Os campeões odiados.


O final do GP da Itália teve no pódio o inevitável Sebastian Vettel. Até aqui nada de novo. O que se passou quando o alemão subiu ao pódio e recebeu o troféu é que merece destaque. Não é todos os dias que um tri campeão do mundo é apupado por milhares, depois de ter feito mais uma corrida perfeita e ter dominado os acontecimentos de início a fim, algo recorrente. 
É verdade que o domínio de Seb é gigantesco, tendo já igualado o nº de vitórias de Alonso com quase metade dos GP´s do espanhol. Ainda mais verdade que quem perde com isso é o desporto, pois não é bom para ninguém que a corrida tenha um vencedor à partida e que essa previsão se verifique correcta quando cai a bandeira de xadrez.
Será Justo este tratamento?
Mas será justo culpar Vettel por isso? Será que o campeão alemão merece ser assobiado por ser o melhor neste momento?
Podemos gostar mais ou menos do caracter do piloto, do seu estilo, da sua forma de estar fora das pistas, das suas atitudes, mas não lhe podemos negar algo que está à vista de todos. O seu talento. Somos sinceros, aqui no Chicane o alemão também não é o nosso piloto favorito. Mas não podemos negar que é um excelente piloto.
Podem dizer que está numa posição privilegiada, pois está numa excelente equipa e tem um carro fantástico. É verdade. Mas não deixa de ser verdade que com aproximadamente o mesmo material Webber, que também é muito bom não conseguiu impor-se nem na equipa nem no campeonato. Vettel passou pelo programa jovem da Red Bull. Passou pela Toro Rosso onde ganhou pela primeira vez. Vettel pode ter muitos defeitos e ter muita sorte, mas lutou pelo lugar que tem neste momento e desde que o agarrou não o tem largado. Ele que não se limita a gerir as corridas. Muitas são as vezes que o seu engenheiro lhe pede para baixar o ritmo, ao que ele responde com uma volta mais rápida. E isto já aconteceu numerosas vezes.
Dois germânicos com o mesmo tratamento.
O alemão está a ter o mesmo tratamento que Schumacher teve nos seus tempos áureos (outro piloto que admitimos não é dos nosso favoritos). Mas Schumacher saiu de uma Benetton vencedora e juntamente com Brawn, fez da Ferrari uma equipa dominadora, tendo passado por muito antes de o conseguir. Não foi fácil a vida do Barão Vermelho na Scuderia nos primeiros anos, ele que já era bicampeão pela Benetton. Teve de ver Hill, Villeneuve, e Hakkinen por 2 vezes sagrarem-se campeões (de 1996 a 2000) até conseguir vencer de novo. Será justo tirar lhe o valor pelo trabalho realizado nesses 4 anos? É verdade que a sua hegemonia foi de certa forma prejudicial para o desporto, mas pode se culpar um homem com sede de vitórias? Ou será que as outras equipas que não fazem um trabalho equivalente não têm culpa também?
Podem nos dizer que ambos os germânicos tiveram comportamentos menos correctos em pista e que isso os favoreceu ( desde o caso Multi 21 que a popularidade de Vettel caiu). É verdade. Mas não é menos verdade que grandes campeões do passado e idolatrados por muitos também tiveram comportamentos menos próprios. Senna bateu deliberadamente contra Prost para ganhar o campeonato. Prost já tinha feito o mesmo a Senna. Podemos ver que quase todos os grandes pilotos tiveram atitudes menos correctas. Fruto de quê? Da fome de títulos, da sede de vitórias. Pessoas para quem vencer não é uma opção. É uma obrigatoriedade. 
O mesmo se passava com Schumacher e o mesmo se passa com Vettel. Lutaram para chegar a uma posição vencedora, conseguiram vencer e por mais de uma vez. Se não gostamos do piloto podemos reservar-nos o direito de não aplaudir. Mas pessoas são livres de exprimirem a sua opinião. E assobiar é uma forma de se exprimirem. Não somos contra isso. Longe disso. Mas não nos parece justo assobiar quem chegou ao topo e assim se mantém, apenas porque os outros não foram capazes de acompanhar o seu ritmo. Porque chegar ao topo é difícil. Manter-se lá é ainda mais.

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.