GP da Itália: Resumo e destaques.


Infelizmente e por motivos pessoais e profissionais só hoje nos foi possível ver a corrida e avaliar os eventos que marcaram o fim-de-semana em Monza. 
O vencedor já é conhecido e a história provavelmente também mas vamos passar brevemente pelos principais acontecimentos da corrida.
Na largada Vettel ia perdendo para Webber mas este, com uma passagem de caixa falhada, perdeu centésimos de segundos que levaram Vettel a sair na frente na saída da sempre complicada primeira chicane de Monza. No entanto o alemão bloqueou a roda direita e isso poderia prejudicar a suspensão do RB9 durante a corrida, algo que não aconteceu.
Massa teve uma largada excelente, conseguindo chegar ao 2º lugar. Hulkenberg aguentava-se à bronca e ficava-se pelo 5º, Hamilton subia algumas posições e Kimi, pressionado por Perez, falhou o tempo de travagem, batendo contra a traseira do McLaren do mexicano, danificando a asa dianteira. Esse incidente custou lhe caro e prejudicou o resto da corrida.
Na frente Vettel consolidava a vantagem para Massa. Logo atrás Webber era passado por Alonso, numa manobra fantástica, em que os dois lutaram até ao fim, mantendo as distâncias mínimas e mostrando muito respeito um pelo outro. Alonso chegou perto de Massa e este estendeu lhe a passadeira vermelha deixando passar o espanhol sem luta. Webber conseguiu chegar ao 3º lugar, deixando Massa em 4º e assim ficou definido o pódio.
As lutas mais interessantes ocorreram no meio do “pelotão” com Kimi a mostrar grande andamento (fazendo tempos similares a Vettel em na parte inicial da corrida) e Hamilton a dar uma lição de como se ultrapassa em Monza, lutando por ficar nos pontos depois de um furo lento o obrigar a ir as boxes mais cedo do que o planeado. O britânico acabou a corrida em 9º, bem longe do que merecia o seu esforço mas a qualificação deitou tudo a perder. Já Kimi, com o toque na primeira curva, conseguiu chegar ainda ao 6º posto mas a dança das boxes e o muito trânsito que apanhou, impediu o finlandês de acabar nos pontos falhando o top 10 pela segunda corrida consecutiva.
Destaque para as desistências de Di Resta que falhou o tempo de travagem e danificou irremediavelmente o seu Force India, assim como Sutil por falha mecânica no final da corrida conseguindo ainda assim qualificar-se em 14º e Vergne com problemas no seu Toro Rosso.
 Classificação final:
Pos Driver                Team                    Time/Gap
1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1h18m33.352s
2. Fernando Alonso Ferrari +5.467s
3. Mark Webber Red Bull-Renault +6.350s
4. Felipe Massa Ferrari +9.361s
5. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari +10.355s
6. Nico Rosberg Mercedes +10.999s
7. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +32.329s
8. Romain Grosjean Lotus-Renault +33.130s
9. Lewis Hamilton Mercedes +33.527s
10. Jenson Button McLaren-Mercedes +38.327s
11. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +38.695s
12. Sergio Perez McLaren-Mercedes +39.765s
13. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +40.880s
14. Pastor Maldonado Williams-Renault +49.085s
15. Valtteri Bottas Williams-Renault +56.827s
16. Adrian Sutil Force India-Mercedes +1 lap
17. Charles Pic Caterham-Renault +1 lap
18. Giedo van der Garde Caterham-Renault +1 lap
19. Jules Bianchi Marussia-Cosworth +1 lap
20. Max Chilton Marussia-Cosworth +1 lap
 
Volta mais rapida: Hamilton, 1:25.849

Desistências:

Driver Team On lap

Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 35
Paul di Resta Force India-Mercedes 1

Campeonato do mundo de pilotos e construtores , round 12:

Pilotos: Construtores:

1. Vettel 222 1. Red Bull-Renault 352
2. Alonso 169 2. Ferrari 248
3. Hamilton 141 3. Mercedes 245
4. Raikkonen 134 4. Lotus-Renault 191
5. Webber 130 5. McLaren-Mercedes 66
6. Rosberg 104 6. Force India-Mercedes 61
7. Massa 79 7. Toro Rosso-Ferrari 31
8. Grosjean 57 8. Sauber-Ferrari 17
9. Button 48 9. Williams-Renault 1
10. Di Resta 36
11. Sutil 25
12. Perez 18
13. Ricciardo 18
14. Hulkenberg 17
15. Vergne 13
16. Maldonado 1  
Destaques:

Red Bull:

