Circuito de Spa Francorchamps – Onde a F1 faz todo o sentido

Depois da longa paragem para as férias de Verão, voltamos as emoções da Formula 1 numa pista muito especial. Spa Francorchamps, ou simplesmente Spa. É considerada por muitos fãs da modalidade a melhor pista do mundo, opinião que partilhamos a 100%. Mónaco tem o glamour, a história, a fama. Mas não permite que os carros possam ir aos limites. Testa a capacidade dos pilotos é verdade mas para as máquinas chega a ser um passeio e como é uma pista muito peculiar as corridas tornam-se difíceis e por vezes pouco interessantes.
 
Em Spa a conversa é outra. Spa tem história, tradição mas para além disso, todo o traçado é rápido e junta a isso curvas que são um desafio para todos os pilotos e maquinas. Será provavelmente a pista com o traçado mais bem concebido para o que se pretende da F1. E de todas as curvas que merecem destaque há uma que se sobrepõe a todas as outras. O complexo Eau Rouge / Raidillon. Uma sequência de curvas a subir, cuja percentagem de inclinação chega aos 20% o que dá aos pilotos a sensação de estarem a ser lançados para o céu. É o grande desafio para os pilotos e o ponto mais alto para os adeptos. Mas há também a recta Kemmel, a curva Stavelot, a curva Puhon, a curva Blanchimont. Esta pista reúne todos os ingredientes para tornar a corrida espectacular.
A história desta pista remonta a 1920 quando foi idealizada por Jules de Their and Henri Langlois Van Ophem, cuja primeira corrida teve lugar em 1922. O traçado original era de 15Km que passava pelas vilas de Spa, Malmedy e Stavelot. Era essencialmente uma pista de velocidade com grandes rectas e apenas 3 curvas lentas. O primeiro traçado manteve-se até 1939. Depois da segunda grande guerra a pista sofreu uma remodelação sendo encurtada em 1Km mas ficando ainda mais rápida. O record de pista ficou nos 3: 13:4 tempo feito por Henri Pescarolo num Mantra em 1973 numa época em que as médias de velocidade atingiam os 240Km/h.
As velocidades que se atingiam levaram a que a pista se tornasse muito perigosa com muitas vidas perdidas uma vez que as medidas de segurança eram praticamente nulas. O facto de ser um traçado grande também implicava que a meteorologia jogasse um factor importante. Spa era (e ainda é) conhecida pelo seu tempo imprevisível, o que nos tempos do traçado de 14Km poderia implicar que uma parte da pista estivesse molhada enquanto outra estava seca, aumentando ainda mais o grau de dificuldade para os pilotos.
A pista, que tinha originado 10 mortes nos anos 60 (5 em 2 anos) levou a que os pilotos exigissem melhorias de segurança. Algumas mudanças foram implementadas mas não foram o suficiente segundo os pilotos e assim em 1971, a corrida foi cancelada por falta de condições. Era o fim do antigo traçado. Em 1983 Spa com um traçado completamente diferente e com medidas de segurança adequadas, voltou a receber um evento da F1. A pista foi sendo modificada ao longo dos anos sendo que a ultima ocorreu em 2007 (no ano passado foram feitos pequenos sulcos no asfalto nos 11 primeiros lugares da pista para facilitar a drenagem de água).

A pista mantém a sua essência e o seu traçado de agora 7 Km continua simplesmente fantástico, permitindo as mais espectaculares corridas e ultrapassagens que ficaram para a história. Spa é uma pista imortal. É aquela pista que acreditamos todos os fãs de F1 gostariam de visitar… e dar uma volta.

