GP da Bélgica – Este Vettel é um 31…

Depois da chuva diluviana que se abateu em Spa ontem à noite, para hoje estavam previstos 40 a 50% de hipóteses de chuva no meio da corrida. Mas como fez horas extras durante a noite, a chuva resolveu tirar uma folga e não apareceu para a corrida.
Toda a gente estava curiosa para ver os desempenhos dos Mercedes e de Kimi uma vez que a Red Bull não iria desiludir ninguém.
Quando se apagaram as luzes assistimos a uma excelente saída de Rosberg, Button e Alonso que conseguiram subir varias posições. Button ficou em 4º beneficiando da boa primeira curva longe da confusão. Alonso entrou de faca na boca e arriscou tudo, conseguindo ficar logo atrás do McLaren. Alonso e Button lançaram-se na perseguição a Rosberg, enquanto na frente Vettel pressionava Hamilton que tinha passado Eau Rouge em 1º mas que na recta Kemmel viu de forma surpreendente o Red Bull passar para a frente sem DRS, apenas com velocidade de ponta ( a asa com menos apoio aerodinâmico que ontem tínhamos anunciado que poderia não ser usada afinal foi usada com resultados práticos excelentes). Webber por seu lado teve mais um péssimo arranque (já é habito no australiano).
Foi basicamente o fim da história deste GP, que ao contrário do que costume teve poucos motivos de interesse.
Na volta 4 Alonso assumia a 4ª posição passando por Button.  
A meio da 8ª volta começava-se a notar problemas nos travões de Kimi, que deitavam demasiado pó preto, característico de quando os travões estão demasiado quentes.
Entretanto o Caterham de Pic já tinha abandonado por uma fuga de óleo.
Na mesma volta um duelo explosivo: Grosjean vs Perez. O mexicano conseguiu passar mas apertou o francês na entrada para a chicane a seguir a Kemmel e foi penalizado com um Drive Through.
Na 15 volta Alonso conquistava mais uma posição ultrapassando Hamilton, numa manobra excelente.
Na volta 26 dá-se o golpe de teatro do dia. Kimi tenta passar Massa na “Bus Stop” e segue em frente. Falha nos travões que levou ao abandono do finlandês, 38 GP`s depois do último abandono.
Pouco depois Maldonado envolveu-se com Sutil e Di Resta, quando se tentava defender de Gutierrez. No primeiro contacto com Sutil o venezuelano não tem qualquer culpa pois Sutil cortou-lhe a trajectória danificando a asa dianteira do Williams. Vendo a entrada das boxes mesmo à sua frente, Maldonado aponta para lá esquecendo de Di Resta que vinha logo atrás. Culpas para o piloto da Williams que atirou o Force India para fora da corrida e prejudicando o britânico. Maldonado foi penalizado com um Stop&Go de 10 seg.
Volta 30, tínhamos Vettel que dominava sem problemas, Alonso ia cimentando o 2º lugar e Button ia sonhando com o pódio. Seguiam-se Hamilton, Rosberg, Webber, Grosjean, Massa, Ricciardo e Perez.
O sonho de Button durou apenas até a volta 35, quando fez a última paragem para pneus. O McLaren não tinha andamento para o Mercedes de Hamilton e como tal jogaram pelo seguro assegurando pelo menos o 6º lugar.
O resto da corrida não teve motivos de interesse. Vettel aumentou a sua liderança para quase 16 seg. Alonso que não tinha andamento para mais e aguentou o 2º lugar e Hamilton geriu o 3º lugar.
Corrida não muito emocionante, ao contrário do que é costume em Spa, com a Red Bull a dar mais uma lição e Vettel a vencer pela 31ª vez na sua carreira, 5ª este ano e o título começa a ser uma realidade cada vez mais presente.

  

Resultados finais:

Pos  Driver        Team                           Time/Gap
1. Vettel Red Bull-Renault 1h23m42.196s
2. Alonso Ferrari +16.869s
3. Hamilton Mercedes +27.734s
4. Rosberg Mercedes +29.872s
5. Webber Red Bull-Renault +33.845s
6. Button McLaren-Mercedes +40.794s
7. Massa Ferrari +53.922s
8. Grosjean Lotus-Renault +55.846s
9. Sutil Force India-Mercedes +1m09.547s
10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1m13.470s
11. Perez McLaren-Mercedes +1m21.936s
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari +1m26.740s
13. Hulkenberg Sauber-Ferrari +1m28.258s
14. Gutierrez Sauber-Ferrari +1m40.436s
15. Bottas Williams-Renault +1m47.456s
16. van der Garde Caterham-Renault +1 lap
17. Maldonado Williams-Renault +1 lap
18. Bianchi Marussia-Cosworth +1 lap
19. Chilton Marussia-Cosworth +2 laps

Fastest lap:

Not classified/retirements:

Driver Team On lap

Di Resta Force India-Mercedes 26
Raikkonen Lotus-Renault 25
Pic Caterham-Renault 8


Destaques:


Red Bull: 
Não podíamos começar os destaques sem falar na equipa campeã em título. A facilidade com que Vettel ultrapassou Hamilton na Kemmel, na primeira volta, foi evidência do excelente estado do carro e de que podemos esperar um Vettel ao ataque á revalidação do título. Mark Webber também esteve bem embora começando de forma muito má, não entrando em duelos, mas já vimos provas bem mais interessantes do australiano. No geral, a Red Bull foi, no nosso entender a melhor equipa em pista e Vettel ganhou muito bem.