Mais uma corrida perfeita dos Bull´s. Vettel esteve quase perfeito, tirando a primeira travagem, Webber acompanhou bem o esforço do seu companheiro e conseguiu subir pela primeira vez ao pódio italiano. Conseguem assim vencer Canadá, Spa e Monza, circuitos onde tradicionalmente se dão mal. E daqui para a frente vêm os circuitos que a Red Bull mais gosta e onde no ano passado Vettel recuperou os pontos em atraso para se sagrar campeão. Quem tem Newey tem tudo, mas o trabalho de Vettel não pode ser ignorado, pois está numa forma suprema. Não merece ser assobiado (falaremos disso ainda esta semana).
Ferrari:
Como sempre, fortes em casa. Não o suficiente, no entanto, para rivalizar com o poderio dos Red Bull mas ainda assim o suficiente para colocar Alonso no pódio. Depois de uma afirmação mais azeda, na qualificação, de Alonso para a equipa via rádio, que foi abafada, o ambiente por enquanto está mais leve e partem com mais alguma (não muita) confiança para as etapas fora da Europa. Todo o burburinho em volta do novo piloto não ajuda e hoje tivemos a confirmação de que Massa (tal como prevíamos) não vai continuar na Ferrari, depois do brasileiro ter colocado a noticia no seu Twiter. Massa que até teve uma das suas melhores corridas do ano em Monza acabando 4º vai finalizar a sua ja longa ligação com a Scuderia. Algo tem de mudar na Scuderia para poderem almejar o tão desejado título e a parceira Alonso/Massa já é demasiado confortável para ambos. A mudança é bem-vinda para a modalidade. Para onde irá Massa? Essa é a grande questão.
Mercedes:
Qualificação para esquecer de Hamilton que apenas se pode queixar de si próprio. No entanto conseguiu recuperar e ficar nos pontos, sendo um dos melhores do dia. Tivesse ele saído do top 3 se calhar não estávamos aqui a falar de mais uma vitória de Vettel. Rosberg foi consistente mostrando bom ritmo mas nunca soube lidar com o trânsito, perdendo muito tempo nas ultrapassagens (é já costume no alemão). Hamilton gosta de Singapura e veremos se a Mercedes consegue contrariar o bom momento da Red Bull.
Lotus:
Fim-de-semana negro para Raikkonen que praticamente enterrou todas as esperanças de chegar ao titulo. Depois de uma serie fantástica a somar pontos, Kimi não consegue pontuar pela 2ª corrida consecutiva. Acreditamos que todo o falatório da possível ida para a Ferrari não beneficia nem piloto e muito menos a equipa, mas a verdade é que a Lotus podia este fim-de-semana ter feito mais um pódio, pois o carro tinha andamento para isso mas a qualificação deitou tudo a perder. Já Grosjean por seu lado discreto mas eficaz, com um 8º lugar não fazendo má figura.
McLaren:
O aniversário da equipa, com trajes catitas a condizer, não trouxe melhores resultados à equipa. Na qualificação não estiveram mal mas na corrida nunca tiveram o ritmo necessário, fruto de uma má escolha nas relações de caixa, levando o carro a ir ao limitador de rotações demasiado cedo. Button mais uma vez com uma corrida inteligente, sabendo tirar proveito da situação e ultrapassando as dificuldades e Perez que parece estar num processo de amadurecimento. O mexicano não esteve brilhante mas foi prejudicado com um pit stop péssimo. Achamos que o mexicano está a passar por um momento onde aprende quando levantar o pé e colocar-se fora dos problemas. Se aliar isso as prestações em que brilhou este ano poderá voar muito alto. Não perdemos a esperança neste rapaz.
Toro Rosso:
Mais uma excelente corrida de Ricciardo. Mostra que é rápido em pista e que poderá cumprir bem o papel de 2º piloto para o ano na Red Bull. Tem acabado de forma regular no top 10 e tem se mostrado a altura do desafio que se aproxima. Já Vergne por seu lado continua em maré de azar. Mais uma avaria no seu carro. Deve ser neste momento o piloto mais subvalorizado do paddock. O talento está lá e poderá voar alto se mantiver o trabalho e a dedicação. Não há mal que sempre dure. Esperemos que seja o colega de Félix da Costa para o ano que vem. Segundo as noticias que circulam a coisa está bem encaminhada.
Force India:
Desde a mudança de pneus que a performance desceu a pique. Já não é a Force India que entusiasmava. Di Resta está numa fase negra. Sutil não tem sorte com a fiabilidade do carro. A atenção está em 2014 e isso nota-se. Esperemos que para o ano o esforço colocado em fazer crescer a equipa traga frutos. A equipa merece e a F1 precisa disso.

Sauber:
Enorme Hulkenberg. Não nos cansamos de dizer que este piloto é de top e este fim-de-semana confirmou isso mesmo. Brilhante 3º lugar na qualificação e 5º no final da corrida. O carro não permite dar nas vistas mas as melhorias que introduziram fizeram que o Sauber ultrapassasse os Toro Rosso em performance. Claro que é algo que se deve também as particularidades da pista e é provável que essa vantagem não se repita mas mesmo assim merece destaque. Se a Ferrari falhar Kimi é quase certo que Hulkenberg irá vestir de vermelho para o ano. A prioridade está no finlandês certamente. Mas este alemão merece definitivamente uma equipa de topo. Gutierrez pelo que dizem tem o lugar garantido para o ano. E ainda dizem que o dinheiro não traz felicidade.
Williams: Nem carne, nem peixe. 14º e 15º e nada mais a acrescentar. É pena ver uma equipa com o passado da Williams arrastar-se assim. Estamos a torcer por uma Williams forte em 2014. 
Marussia/Caterham:
Não era certamente em Monza que iam brilhar, dadas as condições em que a corrida se deu. Mas no campeonato das duas equipas a Caterham continua a somar pontos e a ganhar vantagem à Marussia. Van der Garde começa a mostrar algo mais ultimamente mas Pic levou a melhor este fim-de-semana. Do lado da Marussia, Bianchi a na frente mais uma vez com Chilton a melhorar ligeiramente.
Próxima corrida dia 22 de Setembro em Singapura, no circuito citadino nocturno. Veremos se finalmente alguém se impõe aos Red Bull e anima mais um pouco o campeonato.

Fontes:
autosport.com

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.