GP do Canada F1

Vettel ganha no Canada pela 1ª vez!

Antes de mais enganamo-nos ao dizer que Alonso não chegaria ao pódio. O espanhol fez uma excelente corrida não conseguindo chegar a um Vettel extremamente rápido.

A corrida de hoje começou com o piso seco ao contrário de ontem e por isso a maioria dos carros calçavam os Supersoft.

Vettel teve uma granda largada e não deu hipóteses a ninguém de chegar perto, Bottas por seu lado via Webber passar por ele antes da 1ª curva e Alonso logo a seguir, com Rosberg muito coladinho à sua traseira, por isso não foi de espantar que no final da primeira volta já viesse atrás do alemão da Mercedes.
Quem fez uma recuperação espantosa foi Felipe Massa, que largou de 16º lugar e na 10ª volta já tinha subido 6 lugares na classificação. Vettel, esse, já ia muito à frente dos outros concorrentes.

Na 10ª volta o top 10 era o seguinte:
1 Vettel

2 Hamilton

3 Rosberg

4 Webber
5 Alonso
6 Vergne
7 Bottas
8 Ricciardo
9 Raikkonen
10 Massa

Depois da 10º volta, começa o “Efeito Maldonado”, quando o venezuelano estava numa fila de carros, todos muito juntos, e perde o tempo de travagem para a entrada da 10ª curva, bloqueia as rodas e embate em Suttil, fazendo com que fosse penalizado com um Drive Through. Nessa mesma volta, Alonso chega à traseira de Webber.
Entre as voltas 10 e 20, a maioria dos pilotos vão às boxes para colocarem os pneus médios nos carros.

Na 20ª volta o top 10 era o seguinte:
1 Vettel
2 Hamilton
3 Rosberg
4 Webber
5 Alonso
6 Raikkonen
7 Vergne
8 Di Resta
9 Grosjean

10 Button

Percebia-se que Button, Raikkonen e Di Resta estava a planear apenas uma paragem durante a corrida, mas quando o Iceman vem às boxes, na volta 23, tem um problema no macaco traseiro que o faz perder segundo valiosos, também porque a corrida de Kimi não estava a ser tão boa como nos habitou. Durante 3 voltas, Massa e Suttil têm uma luta interessante, enquanto o líder da corrida, Vettel, faz o melhor tempo: 1´18.

Entretanto, Rosberg, Webber e Alonso, dão espectáculo com lutas renhidas entre os três, na volta 30, mas foi estragada por…Van der Garde. O piloto da Caterham vê bandeiras azuis para deixar passar Webber e enquanto o australiano está a passar pelo jovem piloto, Van der Garde choca com o Red Bull e parte a asa da frente deste, atrasando-o na luta por uma melhor posição. Este ano Mark Webber anda com azar. O holandês da Caterham é punido com uma paragem nas boxes de 10 segundos.

Já nas voltas 40, Alonso consegue duas melhores voltas consecutivas, mostrando que o espanhol não ia contentar-se com o 4º posto e na 42ª volta passa Webber, ficando no pódio…enquanto Vettel tinha já uma vantagem de 14 segundos para Hamilton.
Na 50ª volta, com dupla amarela devido a uma colisão entre Van der Garde e Hulkenberg (desistiram os dois pilotos), os 10 primeiros lugares estavam assim:
1 Vettel
2 Hamilton
3 Alonso
4 Webber
5 Rosberg
6 Vergne
7 Di Resta
8 Suttil
9 Raikkonen
10 Grosjean

Nesta mesma volta (50ª), Paul Di Resta, ainda não tinha ido às boxes e a equipa, por rádio, apenas lhe disse que estava tudo ok e que dependia dele prórpio quando quisesse vir trocar os pneus. Só por este dado, vimos que este circuito é “amigo” dos Pirelli e que proporciona boa corrida às equipas que normalmente têm mais problemas com eles.

Vettel tinha já 18 segundos para o 2º, quando a equipa pede-lhe para poupar o carro, que foi o mesmo que dizer “Já tens a corrida ganha, não precisas de correr riscos”. Foi nessa altura que Alonso volta a fazer o melhor tempo (1.16.734, na 54ª volta). Paul di Resta finalmente pára nas boxes, na volta 54!
A dez voltas do final, Alonso dá o tudo por tudo e entra no modo de ataque á posição de Hamilton, enquanto Suttil é obrigado a um Drive Through por ignorar as bandeiras azuis. A 7 voltas do fim, Alonso passa Hamilton na zona de DRS, mas na primeira chicane a traseira do carro foge, o que dá uma hipótese ao britânico de se colar ao espanhol e poder tentar uma ultrapassagem na recta antes da meta, com DRS, mas Fernando Alonso não deu um espaçosinho a Hamilton e até tocaram no carro um do outro na travagem da chicane antes da meta, nda de mais. A partir daí o espanhol acelerou para fugir de Lewis, enquanto um calmo Vettel passeava em Montreal.
Ainda houve tempo para Webber quebrar o melhor tempo, ao fazer 1.16.182 na última volta.

Ao fim das 70 voltas no Circuito Gilles Villeneauve, tinhamos um felicissimo Sebastian Vettel, pela sua primeira vitória no Canada, faltando-lhe agora apenas o circuito de Austin, para ganhar todos em todos os circuitos do actual calendário de F1. Bom trabalho também para Massa, que acabou em 8º (!), para Vergne em 6º e os dois Force India que acabaram mais uma vezcom os dois carros nos pontos. Má exibição neste fim de semana para a Mclaren, que pode já pensar no próximo ano, pois este ano, no nosso entender, já está completamente arruinado.
Amanhã faremos os destaques deste GP.

Aqui fica a classificação do GP do Canada:

Pos         Piloto                        Equipa                Pos. Grelha  Total                             Pontos

1
Vettel
Red Bull
1
1:32:09.143
25
2
Alonso
Ferrari
6
+14.400
18
3
Hamilton
Mercedes
2
+15.900
15
4
Webber
Red Bull
5
+25.700
12
5
Rosberg
Mercedes
4
+69.700
10
6
Vergne
Toro Rosso
7
+1 lap
8
7
di Resta
Force India
17
+1 lap
6
8
Massa
Ferrari
16
+1 lap
4
9
Raikkonen
Lotus
10
+1 lap
2
10
Sutil
Force India
8
+1 lap
1
11
Perez
McLaren
12
+1 lap
12
Button
McLaren
14
+1 lap
13
Grosjean
Lotus
22
+1 lap
14
Bottas
Williams
3
+1 lap
15
Ricciardo
Toro Rosso
11
+2 laps
16
Maldonado
Williams
13
+2 laps
17
Bianchi
Marussia
19
+2 laps
18
Pic
Caterham
18
+3 laps
19
Chilton
Marussia
20
+3 laps
RET
Gutierrez
Sauber
15
RET
Hulkenberg
Sauber
9
RET
van der Garde
Caterham
21

Fotos:
estadao.com.br 
sbs.com.au 

Pedro Mendes 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.