O apelo dos motores

Há muita gente que não consegue perceber o apelo pelos motores. Sejam carros, motos, camiões etc. para muitos é apenas um agregado de sistemas mecânicos que em sintonia permitem a deslocação e tração. Uma ferramenta de trabalho ou divertimento como outra qualquer.

Para essas pessoas não vale a pena tentar fazer entender o prazer de conduzir. O sorriso em cada aceleração, o gozo em cada redução, a sensação em cada curva. O dominar da máquina, o sentir-se em controlo de um mecanismo poderoso.

O gosto pela tecnologia, pelo ultrapassar dos limites, do atingir novas fronteiras. O gosto pelas corridas sejam elas de que categoria forem, com homem e maquina numa tentativa de associação e complementaridade para atingir o objectivo que é comum a todos. Vencer. Essa busca pela perfeição que provoca admiração e nos faz idolatrar certas pessoas.

E se calhar o culminar de tudo isso… a relação com a máquina. Uma peça metálica que se torna importante para nós. Porquê? Como diz Jeremy Clarkson, porque essa peça metálica tem falhas. Manias. Defeitos. É esse afastamento da perfeição mecânica que lhe confere carácter. Que lhe dá um ar mais “vivo”. Porque o falhar é também inerente do ser vivo. E essa entidade inanimada que falha, que acelera de uma certa forma, que curva de uma determinada maneira,  que tem particularidades próprias, vai vivendo connosco o dia a dia. Nos bons e nos maus momentos. Vive connosco e nós aprendemos a viver com ele. Como se de uma relação de amizade se tratasse, não usando o sentido literal da palavra.

Tudo isso nos faz olhar para essas máquinas de outra forma. Tentar explicar porquê, torna-se demasiado complexo.

Vendo o documentário/filme “Love the beast” ( http://www.imdb.com/title/tt1284028/ ) com Eric Bana a contar-nos a sua historia com um Ford Falcon XB Coupê podemos, se calhar, entender um pouco melhor isso.
Para quem não gostar, pode ser tempo desperdiçado. Para quem entender a paixão pelos motores poderá entender o que sente quando vê um carro de competição ou simplesmente um carro.
imagens: 

3 pensamentos sobre “O apelo dos motores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.