Rien ne va plus: Rosberg com pole no Mónaco com Hamilton logo atrás

Depois da sessão de treinos livres feita debaixo de sol e céu azul, quem ligou a tv e viu nuvens e pista molhada poderá ter pensado que era uma transmissão diferente.
Os acidentes de Grosjean e Massa nos treinos da manhã obrigaram os mecânicos da Lotus e da Ferrari a trabalhar debaixo do cronómetro.
A qualificação de Mónaco foi à antiga. Nada das “modernices” recentes de poupança de pneus. Assim que a luz verde apareceu Mercedes, McLaren, Red Bull saíram para fazer tempos. Bianchi ficava apeado em Beau Rivage logo na volta de saída, com um problema no motor do seu Marussia.
Com a pista a secar a cada volta, os tempos iam caindo, com destaque para Vergne no seu Toro Rosso e Maldonado, que para surpresa de muitos, ia fazendo os melhores tempos. A curva de Mirabeaux e Saint Devote mostravam se muito complicadas para os pilotos com muitas saídas de pista, muitas bandeiras amarelas e muita marcha atrás.
Hamilton e Rosberg mostravam que o andamento dos treinos era para continuar, enquanto Grosjean, com apenas 2 minutos para o fim da sessão, saia com o Lotus acabado de ser arranjado e conseguia com uma volta apenas, fazer o suficiente para passar à Q2.
Maldonado, acabava com o melhor tempo da Q1 e DiResta com uma má opção estratégica por parte da sua equipa, ficava pela Q1, ele que vinha em crescendo e que podia fazer muito melhor hoje.
No final “saltvam” Massa, Bianchi, DiResta, Pic, Gutierrez e Chilton.
A Q2 começava da mesma maneira com Red Bull, Mercedes e McLaren a sair logo “pela fresca” com a chuva ainda a cair.
Rosberg mostrava a forma do costume, com Grosjean também a tentar fazer render os pneus menos usados que tinha no seu E21. A pista começava a secar e a questão era quem teria coragem de colocar Slicks 1º e mostrar as reais condições da pista. Foi Giedo Van der Garde, que tinha passado à Q2, para alegria da Caterham, que “calçou” os slicks primeiro. Sem nada a perder o holandês saiu e conseguiu logo o 6º melhor tempo, ficando comprovado que a pista já aguentava com os slicks.
Toda a gente foi para as boxes trocar de pneus, com Alonso e Hamilton perigosamente na zona de exclusão quando faltavam 3 min para a sessão acabar.
Com a sessão fechada, ficavam na zona de exclusão Hulkenberg, Ricciardo, Grosjean, Bottas, Van der Garde e Maldonado.
A Q3 arrancou com toda a gente em slicks e a pista seca, o que permitiu assistir a uma espectacular qualificação, com Hamilton a ser o 1º a fazer volta em 1:15. Logo a seguir Vettel agarrou no touro de forma agressiva e  batia o tempo de Hamilton, que responderia de seguida fazendo 1:13.
Webber chegava-se também à frente, juntamente com Alonso, mas o grande final estava reservado para os Mercedes. Vettel fazia o melhor tempo com perspectivas de pole, mas Hamilton baixava ainda mais o tempo e Rosberg fechava as contas com mais uma pole position.
4 poles para a Mercedes, 3ª pole seguida para Rosberg.



Classificação:

Pos Driver                Team                  Time      Gap   
    
1. Nico Rosberg Mercedes 1m13.876s
2. Lewis Hamilton Mercedes 1m13.967s + 0.091s
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m13.980s + 0.104s
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m14.181s + 0.305s
5. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m14.822s + 0.946s
6. Fernando Alonso Ferrari 1m14.824s + 0.948s
7. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m15.138s + 1.262s
8. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m15.383s + 1.507s
9. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m15.647s + 1.771s
10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m15.703s + 1.827s

Q2 cut-off time: 1m17.748s                               Gap ** 
11. Nico Hulkenberg       Sauber-Ferrari        1m18.331s + 2.343s
12. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m18.344s + 2.356s
13. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m18.603s + 2.615s
14. Valtteri Bottas Williams-Renault 1m19.077s + 3.089s
15. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m19.408s + 3.420s
16. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m21.688s + 5.700s

