GP da Grã Bretanha: A segunda de Rosberg numa corrida que “Rebentou” com as expectativas.

Ninguém estava à espera que esta corrida tivesse tantos motivos de interesse. Havia dúvidas sobre a performance dos Mercedes e se a Ferrari conseguira melhorar, uma vez que o domínio da Red Bull parecia ser inevitável.

A corrida começou com um bom arranque de Hamilton que se manteve na frente, enquanto que o seu companheiro  de equipa com um péssimo arranque via Vettel passar para a segunda posição. Mais atrás Massa vinha com a corda toda subindo muitos lugares enquanto que Alonso ficava para trás. Raikkonen ao seu estilo estava perto da liderança.
Na volta 8 começou aquilo que foi um dia péssimo para a Pirelli. O pneu traseiro esquerdo de Hamilton  rebentava deixando muitos fragmentos em pista e arruinando a corrida do britânico que parecia bem encaminhado para vencer. Passado duas voltas foi Massa a sofrer o mesmo problema de Hamilton. Mas tal como Hamilton os danos na parte inferior do carro não eram graves e conseguiu manter-se em corrida. Na volta 15 e quando assistíamos a Lotus que pediu a Grosjean para deixar passar Raikkonen, o Toro Rosso de Vergne também sofria um rebentamento do pneu traseiro esquerdo.
Os comissários começavam a ficar preocupados e mandaram entrar o Safety car para limpeza da pista e ver onde estava o problema havendo suspeita que um corrector na saída da curva 4 pudesse estar a fazer cortes nos pneus provocando o seu rebentamento.
Vettel teve mais sorte pois na troca de pneus, os mecânicos da Red Bull viram cortes no pneu traseiro esquerdo de Vettel mas este conseguiu aguentar.
Com toda a gente a recear algo mais grave com os pneus, Vettel aproveitava para escapar a Rosberg e Sutil que seguia num surpreendente 3º lugar, com Alonso e Raikkonen a seguir de perto o alemão.
Vettel que estava a beira de ganhar mais uma corrida viu o azar bater lhe a porta com um problema de caixa que o obrigou a abandonar e levando a nova entrada do Safety Car.
À volta 45 o top 10 era Rosberg, Raikkonen, Sutil, Ricciardo, Webber, Perez, Button,Aonso, Hamilton e Grosjean.
Alonso e Webber que tinham ido as boxes na altura do Safety Car apareciam nesta ulitma parte da corrda determinados em chegar ao pódio.
Perez abandonava na volta 46 fruto de mais um rebentamento do pneu traseiro esquerdo e Webber dava um recital lutando com tudo para chegar a frente e conseguindo ficar na segunda posição atacando Rosberg. Alonso seguia lhe o exemplo mas já não tinha hipóteses de fazer melhor que 3º.
No final vitoria de Rosberg, com Webber a acabar em cima do alemão, e Alonso em 3º.

Classificação final:

1. Rosberg Mercedes 1h32:59.456
2. Webber Red Bull-Renault + 0.765
3. Alonso Ferrari + 7.124
4. Hamilton Mercedes + 7.756
5. Raikkonen Lotus-Renault + 11.257
6. Massa Ferrari + 14.573
7. Sutil Force India-Mercedes + 16.335
8. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 16.500
9. Di Resta Force India-Mercedes + 17.993
10. Hulkenberg Sauber-Ferrari + 19.700
11. Maldonado Williams-Renault + 21.100
12. Bottas Williams-Renault + 25.000
13. Button McLaren-Mercedes + 25.900
14. Gutierrez Sauber-Ferrari + 26.200
15. Pic Caterham-Renault + 31.600
16. Bianchi Marussia-Cosworth + 36.000
17. Chilton Marussia-Cosworth + 1:07.600
18. van der Garde Caterham-Renault + 1:07.700
19. Grosjean Lotus-Renault + 1 volta


