapidamente e o que é verdade hoje pode deixar de o ser amanhã. Aquilo que desejamos é que a luta dure até ao fim da época para que possamos voltar a vibrar até ao fim.


Para finalizar fica este vídeo brutal de homenagem a todos os campeões de F1. São eles que nos fazem sonhar e nos fazem querer ver mais.

 

Fábio Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.