Rookies F1 – 2013

Valtteri Bottas – 23 anos, da Williams, é finlandês e vem cotado pelo próprio patrão, Frank Williams, como um dos melhores jovens pilotos, que ele já viu.

Será que o “velho” Frank tem razão?
Bottas começou nos monolugares em 2007, na Fórmula Renault North European Cup (NEC) e impôs-se logo com 2 vitórias. Na época a seguir, bateu Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo, que vão ser agora seus rivais na F1, competindo os dois na Toro Rosso, na Fórmula Renault NEC e Eurocup, Nas épocas posteriores, mudou-se para a GP3, onde substitui Gutierrez, também ele um rookie este ano, e chamou a atenção de Frank Williams, que em 2012 o foi buscar para piloto de reserva. Mas Bottas conseguiu fazer frente a Bruno Senna, ao pilotar o Williams em 15 treinos livres em vez do piloto brasileiro. Em 2013 tirou mesmo o lugar ao sobrinho de Ayrton Senna como piloto oficial da William F1 Team.
Chegou agora a hora de Bottas provar a Sir Frank Williams o que realmente vale.
Giedo van der Garde – Holandês, 27 anos, da equipa Caterham, faz dupla com Charles Pic.
Van der Garde não é um estranho do grande circo da F1. Em 2006 juntou-se ao programa da Maclaren para jovens pilotos e no mesmo ano ficou com a tarefa de piloto de reserva da Super Augri, entretanto extinta. Dois meses depois é convidado para piloto de testes da Spyker, (actualmente Force India). Nesse ano, Van der Garde acumulou à tarefa de piloto de testes, o facto de correr na World Series by Renault (Formula Renault 3.5), onde foi campeão. No ano a seguir ingressa no GP2, pela equipa Caterham onde fica 4 temporadas.
Jules Bianchi – 23 anos, francês, da equipa Marussia, foi a segunda escolha para ocupar este lugar.
O brasileiro Luiz Razia era piloto da Marussia até à bem pouco tempo, mas isto de os pilotos terem que pagar o seu lugar nem sempre corre bem. Conclusão: Razia foi embora, Bianchi sobe ao escalão mais alto dos monolugares.
O francês entra na Formula Renault 2.0 francesa em 2007 e é campeão nesse ano. No mesmo ano, vai para a equipa ART Grand Prix na F3 Euro series e em 2008 vence o Master nesta categoria. Acaba em 3ª na Euro series. Continua na F3 até 2010, quando dá o salto para o GP2. Nesse ano, em Hungaroring, tem um acidente na primeira volta, onde fratura um vértebra. É nesse mesmo ano que Bianchi é apresentado como piloto de testes da Ferrari, substituindo Badoer, Fisichella e Marc Gené. Em 2012 corre na Fórmula Renault 3.5 e é emprestado pela Ferrari à Force India, tendo participado em 9 treinos livres nessa época.
A 1 deste mês, Bianchi foi anunciado como piloto oficial da Marussia F1 Team.
Max Chilton – Inglês, 21 anos, da equipa Marussia, faz par comJules Bianchi, (também ele rookie) é o piloto mais novo da grelha. Chilton foi confirmado na Marussia nos últimos dias do ano passado, depois de conquistar os corações dos membros da equipa, nos testes de Silverstone, em Julho e nos testes de Abu Dhabi, no final da época. A carreira de Chilton começa no karting, passando pela F3 inglesa. Em 2010 entra para o GP2 onde teve uma carreira mediana, onde a melhor posição foi o 4º lugar já em 2012 na Marussia, onde se tornou no mesmo ano, piloto de testes de F1.
No Chicane acreditamos que Chilton é um bom piloto, mas com o potencial para ser um novo Button ou Hamilton? Temos sérias dúvidas.
Esteban Gutierrez – 21 anos, da Sauber, o segundo mexicano a ser lançado pela equipa (em 2012, foi Perez), não é bem um rookie. Preencheu a posição do seu compatriota nos treinos do GP da India em 2012, devido a doença de Perez.
Gutierrez competiu nos karts de 2004 a 2006 e destaca-se pelo título de campeão mexicano em 2005. Em 2007 mudou-se para a Fórmula BMW americana, causando sensação, por ter conquistado a pole position em 9 das 14 corridas que participou. Mudou-se para a Europa em 2008 mantendo-se na Fórmula BMW e mantendo a sua reputação de piloto sensação, porque em 16 corridas do campeonato, chega por 12 vezes ao podium e por 7 vezes é 1º! Mais surpreendente: tinha apenas 17 anos! 2010 foi outro ano espantoso para o piloto. Já no GP3, consegue 5 vitórias, conquistando mais um título. Em 2011 sobe ao GP2, onde fica até à época passada, que termina com um terceiro lugar.
Este ano é um dos pilotos a ter debaixo de olho e que nós no Chicane iremos estar atentos ao seu desenvolvimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.