Destaques:
Mercedes: 
Afinal há melhorias e os carros conseguem gerir melhor os pneus. Rosberg consegue a 2ª vitoria enquanto que Hamilton acaba em 4º recuperando de forma brilhante. Um salto qualitativo muito bom para os “Silver Arrows” que já conseguem juntar excelentes prestações em qualificação com um bom ritmo de corrida. Este ano se calhar já não vão a tempo mas se a evolução se mantiver para o ano podem se tornar fortes candidatos.
Red Bull:
Parecia que Vettel estava com a estrela da sorte ao não ter problemas com o pneu cortado. Mas a caixa de velocidades traiu o alemão que abandonou e viu assim encurtar as distancias para os seus perseguidores. O domínio do alemão era claro mas este abandono vem apimentar mais o campeonato. Webber parece querer despedir se em grande. A ulitma parte da corrida  e brilhante e mereceu claramente o 2º lugar.
Ferrari:
Muita sorte hoje. Alonso conseguiu 3º lugar quando o Ferrari não mostrou andamento. A preocupação do espanhol era evidente e não escondeu que o carro já não tem o ritmo que devia ter. Massa em 6º fez uma boa corrida. Mas há muito trabalho para a Scuderia. O carro está horrível em curvas rápidas e é necessário rever muita coisa.
Force India:
Resolveram deitar por terra a nossa aposta em Di Resta para o pódio com uma desqualificação e consequente saída do ultimo lugar para  o britanico que mais uma vez fez uma corrida de trás para a frente. Já Sutil por seu lado esteve bem não conseguindo no entanto aguentar o ataque final caindo para 7º.  Podia ter sido um fim de semana tão melhor.
McLaren:
Muito mau. A corrida parecia estar a ficar a favor dos prateados com os 2 carros no top 10 mas Perez ficou sem o pneu e Button no final sem aderência dos pneus para se manter na frente. Não há maneira de o carro melhorar. 
Lotus:
Mais um erro estratégico. Não terem feito o pit stop a Kimi quando o Safety Car entrou na volta 42 deitou por terra as hipóteses do finlandês. As contas começam a complicar-se para o campeonato e a Lotus continua a não dar razões para Kimi ficar na equipa. Grosjean teve uma tarde para esquecer com mais um toque e 19º lugar final.
Sauber:
Um pontinho para a equipa e para Hulkenberg. Passou discreto mas eficaz conseguindo fazer o melhor tendo em conta o carro que tem. Merece mais carro e melhor equipa. Gutierrez mais do mesmo. Não mostra nada.
Williams:
Um fim de semana como tantos outros esta época. Ficaram à porta dos pontos o que podia ser um bom prémio para o 600º GP da equipa. Há melhorias mas ainda não é suficiente.
Toro Rosso:
Vergne com o pneu rebentado teve azar e Ricciardo teve em grande. Andou sempre nos lugares da frente. No final 8º sabe a pouco mas tendo em conta as circunstancia não é nada mau. Ricciardo volta a estar em vantagem em relação a Vergne que ficou claramente triste e preocupado.
Marussia/ Caterham:
Caterham tem melhor carro e Pic fez questão de o mostrar. Bianchi vai ser de topo e so por causa disso conseguiu não ficar longe de Pic. Já Chilton e Van der Garde fizeram mais do mesmo que não é grande coisa.
Pirelli: 4 pneus rebentados é fracamente mau. Se a situação era complicada agora ainda ficou mais com muita gente preocupada com os pneumáticos. Mais uma vez é fácil culpar os pneus quando o mais provável é que um corrector tenha provocado os rebentamentos. Mas ainda vai correr muita tinta e a Pirelli não está a ser beneficiada em nada com esta situação. Mas são claramente o elo mais fraco e o saco de pancada do grande circo. Enquanto a FIA não lhes der condições pode acontecer muitos problemas como este.
Próxima paragem daqui por 7 dias na Alemanha com o campeonato relançado. Tudo para acompanhar aqui no Chicane.
Campeonato de Pilotos:
Pos. Driver Points
1. deSebastian VettelRed Bull 132
2. esFernando AlonsoFerrari 111
3. fiKimi RäikkönenLotus 98
4. ukLewis HamiltonMercedes 89
5. auMark WebberRed Bull 87
6. deNico RosbergMercedes 82
7. brFelipe MassaFerrari 57
8. ukPaul di RestaForce India 36
9. frRomain GrosjeanLotus 26
10. ukJenson ButtonMcLaren 25
11. deAdrian SutilForce India 23
12. frJean-Eric VergneToro Rosso 13
13. mxSergio PerezMcLaren 12
14. auDaniel RicciardoToro Rosso 11
15. deNico HülkenbergSauber 6
16. vePastor MaldonadoWilliams 0
17. fiValtteri BottasWilliams 0
18. mxEsteban GutiérrezSauber 0
19. frJules BianchiMarussia 0
20. frCharles PicCaterham 0
21. ukMax ChiltonMarussia 0
22. nlGiedo van der GardeCaterham 0
Campeonato de construtores:
Pos. Team Points
1. Infiniti Red Bull Racing 219
2. Mercedes AMG Petronas 171
3. Scuderia Ferrari 168
4. Lotus F1 Team 124
5. Sahara Force India 59
6. Vodafone McLaren Mercedes 37
7. Scuderia Toro Rosso 24
8. Sauber F1 Team 6
9. Williams F1 Team 0
10. Marussia Racing 0
11. Caterham F1 Team 0
Fontes:

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.