Qualificação do GP do Canadá: Destaques e prognósticos

Red Bull:
Pole para Vettel e 5º lugar para Webber são um bom prenúncio para a corrida de hoje. A pista do Canadá tem a curiosidade de ainda não ter visto o triunfo de um Red Bull. Em 2011 essa possibilidade esfumou-se nas últimas curvas da prova, que tem sido dominada pela McLaren. A pista tem um historial negativo para a equipa mas Vettel com a pole mostrou que pode ser desta. Webber em 5º também vai lutar pelo pódio.

Mercedes:

Depois de um domínio quase absoluto nas poles e da vitória no Mónaco, 2º lugar para Hamilton, que se sente muito confortável nesta pista. Nico em 4º por perto para desta vez ser ele a ajudar o companheiro de equipa. Se chover, a corrida fica a favor da equipa alemã. Se a pista estiver seca não acreditamos que consigam ainda ter ritmo para aguentar a corrida… Ou então os 1000 Km de Barcelona ao contrário do que diz Ross Brawn ensinaram de facto alguma coisa. O ambiente na equipa anda pesado com os últimos acontecimentos, o que é claramente visível em Hamilton. Veremos se não afecta a moral da equipa.

Lotus:
O reverso da medalha da poupança de pneus. Os Lotus demoram a fazer subir os pneus em temperatura e isso numa pista molhada é um factor negativo. Kimi é Kimi e aguentou-se à bronca como pôde e Grosjean, como dizem na Lotus, sai da posição 29 com uma qualificação péssima. É bom piloto mas falha demasiado.Pode estar a comprar o bilhete de saída da F1 se continua assim, pois ha um rookie da equipa da Lotus a dar nas vistas no GP2. Se chover vai ser muito complicado para eles. De qualquer forma se Kimi ficar no top 5 é uma boa operação.

Ferrari:
Vai ser tornar caso de estudo. No ano passado o carro era fraco em relação aos concorrentes e conseguiam prestações brilhantes. Este ano o carro é bom e parece que falta sempre alguma coisa.
6º lugar para Alonso é muito fraco para o que podem fazer. Massa está a acumular erros, narizes partidos e chassis torcidos. A porta de saída está-se a abrir para o brasileiro. Onde está o Alonso do ano passado? Veremos se regressa hoje.

McLaren: 
Os dominadores do Canadá hoje fizeram asneira e ficaram-se pela Q2. Acreditávamos que podiam ter uma palavra a dizer este fim de semana e que com a pista molhada, se Button saísse do top 5 podia almejar o pódio. Assim vai ser mais um fim de semana  péssimo. Só se chover muito a coisa pode virar a favor deles.
Pontos para os 2 pilotos já não era mau para conseguir ombrear com a Force India que segue na frente da equipa britânica. Apenas mais um pormenor… embora em diferentes circunstâncias, Perez fica mais uma vez à frente de Button. Vamos ver se as criticas não afectam o “Sr ataque máximo” e o mexicano anima mais uma vez a corrida.

Williams: 
Que grande Bottas! O jovem finlandês mostrou ao colega de equipa como se faz e com um brilhante 3º lugar, dá algum ar à equipa que bem precisava e põe pela primeira vez neste ano um Williams na Q3 e no top3 da grelha. É provável que não aguente a corrida e que caia alguns lugares mas se conseguir pontuar será muito bom para a equipa. Maldonado… já não há palavras. Azares, erros, tudo junto tornam o venezuelano o mais bem posicionado para dizer adeus à F1 este ano. Não mostra qualidade. Já Bottas tem qualidade e poderá ter uma palavra a dizer no Futuro. Afinal a Finlândia é dos maiores produtores de campeões de automobilismo.

Force India:
Podia ser este o GP do tão esperado pódio, logo no 100º GP da equipa. Pista rápida, que se adequa às características do carro e o optimismo da equipa faziam prever um bom fim de semana. Di Resta outra vez prejudicado por decisões da equipa, sai de uma posição miserável e Sutil lá safou a questão como conseguiu.  Di Resta começa a ficar farto dos erros e se calhar está a equacionar a saída para uma equipa que lhe dê melhor tratamento. Vai haver muitas mudanças no final da época. O Inglês era quanto a nós um dos favoritos, embora com pouca probabilidade. para o pódio deste fim de semana. Assim terá de fazer uma corrida “à Mónaco”. Sutil pode aproveitar para capitalizar a boa corrida que fez em Monte Carlo e assim ganhar ascendente ao seu companheiro de equipa. Uma luta interessante, numa equipa que, também ela tem muitos motivos de interesse.

Toro Rosso:
Muito boa qualificação com os 2 pilotos na Q3 e Vergne a ficar sobre o seu companheiro de equipa. Já o tínhamos dito, quando a pista fica difícil, o francês fica sempre por cima de Ricciardo. É um piloto que gostamos e que tem tudo para fazer melhor. No início da época foram pressionados pela casa mãe (Red Bull) para ter melhores resultados e o trabalho está à vista. Os pilotos também devem estar animados com a possibilidade de poder tomar o lugar de Webber no próximo ano. Uma luta a continuar a seguir.

Sauber:
Pouco há a dizer, e a musica é a mesma dos últimos GP. Quase que dá pena ver Hulkenberg afastado da ribalta com um carro que dá pouco. Não fica nada atrás de Perez e DiResta e merece sem duvida uma
equipa mais competitiva. O passo em frente que a Sauber queria dar este ano revelou-se um tropeção. A base que era boa do ano passado perdeu-se completamente. Pode se dizer que a mudança de Hulkenberg para a Sauber não foi um passo em frente ou para o lado como muitos disseram. Foi um passo atrás. O que seria da Force India este ano com DiResta e Hulkenberg? Seria um regalo para os olhos. Quanto a Gutierrez. A nós não nos convence. prometeu muito no GP2 mas na F1 ainda n vimos nada de relevo. Será que Peter Sauber tem saudades de Kobayashi?

“Os últimos”:
 Pic a mostrar serviço, Bianchi em baixo de forma mas ainda assim a ficar sem surpresas à frente de Chilton e Van der Garde a esquecer o bom fim de semana de Mónaco e a ficar para trás. Queremos ver mais de Bianchi que pode estar na calha para mudar para uma equipa mais competitiva ou até mesmo para a Ferrari.

Para amanhã os prognósticos… são muito complicados de fazer. Depende muito da meteorologia, e das condições da pista. Parece-nos certo que Vettel estará no pódio e provavelmente irá finalmente vencer no Canadá. Em caso de chuva a luta de Vettel será com Hamilton, que ficarão à espera para ver o que fazem os companheiros de equipa. Alonso não parece estar com “ganas” de subir ao pódio. Havendo muitas probabilidades de errarmos vamos apostar em pista molhada com Vettel, Hamilton e Rosberg no pódio.

Tudo para confirmar as 19h e aqui no Chicane.

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.