G.P. Hungria – Destaques: A prova que o talento ainda é muito importante.

Mercedes: Durante os testes livres foi mais do mesmo. O carro não está preparado, vai ser muito complicado, Hamilton amuado a dizer que vai ter de fazer directa para afinar o carro. A previsão do desastre. Chegam a qualificação e conseguem a pole. Ainda assim não estão contentes com o carro e ganhar vai ser tão provável como ganhar o euromilhões. E hoje ganharam mais uma vez. Das duas uma ou andam a brincar connosco ou os engenheiro em fim de semana de corrida não dormem para afinar os carros. O que interessa é que parece que a Mercedes arranjou um antídoto contra o desgaste dos pneus e já tem ritmo para aguentar uma corrida inteira. Mas a verdade é que muito da vitória de hoje se deve ao talento de Hamilton. A volta da pole é soberba e as ultrapassagens a Button e Webber impecáveis. Se fosse Rosberg achamos que não teriam ganho. Hamilton que para muitos é o melhor piloto do padock, mostrou que tem um talento enorme. E consegue entrar na luta pelo titulo. Veremos se conseguem aguentar. Mas resumindo, um fim de semana de perfeito para Hamilton e Roscoe.
Red Bull: Se como nós, também pensou que iam dominar a corrida ( Vettel essencialmente), pois bem ficou surpreendido. Se a estratégia do lado de Webber funcionou bem ( e compensou as falhas na qualificação), para Vettel foi uma corrida muito difícil. 12 voltas para passar Button, que não lhe facilitou em nada a tarefa e nas voltas finais ficar atrás de Kimi, foram os pontos chave para não ter conseguido melhor. Ainda assim outra vez no pódio, mantendo a vantagem no campeonato. Webber por seu lado com uma corrida muito solida, mostrou como um nº2 deve conduzir para ajudar a equipa a ganhar pontos.
Lotus: Quem tem Kimi tem tudo. Que piloto! Que qualidade! Que talento! Já não há palavras para descrever este senhor. Aguentou o tri-campeao do mundo com os pneus quase “nos arames”, ficando com o 2º lugar. Brilhante. Foi discreto e constante na primeira parte da corrida e Vettel obrigou-o a brilhar no final. Com esta performance, entendemos o porquê da Red Bull querer o Ice Man. Ele consegue ir buscar pontos onde mais ninguém vai. Já Grosjean por seu lado teve a faca e o queijo na mão e resolveu cortar-se. Aquela manobra com Button era desnecessária e sentenciou a corrida. O talento está la mas as precipitações continuam a prejudicar o francês. Foi injustamente penalizado pela ultrapassagem a Massa ( o próprio Massa disse que a penalização foi exagerada). Mas quem comete tantos erros arrisca-se a ser julgado desta forma. Só mesmo para acabar… Este Ice Man é brutal.
Ferrari: Enganaram-nos bem. Principalmente Alonso que pensávamos que poderia dar outro picante à corrida. Mas não. O carro estagnou de uma forma alarmante e não evoluiu nada. Está 0.4 seg. mais lento que Red Bull, Lotus e Mercedes e isso é muito na F1. Não vai haver férias em Maranelo. Conseguiram arrecadar bons pontos e não ficar muito longe da luta pelo titulo mas quem prometeu tanto no inicio tem de fazer melhor. Senão arriscam-se a ouvir os boatos como os de hoje, que Alonso se pode mudar para a Red Bull. Não admira. O homem é muito bom e merece um carro que lhe permita lutar por títulos. Mas não acreditamos que esta mudança ocorra.
McLaren: Finalmente evolução! Embora com um resultado mais fraco em relação ao ultimo GP, o carro já tem claramente outro andamento. Já tem mais apoio aerodinâmico e isso ajuda muito. Ainda assim longo caminho até a vitoria. Button esteve muito bem e fez o que podia. Segurou Vettel 12 voltas, o que antes era um sonho molhado para os homens da McLaren. Perez voltou a ficar tímido de novo. Não arriscou, não foi ambicioso. Faz falta um Perez sem medo. Esperemos que volte em Spa.
Force India: Duas desistência diz bem o que foi o fim de semana. Horrível. Di Resta não teve ritmo, e o carro ressentiu-se claramente das mudanças nos pneus. Sutil ainda disfarçou mas um problema hidráulico deitou o esforço por terra. A troca de compostos das borrachas prejudicou as hipóteses de pódio para a equipa. E temos pena pois pelo que fizeram até agora mereciam. Surge agora o difícil dilema. Investir neste carro e tentar o pódio? Ou começar já a canalizar dinheiro para o carro de 2014? Veremos o que fazem.

