GP da Bélgica – 4ª pole consecutiva para Hamilton numa qualificação dramática.

Analisando os treinos livres, seriamos levados a pensar que a Red Bull teria um domínio relativamente fácil e que a Ferrari estaria de novo na corrida para a vitória, com melhorias em relação ao GP da Hungria. E tal como aconteceu nos outros GP, a Mercedes parecia não estar a 100% e Hamilton a queixar-se do Setup do carro. Isso levantou logo suspeitas que a qualificação poderia trazer surpresas. Estranhamente Raikkonen não mostrava o mesmo andamento do costume, embora seja já habitual o seu companheiro de equipa fazer melhor nos treinos. McLaren teve sessões de treinos interessantes com mostras de alguma evolução.

Em Spa, para além da pista, há outro factor que não nos podemos esquecer… a meteorologia. E esse factor foi crucial para os desenvolvimentos da qualificação de hoje.
A poucos minutos da Q1 começou a chover o que levou os pilotos a saírem com pneus intermédios. A pista em certos pontos (essencialmente a parte mais baixa, que acumula mais agua) estava muito molhada e esperava-se que a primeira sessão de qualificação decorresse apenas com os intermédios. Rosberg começou a dar nas vistas fazendo os melhores tempos mas Vettel roubou lhe o protagonismo pouco depois. Alonso também se chegou à frente mas Rosberg respondeu, assim como Hamilton que também liderou a tabela dos tempos.
Mas a pouco mais de 5 minutos do fim deu-se uma reviravolta. Marussia e Caterham sem nada a perder e vendo a pista a secar cada vez mais, arriscaram colocar os pneus para piso seco e fizeram sair os seus carros. A primeira volta não foi um espanto mas a pista secou de forma tão rápida que a 2ª volta lançada Van der Garde, Bianchi e Chilton estava fora da zona de exclusão. Equipas como a Williams e a Toro Rosso foram apanhadas completamente de surpresa e não tiveram tempo de responder.
No final da Q1 ficavam de fora os Williams (Maldonado e Bottas) os Toro Rosso( Vergne e Ricciardo), Gutierrez e Pic.

A jogada brilhante da Marussia permitia-lhes pela primeira vez passar a Q2 e logo com os 2 pilotos. Van der Garde respondia às criticas (onde nos incluímos) e fazia outra vez melhor que o companheiro de equipa mostrando estar cada vez mais confiante.
A Q2, já com a pista seca e com todos os carros com pneus slicks, viu uma luta acesa pelo primeiro lugar entre Raikkonen, Webber, Vettel e Alonso, da qual seria o finlandês a sair vitorioso fazendo o melhor tempo. Ficavam de fora Hulkenberg, Sutil, Perez, Van der Garde, Bianchi e Chilton. De forma preocupante Hamilton fazia 10º à tangente o que levantava muitas duvidas sobre a performance do carro. Duvidas que 
seriam dissipadas pouco depois
Quando os carros saíram para a Q3 começou a chover outra vez. Todos os carros se apressaram em regressar a pista para tentar fazer tempos com a pista ainda seca. Todos excepto um. Di Resta viu os chapéus-de-chuva, falou com os engenheiros e resolveram esperar mais um pouco. Jogada de mestre por parte da Force India. A chuva aumentou de intensidade e os carros foram obrigados a regressar as boxes e colocar intermédios. Enquanto isso Di Resta saia para uma pista vazia e com intermédios tendo tudo para fazer o melhor tempo. Os outros pilotos regressaram a pista a 5 minutos do final da sessão. O tempo de Di Resta parecia suficiente para a pole mas a chuva parou de repente e a pista secou de forma muito rápida. Rosberg foi o primeiro a aproximar-se do tempo do Force India mas seria na última volta que tudo se decidiu com Rosberg a destronar Di Resta, que estranhamente já estava nas boxes. Webber seguido de Vettel baixaram os tempos mas foi outra vez Hamilton o último a cruzar a linha da meta com o melhor tempo. Mais uma pole para o inglês que não se farta de sair da frente do grid.  