Q1 cut-off time: 1m26.095s                                Gap * 
17. Paul di Resta         Force India-Mercedes  1m26.322s + 2.870s
18. Charles Pic Caterham-Renault 1m26.633s + 3.181s
19. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m26.917s + 3.465s
20. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m27.303s + 3.851s
21. Jules Bianchi Marussia-Cosworth
22. Felipe Massa Ferrari
Destaques:
Mercedes: Mais uma pole para a equipa germânica, que este fim de semana parece ter condições para capitalizar essa pole. A pista não é exigente com os pneus e se Rosberg e Hamilton conseguirem aguentar a primeira curva é provável que a vitória possa sorrir-lhes. O Sr Pole esteve impecável todo o fim de semana e em caso de decisão de equipa parece-nos que Rosberg ficará sempre em frente a Hamilton com este a ter um papel de apoio.
Red Bull: uma volta de faca na boca de Vettel, apimentou a qualificação. Saindo do 3º lugar poderá ficar a ganhar caso haja algum problema com os Mercedes. De qualquer forma o pódio parece bem encaminhado. Weber foi crescendo ao longo da qualificação. Ele gosta da pista e tendo já vencido anteriormente não quererá fazer má figura.
Ferrari: O fim de semana não parece bem encaminhado. Massa  deu cabo do carro e Alonso pareceu fora do ritmo que seria de esperar. Qualificações não são de facto o ponto forte do F138 e isso poderá custar caro a Alonso, que parte já de uma posição não muito favorável. É esperar para ver se o bom arranque do Ferrari poderá safar o espanhol da confusão e aproxima-lo dos lugares da frente.
Lotus: O carro de Grosjean passou mais tempo na grua do que em pista. O francês que até estava a mostrar bom andamento, errou demasiadas vezes e isso saiu lhe caro. Kimi queixou-se de falta de tracção do carro o que poderá explicar a fraca qualificação. De qualquer forma se usarem a estratégia de 1 paragem poderá ser que o finlandês consiga bons pontos.
McLaren: Estiveram sempre nos lugares da frente. Embora 1 a 2 segundos fora de ritmo, a pista do principado permite disfarçar essas lacunas. Button surgia animado com melhorias no carro. Mas na Q3 um problema numa bomba de combustível ( mais uma vez) fez com que o carro perdesse potência e não permitisse uma qualificação melhor. O 5º lugar estava a mão de semear e escapou. Mais uma vez problemas nas bombas de combustível, tal como no ano passado. Vem dar razão à mudança para a Honda. Perez com 7º passou discreta mas eficazmente pelas ruas de Monte Carlo. Top 5 é bem provável para o Mexicano. Button parece estar a começar a ficar farto dos problemas do carro. No inicio do ano o britânico dizia que queria acabar a carreira na McLaren, agora com a proposta de um novo contrato já não parece estar tão seguro disso.
 Toro Rosso: Vergne mostrou hoje o porquê de gostarmos dele. Quando a pista fica mais difícil consegue quase sempre ficar à frente do seu companheiro de equipa. Em condições “normais” não entendemos porque não consegue o mesmo. O mais provável é Ricciardo ser o substituto de Webber mas Vergne é quanto a nós um piloto subvalorizado.
Sauber: Mau. Gutierrez não justifica a presença da F1 e Hulkenberg vai fazendo o que pode para minimizar o estrago. Época para esquecer.
Williams: outra equipa que não ata nem desata. Bottas vai safando a coisa  e Maldonado vai comprando o bilhete de saída da F1. Não mostra qualidade para ficar.
Force India: Com DiResta em forma, um erro estratégico poderá ter deitado a perder o esfroço do britanico em subir na classificação. Sutil ficou em 8º e terá de manter posição para dar pontos a sua equipa. Não nos parece que consiga.
“Grupos dos Últimos” : Van der Garde a fazer pela 1ª vez Q2 fazendo melhor outra vez que Pic. Bianchi ficou sem hipótese de fazer tempo permitindo assim a Chilton ficar pela primeira vez à frente do seu companheiro de equipa.
Para amanhã espera-se uma corrida “à Mónaco”, com muitas surpresas à mistura. É complicado fazer um prognostico, ainda mais se a chuva confirmar a presença. Mas apostamos que a Mercedes terá vitória neste GP. Rosberg 1º com Hamilton logo atrás e Vettel a fechar o podio. Kimi deve conseguir ficar em 4º è frente de Alonso.

Tudo isto para ver amanha as 13h com acompanhamento no Chicane.

Fábio Mendes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.