Álvaro Parente – O ano da confirmação

O ano de 2013, será sem duvida inesquecível para Álvaro Parente. O piloto portuense terá uma época preenchida, competindo no campeonato Blancpain Endurance Series, com a equipa Hexis Racing, e correndo ao lado de Sebastien Loeb, na equipa do próprio, na FIA GT Series, estando a colher os frutos de muitos anos de trabalho, tendo dado provas mais que suficientes do seu valor, comprovando ser um piloto polivalente, capaz de ser competitivo em diversas áreas no automobilismo.

Tendo formação nos karts, Álvaro parente cedo deu nas vistas, passando sem grande surpresa para os monolugares, com estreia no campeonato Inglês de F3 em 2005. 2 anos mais tarde sagrou-se campeão naWorld Series By Renault ( onde corre actualmente Félix da Costa), feito que foi premiado com um teste ao volante de um Renault F1, também  com sucesso, sendo dos mais rápidos em pista durante o teste, sendo somente batido por Nelson Piquet Jr. por escassos 2 décimos.
Disputou nas épocas 2005-2006 e 2006-2007 o campeonato por A1 GP, com as cores de Portugal.
Nos anos seguintes, Parente correu na GP2, tendo vencido uma prova em 2008, mas a pouca fiabilidade do carro não permitiu  ao português almejar uma melhor classificação. No final da época não foi além da 8ª posição, tendo sido forçado a abandonar em 8 das 20 provas da temporada.
Na época de 2009 repetiu a mesma classificação. Seguiu-se a tentativa de entrar na F1, expoente máximo do automobilismo, Álvaro apostou tudo na entrada na equipa Virgin, onde foi dado como certo para o ano de 2010. O sonho do português não se realizou, pois o Instituto Português do Turismo não cumpriu o acordo com o jovem piloto e caiu por terra a tão esperada entrada do piloto luso no “circo da Formula 1”.
Sem deixar cai os braços, Álvaro Parente prosseguiu a sua carreira nos GT´S. É piloto oficial da McLaren GT  ( já tem 2 anos de casa), sendo fundamental no desenvolvimento do McLaren MP4-12C, neste regresso da marca ao “mundo” dos campeonatos de resistência. Mostrando toda a sua capacidade de conduzir “máquinas” de diversas categorias, é hoje considerado um dos melhores pilotos do campeonato Blancpain Endurance Series, dando na época passada muitas demonstrações de qualidade, e espectacularidade, despertando o interesse de tudo e todos, ao ponto de esta época ter sido convidado pela equipa do 9 vezes campeão do mundo de rallis, Sebastien Loeb, onde vai dividir McLaren MP4-12C com o francês nas provas sprint.
Nas provas de resistência, o piloto português fará equipa com Stef Dusseldorp e Alexander Sims . O Blancpain Endurance Series será disputado ao longo de cinco rondas, sendo a primeira disputada em Monza no próximo dia 14 de Abril, ao passo que o FIA GT Series terá seis etapas, iniciando-se em Nogaro a 1 de Abril.
Nós aqui no ”Chicane” não vamos perder pitada da época de Álvaro Parente, sendo dos portugueses com os programas mais interessante para a época de 2013 no automobilismo internacional.

Deixamos aqui o calendário dos campeonatos disputados por Álvaro Parente.

Calendário campeonato Blancpain Endurance Series:
Rnd
Circuit
Date
1
Autodromo Nazionale Monza, Monza, Italy
14 April
2
Silverstone Circuit, Silverstone, Great Britain
2 June
3
Circuit Paul Ricard, Le Castellet, France
30 June
4
Total 24 Hours of Spa, Circuit de Spa-Francorchamps, Belgium
28 July
5
Nürburgring, Nürburg, Germany
22 September

O calendário das provas do FIA GT Series 2013 será o seguinte:

1 de Abril: Nogaro, França
21 de Abril: Zolder, Bélgica
14 de Julho: Zandvoort, Holanda
18 de Agosto: Slovakia Ring, Eslováquia
13 de Outubro: Navarra, Espanha
16 ou 23 de Novembro: Médio Oriente (Abu-Dhabi ou Qatar, localização a ser confirmada)

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.