Resultado da qualificação:
Pos  Driver              Team                   Time            Gap   
1. Lewis Hamilton Mercedes 2m01.012s
2. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 2m01.200s + 0.188s
3. Mark Webber Red Bull-Renault 2m01.325s + 0.313s
4. Nico Rosberg Mercedes 2m02.251s + 1.239s
5. Paul di Resta Force India-Mercedes 2m02.332s + 1.320s
6. Jenson Button McLaren-Mercedes 2m03.075s + 2.063s
7. Romain Grosjean Lotus-Renault 2m03.081s + 2.069s
8. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 2m03.390s + 2.378s
9. Fernando Alonso Ferrari 2m03.482s + 2.470s
10. Felipe Massa Ferrari 2m04.059s + 3.047s

Q2 cut-off time: 1m49.088s                             Gap **
11. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m49.088s + 0.792s
12. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m49.103s + 0.807s
13. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m49.304s + 1.008s
14. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m52.036s + 3.740s
15. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1m52.563s + 4.267s
16. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m52.762s + 4.466s

Q1 cut-off time: 2m02.948s                              Gap *
17. Pastor Maldonado Williams-Renault 2m03.072s + 2.882s
18. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 2m03.300s + 3.110s
19. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 2m03.317s + 3.127s
20. Valtteri Bottas Williams-Renault 2m03.432s + 3.242s
21. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 2m04.324s + 4.134s
22. Charles Pic
Destaques:

Mercedes:

Mais uma vez pole para os “Silver Arrows”. Hamilton com a sua 5ª pole (4 seguidas é de homem!) voltou a surpreender. Mais uma vez o fim-de-semana não começou bem mas a qualificação foi excelente. Rosberg pode não ser alvo das mesmas atenções do seu colega de equipa mas fez um óptimo trabalho e o 4º lugar é prova disso. Esta seria uma excelente oportunidade de ver se os problemas com os pneus estão resolvidos, uma vez que esta pista é muito exigente com as borrachas mas está prevista chuva, o que pode beneficiar Hamilton e como tal não irá colocar a durabilidade dos pneus à prova. Mais uma vez as coisas parecem bem encaminhadas. Quem diria no início do ano que a Mercedes iria lutar pelo título desta forma.

Red Bull:
Nova asa dianteira, nova asa traseira com pouco apoio aerodinâmico (que em chuva deverá ficar fora de hipóteses), Vettel com um estilo “à Kimi”. Muitas novidades mas um desfecho como tem sido hábito. Domínio nos treinos mas na qualificação há sempre um Mercedes que na última volta faz melhor. 2º e 3º lugar para os Bull´s, que não estão em má posição para lançar-se para a vitória. Veremos como Webber e Vettel se vão dar em pista estando tão próximos um do outro. O ambiente não é o melhor e Webber ainda não se esqueceu do “ Multi 21”.

Lotus:

A silly season tem prejudicado e de que maneira a Lotus. Com tanto barulho a sua volta é normal que Kimi não esteja 100% concentrado, mais ainda quando os boatos de não ter recebido o salario da Lotus se multiplicam. A verdade e que o Iceman não esteve ao seu nível a nosso ver. E sair de 8º não é um lugar de sonho. Mas estamos em Spa, onde ultrapassar é fácil e as hipóteses de estratégia de uma só paragem são grandes. Veremos o que faz o finlandês em corrida, onde claramente é dos melhores, senão o melhor neste momento. Grosjean em 7º voltou a mostrar que consegue ser rápido em qualificação. Veremos se não borra a pintura na corrida. O E21 é um carro muito equilibrado e que consegue render bem em qualquer dos sectores de Spa. Vai ser difícil mas ainda nada está perdido.

Ferrari:

Muito se falou da Ferrari durante as férias com trocas de pilotos. Mas melhorias no carro que estavam prometidas e que realmente interessam nesta altura, ainda não provaram ser eficazes. Nos treinos as indicações foram positivas mas na qualificação a Ferrari não teve andamento para os homens da frente. 9º e 10º ( Alonso e Massa respectivamente) mostram bem que a Scuderia ainda vai ter muito trabalho hoje para colocar o carro no pódio. Mas Spa é Spa e veremos o que acontece. Toda esta conversa de trocas de pilotos e a troca de palavras com o presidente da Ferrari parecem ter afectado Alonso. E com Alonso em baixo as hipóteses da Ferrari caem dramaticamente.