Traçado de 1921 a 1939:

 

Traçado de 1939 a 1978:
Comparação do traçado actual com o traçado original:
 

Traçado actual:

 
Dados estatísticos da Pista:
Comprimento: 7.004km
Nº volta: 44
Distância de corrida: 308.052Km
Volta mais rápida num GP: Vettel, 2009, 1:47:263
Record de Pista: Trulli, 2009, 1:44:503
Passagens de caixa por volta: 45
Consumo de combustível por volta: 3.2 Kg

Lista dos vencedores:

Ano Piloto Equipa Detalhes
2016 Alemanha Nico Rosberg Mercedes Detalhes
2015 Reino Unido Lewis Hamilton Mercedes Detalhes
2014 Austrália Daniel Ricciardo Red BullRenault Detalhes
2013 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2012 Reino Unido Jenson Button McLarenMercedes Detalhes
2011 Alemanha Sebastian Vettel Red BullRenault Detalhes
2010 Reino Unido Lewis Hamilton McLarenMercedes Detalhes
2009 Finlândia Kimi Raikkonen Ferrari Detalhes
2008 Brasil Felipe Massa Ferrari Detalhes
2007 Finlândia Kimi Raikkonen Ferrari Detalhes
Não houve em 2006
2005 Finlândia Kimi Räikkönen McLarenMercedes Detalhes
2004 Finlândia Kimi Räikkönen McLarenMercedes Detalhes
Não houve em 2003
2002 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2001 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
2000 Finlândia Mika Häkkinen McLarenMercedes Detalhes
1999 Reino Unido David Coulthard McLarenMercedes Detalhes
1998 Reino Unido Damon Hill JordanMugen Honda Detalhes
1997 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
1996 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Detalhes
1995 Alemanha Michael Schumacher BenettonRenault Detalhes
1994 Reino Unido Damon Hill WilliamsRenault Detalhes
1993 Reino Unido Damon Hill WilliamsRenault Detalhes
1992 Alemanha Michael Schumacher BenettonFord Detalhes
1991 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1990 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1989 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1988 Brasil Ayrton Senna McLarenHonda Detalhes
1987 França Alain Prost McLarenTAG Detalhes
1986 Reino Unido Nigel Mansell WilliamsHonda Detalhes
1985 Brasil Ayrton Senna LotusRenault Detalhes
Não houve em 1984
1983 França Alain Prost Renault Detalhes
Não houve de 1971 a 1982
1970 México Pedro Rodríguez BRM Detalhes
Não houve em 1969
1968 Nova Zelândia Bruce McLaren McLarenFord Detalhes
1967 Nova Zelândia Dan Gurney EagleWeslake Detalhes
1966 Reino Unido John Surtees Ferrari Detalhes
1965 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1964 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1963 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1962 Reino Unido Jim Clark LotusClimax Detalhes
1961 Estados Unidos Phil Hill Ferrari Detalhes
1960 Austrália Jack Brabham CooperClimax Detalhes
Não houve em 1959
1958 Reino Unido Tony Brooks Vanwall Detalhes
Não houve em 1957
1956 Reino Unido Peter Collins Ferrari Detalhes
1955 Argentina Juan Manuel Fangio Mercedes Detalhes
1954 Argentina Juan Manuel Fangio Maserati Detalhes
1953 Itália Alberto Ascari Ferrari Detalhes
1952 Itália Alberto Ascari Ferrari Detalhes
1951 Itália Giuseppe Farina Alfa Romeo Detalhes
1950 Argentina Juan Manuel Fangio Alfa Romeo Detalhes
1949 França Louis Rosier Talbot Detalhes
Não houve em 1948
1947 França Jean-Pierre Wimille Alfa Romeo Detalhes
1946 França Eugène Chaboud Delage Detalhes
Não houve de 1940 à 1945
1939 Alemanha Hermann Lang Mercedes-Benz Detalhes
Não houve em 1938
1937 Alemanha Rudolf Hasse Auto Union Detalhes
Não houve em 1936
1935 Alemanha Rudolf Caracciola Mercedes-Benz Detalhes
1934 França René Dreyfus Bugatti Detalhes
1933 Itália Tazio Nuvolari Maserati Detalhes
Não houve em 1932
1931 França William Grover-Williams
Italy Carlo A. Conelli
Bugatti Detalhes
1930 Mónaco Louis Chiron Bugatti Detalhes
Não houve de 1926 a 1929
1925 Itália Antonio Ascari Alfa Romeo Detalhes
Onboard da pista:
Fontes:
Wikipédia
f1fanatic.co.uk
 
Fábio Mendes

2 pensamentos sobre “Circuito de Spa Francorchamps – Onde a F1 faz todo o sentido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.