Se alguém quiser perceber a magia de Mónaco, pode ver este GP e vai ficar a perceber o porque de ser um sitio mítico da F1.
Foi uma corrida espectacular com muita acção, ultrapassagens, acidentes, Safety Car (para quem tinha saudades de ver e ouvir o SLS), bandeiras vermelhas. Todos os ingredientes certos, para uma corrida digna das melhores.
O início da corrida ficava marcado pelo protesto da Red Bull e Ferrari contra a Mercedes por terem feito testes “em segredo” depois do GP de Barcelona ( ver post da manhã aqui).
Depois da loucura do Grid, cheio de celebridades, ficaram apenas os carros com os pilotos preparados para dar espectáculo.
O arranque não correu bem aos Mercedes mas conseguiram ficar à frente dos restantes sob forte pressão de Vettel, logo seguido de Webber. Perez e Button resolviam fazer uma reedição do Bahrain com Perez a forçar a ultrapassagem na chicane à saída do túnel. Button queixou-se à equipa e Perez foi obrigado a dar a posição ao colega de equipa.
Pic teve de desistir com fogo na caixa de velocidades.
As 20 voltas iniciais foram animadas mas estáveis, sem grandes mudanças, com todas as equipas à espera da melhor altura para fazer os pit stops, com as estratégias a convergir para uma paragem.
Na volta 27 começou a dança das Boxes com Raikkonen, Button, Massa e Alonso a entrarem e colocarem Softs para uma última parte da corrida mais longa.
Na volta 30 o top era Rosberg, Hamilton, Vettel, Sutil, Webber. Mas nessa volta Massa volta a ter um acidente literalmente igual ao de ontem, provocando a entrada do Safety Car. Começou aí a corrida louca.
Com a entrada do Safety Car as equipas tentaram fazer os pits. Rosberg conseguiu sair em frente do pelotão mas Hamilton (tal como a equipa) distraiu-se e atrasou-se perdendo o lugar para Vettel e Webber.
Quando o Safety Car saiu o top 10 era Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Button, Perez, Sutil e Vergne.
Com os carros muito próximos uns dos outros, começaram lutas muito interessantes com Hamilton vs Webber, Alonso vs Kimi.

Enquanto a luta Perez vs Alonso decorria, Maldonado tinha um acidente com Chilton com culpas do britânico, embatendo contra as protecções provocando estrago nas mesmas e originando bandeiras vermelhas e consequente paragem da corrida.
20 minutos parados e regresso à corrida sob Safety Car, com o top 10 constituído por Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton. Raikkonen, Perez, Alonso, Button, Sutil e Vergne.
Destaque para DiResta que começando de 17º estava em 11º perto de pontuar.
A luta Perez vs Raikkonen continuou, enquanto mais atrás Sutil apanhava Alonso a dormir no gancho do Grande Hotel e passava o espanhol, fazendo a mesma manobra que tinha feito a Button.
Bianchi desistia, num acidente parecido ao de Massa e logo a seguir Grosjean ( mais uma vez) esquecia-se de usar o travão e batia contra a traseira de Ricciardo, obrigando o Safety Car a sair mais uma vez.
Kimi ouvia do seu engenheiro com o motor estava a perder água, o que eram mas noticias para o Ice Man.
A luta Perez vs Kimi teve o seu apogeu, mais uma vez na chicane à saída do túnel, com Perez a ser demasiado guloso e tentar passar pelo buraco da agulha, provocando um toque violento com o Lotus. Os carros seguiram mas com danos visíveis. Logo a seguir Raikkonen furava mas conseguia ir as boxes indo para a última posição. Perez conseguia segurar Sutil, Alonso e Button, mas o McLaren não aguentou o esforço e com um problema nos travões, o mexicano teve de desistir.
Kimi ainda conseguiu de forma incrível pontuar provando que o Ice Man é muito bom.
O final da corrida veio depressa, com Rosberg a vencer com uma condução perfeita gerindo de forma imperial o ritmo, não dando qualquer hipóteses aos Red Bull. Uma vitória merecida depois de um fim-de-semana perfeito para o alemão. Finalmente a Mercedes a capitalizar a pole tal como tínhamos previsto.