McLaren:

Com as atenções viradas já para 2014, a equipa de Woking irá introduzir varias alterações ao longo do ano, com vista a preparar a próxima época. Mas as mudanças introduzidas a nível aerodinâmico parecem ser melhorias relativas. Tem sido uma constante este ano. Melhorias mínimas que pouco trazem a curto prazo mas poderão ser importantes no futuro. Button conseguiu um muito bom 6º lugar. E com a pista molhada poderá ainda sonhar com um lugar no pódio. Perez em 13º é que esteve muito abaixo do que pode e deve fazer. O que se passa com o mexicano? Não sabemos mas temos saudades do Perez de Mónaco e do Bahrein.

Force India:

Tanto erraram este ano na qualificação e hoje tiraram um coelho da cartola. A decisão de manter Di Resta nas boxes na Q3 foi brilhante, e poderia ter rendido uma pole. Não aconteceu mas ainda assim 5º lugar para Di Resta poderá fazer a equipa sonhar com um pódio, desde que não chova uma vez que o carro não se deu bem nessas condições, embora tenha sido a chuva a proporcionar o brilharete. Sutil em 12º não esteve no seu melhor. Será desta que a Force India sobe ao pódio? Era bom para a equipa se motivar ainda mais e para Di Resta ficar na equipa.

Sauber:

Hulkenberg falhou por pouco a Q3. O carro está a evoluir. Mas as notícias de falta de financiamento deixaram a equipa algo fragilizada e Hulkenberg parece estar mesmo de saída. Sem nada a perder, o alemão só tem de mostrar a sua qualidade aos grandes da F1 e fazer o Sauber subir o máximo que conseguir. Guteirrez é mais do mesmo. Ficou – se pela Q1 sem nada dar de novo. As férias não ajudaram o mexicano.

Toro Rosso:

Horrível. O carro estava pronto para fazer a Q3. Vergne estava a muito bem nos treinos e toda a gente estava a espera de um brilharete dos Toro Rosso. Saíram cedo demais para a pista na Q1 e isso custou lhes caro. 18º para Ricciardo e 19º para Vergne. Muito mau para quem podia estar no top 10. Vergne parece estar ligeiramente melhor que o seu companheiro de equipa. Veremos que ganha no duelo entre os dois pilotos. Apostamos em Vergne.

Williams:

O novo director técnico ( Pat Simmons, que veio da Marussia), não trouxe ainda nada de novo para a equipa à primeira vista. Claire Williams disse que esperava um impacto imediato com esta entrada mas o único impacto que teve foi ver os seus dois carros a ficarem se pela Q1. As agulhas já estão claramente viradas para 2014 é certo mas de uma equipa como a Williams espera-se sempre mais. Maldonado fez melhor que Bottas, algo raro este ano mas ainda assim não foi o suficiente. Provavelmente ficarão fora dos pontos mais uma vez.

Marussia/ Caterham:

Brilhante. É deste arrojo de que gostamos. Equipas que não têm nada a perder, arriscaram e saíram se muito bem. Os Marussia estiveram brilhantes. Bianchi já nos habituou a isso mas Chilton hoje fez questão de nos contrariar e mostrar algum talento. Mais brilhante ainda Van der Garde. 14º lugar é um feito notável para  o piloto e para a sua equipa. Estava visivelmente satisfeito no final. Pic ficou no último lugar e começar a ter de mostrar mais alguma coisa se não quiser ver o seu colega de equipa roubar-lhe o protagonismo. Van der Garde parece bem encaminhado para vencer a corrida do “campeonato do últimos” mas terá de ter cuidado com Bianchi. Mas de qualquer forma ficar à frente de Toro Rosso, Williams Sauber  já é um bom premio para estas equipas.
Para amanha espera uma corrida imprevisível. A chuva está prevista para o meio da corrida mas o clima de Spa é sempre uma incógnita para além de que a probabilidade de um Safety Car nesta pista e de 80%. Fazer previsões é muito arriscado. Estamos curiosos para ver o que Kimi e Di Resta vão fazer. Se chover Button poderá lutar pelo pódio. Apostando numa corrida com chuva a nossa previsão será Hamilton, Vettel e Kimi nos 3 primeiros lugares com Di Resta em 4º e Button em 5º.

Tudo isto para confirmar amanhã, as 13H.

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.