Ferrari:
A novidade não foi Alonso ter ficado em 2º lugar, foi ter conseguido sair de 9º na grelha e ao mesmo tempo que Vettel passava para 1º, o espanhol já estava em 5º. O próprio piloto disse, que depois de passar Hamilton e chegar ao 2º posto, foi uma corrida aborrecida, isto para um piloto para quem a silly season foi tudo menos aborrecido. O seu colega de equipa fez uma corrida sem erros e sem assustar a Pit Wall, bem ao estilo de um segundo piloto de equipa.
Mclaren: Foi sem sombra de dúvidas, uma das melhores corridas da Mclaren este ano, mesmo que o resultado de Pérez não seja condizente com a prestação do seu colega de equipa. Button foi impecável na corrida, mas em certos momentos, em luta directa com alguns pilotos, notava-se a falta de carro. Se a largada de Alonso foi espectacular, a largada de Jenson Button foi um hino à F1. Na grelha via-se o fumo branco a sair dos travões do inglês  ( sinal de que o piloto tinha aquecido bem os travões) o que permitiu a Button travar mais tarde e sair por fora da confusão na La Source. O 5º lugar do britânico foi bom. O seu colega de equipa esteve muito pior. Não gostamos da prestação de Checo e consideramos que foi uma das piores prestações da corrida de hoje, ainda assim, achamos a penalidade (Drive Through), injusta admitindo no entanto que o mexicano apertou Grosjean.
Mercedes: Os Silver Arrow estiveram muito mal durante a corrida, depois de terem conseguido uma boa qualificação. Hamilton já tinha avisado que largar de 1º com Vettel atrás, seria quase um castigo, porque já sabia que seria difícil aguentar o alemão. Nunca seria de esperar era um andamento tão fraco dos Mercedes. Rosberg era fácil de ultrapassar, enquanto Hamilton devia de estar a rezar por chuva. Ross Brawn não deve estar muito contente e terá de imediato tirar ilações para Monza daqui a 15 dias.
Lotus: O regresso às pistas não foi o melhor para a Lotus. Raikkonen já não desistia à 38 corridas e hoje, depois de alguns receios com a temperatura dos travões, acabou mesmo por desistir, devido aos travões. A equipa tem de rever as modificações que fez ao carro. Grosjean passou ao lado… dos acidentes, o que para o francês é óptimo. Com o 8º lugar e uma corrida limpa de erros o francês não foi extraordinário, como consegue ser, mas não prejudicou a equipa, que precisava dele.
Force India: Nota-se que as mudanças nos pneus acabou com o sonho de um pódio para a Force India, num GP que até conseguiram sair de 5º, com Di Resta. Sutil foi o melhor piloto da equipa, isto porque Di Resta saiu muito mal na largada (ficou quase parado e viu vários pilotos a passar por ele) e teve o infortúnio de ter um encontro em 1º grau com Maldonado. Muito azar para Di Resta.

Toro Rosso: Corrida muito fraca da equipa, apenas Ricciardo salvou a honra com 1 ponto conseguido. Vergne já se deve ter resignado à escolha de Ricciardo para o lugar na Red Bull. Tinha feito bons tempos nos treinos livres, mostrando um pouco do seu talento e não conseguiu fazer o mesmo na qualificação e na corrida.

Sauber: Tanto Hulkenberg como Gutierrez tiveram boas prestações em certas alturas da corrida, mas no final a classificação dos dois pilotos não espelham esses momentos. Mais uma vez afirmamos que este ano é um ano para esquecer para duas equipas: Mclaren e Sauber.
Williams: Têm sem sombras de dúvidas o pior piloto do paddock. Maldonado anda na F1 há 3 anos mas hoje mostrou que ainda não sabe para que serve um retrovisor. Querer sair para as boxes numa altura em que vai ser passado por Di Resta, mostra quase um amadorismo impossível na Fórmula 1. Bottas não acrescentou muito numa pista exigente.
Caterham: Azar para a equipa que arriscou bastante na qualificação (e se deu bem), ao perder Pic logo no inicio da corrida. Mesmo assim Van der Garde conseguiu ficar à frente da Marussia. Acreditamos que com estas últimas prestações, a Caterham vai prosseguir na F1 para o ano.
Marussia: Ficaram com os dois últimos lugares da classificação e apenas deu para ver que o carro é fiável, que neste momento não é o mais importante. Bianchi mais uma vez fica à frente do seu colega de equipa, quando este tinha conseguido uma excelente qualificação.
Próxima corrida dentro de 2 semanas em Monza
Campeonato de pilotos:

Pos. Driver Points
1. deSebastian VettelRed Bull 197
2. esFernando AlonsoFerrari 151
3. ukLewis HamiltonMercedes 139
4. fiKimi RäikkönenLotus 134
5. auMark WebberRed Bull 115
6. deNico RosbergMercedes 96
7. brFelipe MassaFerrari 67
8. frRomain GrosjeanLotus 53
9. ukJenson ButtonMcLaren 47
10. ukPaul di RestaForce India 36
11. deAdrian SutilForce India 25
12. mxSergio PerezMcLaren 18
13. frJean-Eric VergneToro Rosso 13
14. auDaniel RicciardoToro Rosso 12
15. deNico HülkenbergSauber 7
16. vePastor MaldonadoWilliams 1
17. fiValtteri BottasWilliams 0
18. mxEsteban GutiérrezSauber 0
19. frJules BianchiMarussia 0
20. frCharles PicCaterham 0
21. nlGiedo van der GardeCaterham 0
22. ukMax ChiltonMarussia 0
Campeonato de construtores:
Pos. Team Points
1. Red Bull 312
2. Mercedes Grand Prix 235
3. Ferrari 218
4. Lotus Renault 187
5. McLaren 65
6. Force India F1 61
7. Scuderia Toro Rosso 25
8. Sauber 7
9. Williams 1
10. Marussia 0
11. Caterham 0
Fábio Mendes e Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.