Williams: Finalmente um ponto! Foi só um mas já não foi nada mau. Maldonado andou sempre perto do 10º lugar. Beneficiou da penalizaçao de Hulkenberg e da desistência de Rosberg mas para a história fica o ponto conquistado. Evolução do carro já se nota mas estão muito longe de bons resultados. Bottas teve a sua primeira desistência na F1. Não foi um mau dia para a Williams
Toro Rosso: Outra equipa que se deu bem com os pneus anteriores e que com os novos andou à deriva. Vergne nunca apareceu e Ricciardo embora bem na qualificação caiu e muito na corrida, como a equipa esperava. O carro ressentiu-se e bastante e com isso os pilotos não conseguem brilhar. Ricciardo que anda nas nuvens com a possibilidade de ir para a Red Bull tem feito pela vida. Já Vergne parece que desanimou. Mas ambos tem muito talento e merecem algo mais que a Toro Rosso.
Sauber: Gutierrez pode estar a fazer as ultimas corridas pela equipa. Os investidores russos já escolheram o piloto ( russo claro) que querem ver correr para o ano que vem. A verdade é que o mexicano não é carne nem peixe. Nem agressivo nem conservador. Pouco constante e sem nenhum apontamento de destaque. Tem feito pouco para se manter. Já Hulkenberg tem melhorado ( o carro também já ajuda mais) mas hoje um “drive through” por ter exedido o limite de velocidade na pit lane deitou o seu esforço por terra. Se calhar para o ano que vem poderemos ver o alemão vestido de vermelho.
Marussia / Caterham:
A Caterham tem mais dinheiro e isso reflecte-se no carro. Mais evoluído ( podem agradecer a Kovaleinen que tem feito bom trabalho nos bastidores), o carro dá outras possibilidades a Pic e Van der Garde. Hoje foi o holandês a ficar na frente. Pelos lados da Marussia a coisa complica-se. O último lugar não recebe prémio por parte da FOM, o que pode poderá por em risco a participação da equipa para o ano que vem. Na luta Bianchi vs Chilton o costume. O francês é bom e o britânico é mediano. Fica tudo dito assim.
Próximo G.P. dia 25 de Agosto ( mais uma paragem) numa das pistas mais míticas do calendário. Spa é um sítio aparte. Eau Rouge é sem duvida  a curva mais linda do calendário. Falta demasiado tempo.






Classificação final:
Pos  Driver               Team/Car                  Time/Gap
1. Lewis Hamilton Mercedes 1h42m29.445s
2. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +10.938s
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +12.459s
4. Mark Webber Red Bull-Renault +18.044s
5. Fernando Alonso Ferrari +31.411s
6. Romain Grosjean Lotus-Renault +52.295s*
7. Jenson Button McLaren-Mercedes +53.819s
8. Felipe Massa Ferrari +56.447s
9. Sergio Perez McLaren-Mercedes +1 lap
10. Pastor Maldonado Williams-Renault +1 lap
11. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari +1 lap
12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari +1 lap
13. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1 lap
14. Giedo van der Garde Caterham-Renault +2 laps
15. Charles Pic Caterham-Renault +2 laps
16. Jules Bianchi Marussia-Cosworth +3 laps
17. Max Chilton Marussia-Cosworth +3 laps
Paul di Resta Force India-Mercedes +4 laps/DNF
Nico Rosberg Mercedes +6 laps/DNF

Retirements:

Valtteri Bottas Williams-Renault 42 laps
Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 28 laps
Adrian Sutil Force India-Mercedes 19 laps


Grosjean foi penalizado em 20 seg. pelo acidente com Button




Campeonato de pilotos:

























Pos.DriverPoints
1.deSebastian VettelRed Bull172
2.fiKimi RäikkönenLotus134
3.esFernando AlonsoFerrari133
4.ukLewis HamiltonMercedes124
5.auMark WebberRed Bull105
6.deNico RosbergMercedes84
7.brFelipe MassaFerrari61
8.frRomain GrosjeanLotus49
9.ukJenson ButtonMcLaren39
10.ukPaul di RestaForce India36
11.deAdrian SutilForce India23
12.mxSergio PerezMcLaren18
13.frJean-Eric VergneToro Rosso13
14.auDaniel RicciardoToro Rosso11
15.deNico HülkenbergSauber7
16.vePastor MaldonadoWilliams1
17.fiValtteri BottasWilliams0
18.mxEsteban GutiérrezSauber0
19.frJules BianchiMarussia0
20.frCharles PicCaterham0
21.nlGiedo van der GardeCaterham0
22.ukMax ChiltonMarussia0





Campeonato de construtores:














Pos.TeamPoints
1.Red Bull277
2.Mercedes Grand Prix208
3.Ferrari194
4.Lotus Renault183
5.Force India F159
6.McLaren57
7.Scuderia Toro Rosso24
8.Sauber7
9.Williams1
10.Marussia0
11.Caterham0



Fontes:
Gpupdates.net
autosport.com



Fábio Mendes


			

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.