Classificação final:
Pos Driver Team
1. Rosberg Mercedes
2. Vettel Red Bull-Renault
3. Webber Red Bull-Renault
4. Hamilton Mercedes
5. Sutil Force India-Mercedes
6. Button McLaren-Mercedes
7. Alonso Ferrari
8. Vergne Toro Rosso-Ferrari
9. Di Resta Force India-Mercedes
10. Raikkonen Lotus-Renault
11. Hulkenberg Sauber-Ferrari
12. Bottas Williams-Renault
13. Gutierrez Sauber-Ferrari
14. Chilton Marussia-Cosworth
15. van der Garde Caterham-Renault
DNF. Perez McLaren-Mercedes
DNF. Grosjean Lotus-Renault
DNF. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
DNF. Bianchi Marussia-Cosworth
DNF. Maldonado Williams-Renault
DNF. Massa Ferrari
DNF. Pic Caterham-Renault
Campeonato de Pilotos:
Pos. | Driver | Points |
---|---|---|
1. | Sebastian VettelRed Bull | 107 |
2. | Kimi RäikkönenLotus | 86 |
3. | Fernando AlonsoFerrari | 78 |
4. | Lewis HamiltonMercedes | 62 |
5. | Mark WebberRed Bull | 57 |
6. | Nico RosbergMercedes | 47 |
7. | Felipe MassaFerrari | 45 |
8. | Paul di RestaForce India | 28 |
9. | Romain GrosjeanLotus | 26 |
10. | Jenson ButtonMcLaren | 25 |
11. | Adrian SutilForce India | 16 |
12. | Sergio PerezMcLaren | 12 |
13. | Daniel RicciardoToro Rosso | 7 |
14. | Nico HülkenbergSauber | 5 |
15. | Jean-Eric VergneToro Rosso | 5 |
16. | Esteban GutiérrezSauber | 0 |
17. | Valtteri BottasWilliams | 0 |
18. | Pastor MaldonadoWilliams | 0 |
19. | Jules BianchiMarussia | 0 |
20. | Charles PicCaterham | 0 |
21. | Max ChiltonMarussia | 0 |
22. | Giedo van der GardeCaterham | 0 |
Campeonato de construtores:
Pos. | Team | Points |
---|---|---|
1. | Infiniti Red Bull Racing | 164 |
2. | Scuderia Ferrari | 123 |
3. | Lotus F1 Team | 112 |
4. | Mercedes AMG Petronas | 109 |
5. | Sahara Force India | 44 |
6. | Vodafone McLaren Mercedes | 37 |
7. | Scuderia Toro Rosso | 12 |
8. | Sauber F1 Team | 5 |
9. | Williams F1 Team | 0 |
10. | Marussia Racing | 0 |
11. | Caterham F1 Team | 0 |
Destaques:

Red Bull: No sitio certo, à hora certa. Vettel tinha o pódio em vista ( como tínhamos dito) e Webber aguentou-se com pouco trabalho sem ser pressionado. O australiano gosta do Mónaco e viu-se hoje. Mais pontos preciosos para Vettel que alarga assim a sua vantagem. Raikkonen e Alonso perderam para o alemão que se manteve longe da confusão.
Lotus: Já começam a faltar adjectivos para Kimi. O carro esta equilibrado mas o Ice Man é brutal e esta cada vez melhor. A luta com Perez foi dos pontos altos do dia e aquele toque podia ter deitado tudo a perder. Mas Kimi voltou e foi de 16º para 10º em 2 voltas. Espectacular. As ultrapassagens que fez são um autêntico recital. Brilhante. Grosjean voltou ao modo acidente, bateu contra Ricciardo e estragou ambas corridas. Ele que vai do 80, fazendo voltas brilhantes, ao 8 cometendo erros que nem rookies fazem. A coisa pode começar a ficar feia para ele.
McLaren: Deve se notar que gostamos de Perez, mas como não gostar de um piloto que faz as melhores ultrapassagens do dia? A passagem por Button é brilhante, assim com a de Alonso. Kimi já foi mais fino e conseguiu entalar o mexicano quando este estava a ficar demasiado corajoso. Se Perez tem gerido melhor tinha conseguido um bom resultado, assim teve de desistir . Mas mesmo assim gostamos de ver estas manobras. Faz falta um piloto corajoso. Quando ele conseguir dosear melhor o esforço a McLaren vai ter um piloto de top. Quem lucrou foi Button que podia ter acabado mal mas ainda assim fez 6º passando por Alonso, usando a sua inteligência, nas últimas voltas. Foi esperar para ver e lucrou com a situação. Tem de ser mais agressivo. Não é o estilo dele mas as vezes deixa-se passar de forma demasiado fácil. Boa evolução da McLaren. A confirmar no Canadá se a subida é para manter.
Ferrari: Que se passou com a Scuderia? Alonso não esteve no Monaco. Foi uma sombra dele próprio. Passaram por ele com uma facilidade a que não estamos acostumados. Problemas no carro? Não sabemos. Mas esta corrida foi para esquecer. O caso de Massa foi ainda mais estranho. 2 acidentes da mesma maneira no mesmo sitio. A nos parece nos que não foi apenas erro do piloto. Algo mais deve ter acontecido. Vão ter de compensar no Canadá. Não podem deixar Vettel ganhar muita vantagem.
Toro Rosso: Azar de Ricciardo e boa corrida de Vergne, repetindo o melhor resultado de sempre para o francês. Prémio merecido para Vergne e para a Toro Rosso que está a melhorar. A equipa parece querer mostrar que o investimento da Red Bull não é em vão.
Próxima corrida, Canadá dia 10 de Junho, no circuito Gilles Vileneuve.
Fábio Mendes.