Breves WRC 2013

Faltam 22 dias para o inicio do Rally de Portugal. Após a divulgação do programa na passada semana, damos agora conta da divulgação da lista de inscritos para a 4ª etapa do mundial de ralis. Dessa lista constam 13 WRC´S, com algumas novidades. Pela primeira vez a Volkswagen fará alinhar 3 carros, com a estreia na categoria máxima de Andreas Mikkelsen, o piloto norueguês que na época passada evoluiu ao volante de um Skoda Fabia S2000. Destaque também para o regresso do jovem talentoso Juho Hanninen em Ford Fiesta RS WRC.

Destaque igualmente para as presenças de Robert Kubica em DS3 RRC  e de Bryan Bouffier em DS3 R3T que vão ser obviamente motivo de grande interesse ao longo de toda a prova.

Quanto aos portugueses, apenas 7 inscritos, destaque para o regresso de Bruno Magalhães em Peugeot S2000, que será navegado por Carlos Magalhães. Ricardo Roura e Miguel Barbosa ambos em EVO IX, bem como Pedro Meireles em Skoda Fabia S2000, estarão também nos inscritos.

Confira agora a lista completa de inscritos para o Rally de Portugal 2013, no seguinte link. http://www.ewrc-results.com/startlist.php?e=6534&t=Vodafone-Rally-de-Portugal-2013

Uma semana antes do evento algarvio vai-se reviver mais uma vez o mítico rally de Portugal, nas especiais nortenhas, com a realização pelo segundo consecutivo do Fafe rally sprint, prova que será disputada numa das míticas passagens do famoso troço, Fafe – Lameirinha, sendo apenas percorrido pelos pilotos os últimos 6km do famoso troço nas serras de Fafe. Salto da Pereria, a descida do Confurco até ao famoso asfalto e o salto da Pedra Sentada, vão com certeza encher-se de milhares de fãs que não perder esta oportunidade de ver de perto maquinas e pilotos que militam no expoente máximo do rally mundial.

Nos aqui no Chicane prometemos que também não vamos perder pitada deste evento, e vamos viver de perto também todas essas emoções. 

Confira agora os horários do Fafe Rally Sprint:

HORÁRIOS
Fafe, 6 Abril 2013
Partida: Parque da Cidade – 14h00
Pec 1: Fafe – 6.34Km – 14h20
P. Assistência Parque da Cidade – 14h50
Partida: Parque da Cidade – 15h25
Pec 2: Fafe – 6.34Km – 15h45
P. Assistência: Parque da Cidade – 16h15
Partida: Parque da Cidade – 16h50
Pec 3: Fafe –  6.34Km – 17h10
Chegada: Parque da Cidade – 17h40

Robert Kubica, confirmou a sua presença no rally de Portugal, e apresentou também o seu vasto programa para esta época. O piloto polaco tenta ganhar assim ritmo competitivo depois do grave acidente que o retirou da F1 e nada melhor que uma época preenchida, com muitos e bons rallys para o fazer.

 Admitindo já que o rally de Portugal será um desafio enorme para si, pois trata-se de um rally muito difícil e muito técnico, Kubica afirmou ainda “Todos os ralis serão novos para mim, mas o Rali de Portugal será o mais difícil. Apesar de haver quem tenha dito que já testei em pisos de terra, a verdade é que nunca o fiz. Vamos testar após o Rali das Canárias e o Rali de Portugal será o meu primeiro evento do WRC, primeiro rali de terra, e pela primeira vez vou disputar troços tão grandes, um deles tem mais de 50 km. Será um rali de aprendizagem para nós. O meu objectivo é aprender, e a experiência é fundamental aqui. Se nos circuitos se realizam muitas voltas, nos ralis é importante as notas serem perfeitas e para mim é importante trabalhá-las.”.

Relembramos que Robert Kubica fará tembem o ERC e marcará presença no rally Sata Açores.

CALENDÁRIO FIA EUROPEAN RALLY CHAMPIONSHIP 2013
03 a 05 jan – International Jänner Rallye (A) – asfalto/ neve
01 a 03 fev – Rally Liepāja-Ventspils (LV) – gravilha/ neve
28 a 30 mar – Circuit of Ireland Rally (GB) – asfalto
25 a 27 abr – SATA Rallye Açores (P) – gravilha
16 a 18 mai – Tour de Corse (F) – asfalto
06 a 08 jun – * Croatia Rally (HR) – asfalto
27 a 29 jun – GEKO Ypres Rally (B) – asfalto
11 a 13 jul – Evento TBA
25 a 27 jul – Evento TBA
30 a 01 set – Barum Czech Rally Zlín (CZ) – asfalto
27 a 29 set – Rajd Polski (PL) – gravilha
10 a 12 out – * Rallye Sanremo (I) – asfalto
07 a 09 nov – Rallye International du Valais (CH) – asfalto

-Na semana em que confirmou a presença no rally de Portugal, Bernardo Sousa deu um entrevista á RTP onde deu a conhecer a dificuldade em garantir apoios para prosseguir com seu projecto para realizar o campeonato nacional de ralis, como o próprio afirma.

“Os apoios com que contava, ou não respondem ou declinaram a proposta, nem sequer estando dispostos a negociar e por isso ao que tudo indica, a opção será parar por falta de apoios. Não baixarei os braços, vou continuar a lutar para estar presente, mas neste momento é impossível. É frustrante ficar parado, depois de ter vencido a primeira prova, onde apresentámos um projecto extremamente profissional. Obviamente que é triste não poder continuar, mas acredito poder existir uma luz ao fundo do túnel, que até à próxima prova possa haver boas novidades. Contudo, como as coisas estão, não vou criar expectativas”

Uma má noticia para os amantes de rally em Portugal, visto que a presença do jovem madeirense no campeonato seria sem dúvida uma mais-valia para a competição. Relembramos que Bernardo Sousa venceu com mestria a 1ª prova da época no rally Serras de Fafe.
Um piloto com nível mundial, não consegue erguer um Projecto para um campeonato nacional…mais uma vez o triste fado português…

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.