Mike Rockenfeller foi coroado campeão de DTM de 2013 na pista de Zandvoort. Embora ainda falte uma corrida para se disputar faremos desde já os destaques desta prova.
O DTM é provavelmente a modalidade de turismo com mais fãs e com muita justiça. O campeonato é equilibrado, competitivo, os moldes da prova são muito interessantes e apresenta muitas similaridades com a F1 (categoria rainha do automobilismo). Este ano com a introdução do DRS as manobras multiplicaram-se. Os pit Stops (2 obrigatórios) levam a que a estratégia tenha um peso muito importante na corrida. O tempo gasto no pit stop ( média de 3 seg) assemelha-se em muito aos tempos praticados na F1.
O WTCC vai adoptar mudanças de forma a poder fazer frente ao DTM. E faz todo o sentido. Neste momento o WTCC não tem a força que devia. As alterações poderão tornar a competição mais cara mas será também mais apelativa. No que diz respeito a campeonatos de turismo o DTM e rei e senhor.
O cartaz dos pilotos também era muito apelativo. Existiam à partida 5 campeões de DTM. Spengler, campeão em título e o favorito, Ekstrom, Paffet, Scheider e Tomczyk. Aliás o DTM sempre teve excelentes pilotos. Basta lembrar que Di Resta um dos bons valores da F1 foi campeão de DTM em 2010.
A primeira corrida da época mostrava uma BMW muito forte, uma Mercedes com vontade de lutar pelo título e uma Audi completamente à deriva. O melhor Audi na 1ª corrida foi o de Rockenfeller e apenas fez 8º. Um mau presságio que foi atenuado na 2ª corrida com “Rocky” a vencer mas com o 2º melhor Audi apenas em 7º com o “chefe de equipa” Ekstrom completamente fora de ritmo.
Só 4 corridas depois Rockenfeller voltaria ao primeiro lugar do pódio na Moscow Raceway. Foram as 2 únicas vitórias do piloto Audi. Antes disso tinham vencido Spengler, Paffet, Wickens. Mas a regularidade do alemão foi a chave do seu sucesso. Quando todos os pilotos Audi sofriam para ter bons resultados, Rockenfeller pontuava e ficava frequentemente no top 5. (3 vezes em 2º, 2 vezes em 3º, 1 vez em 5º, 1vez em 8º). Esta regularidade impressionante, mesmo em condições adversas permitiu ao piloto germânico festejar o título justo. Depois da vitoria na Russia, seguiram-se como vencedores Wickens ( por desclassificação de Ekstrom), e Farfus por duas vezes.
Augusto Farfus ficará em 2º lugar e também merece inteiramente a posição. Começou muito bem o ano, teve uma quebra mas fez uma ponta final muito forte e ainda fez tremer Rockenfeller. No ano passado fez 7º e este ano torna-se vice-campeão. É um excelente piloto e apenas não venceu antes no WTCC por não estar nas equipas certas. Mas a qualidade do brasileiro é conhecida e no DTM poderá brilhar. Está de parabéns.
A luta pelo 3º lugar está em aberto com Vietoris, Wickens, Spengler, Paffett e Ekstrom a poder subir ao lugar de bronze. Teremos de esperar por Hockenheim para saber quem ficará nesse lugar.
Foi uma época equilibrada e bastante disputada. Teve momentos muito bons e as corridas foram na sua grande maioria muito animadas. Vale a pena ver o DTM e o próximo ano não será excepção.
Destaques:
Rockenfeller:
Está tudo dito sobre “Rocky”. Lutou com as armas que tinha, foi regular e venceu merecidamente o campeonato. Tem 29 anos e se mantiver este nível de condução poderá repetir façanha. Um piloto muito completo a ter em conta para os próximos anos. Ekstrom que se cuide se quiser continuar a ser o chefe de fila da Audi.
Spengler:
Do céu ao inferno. O campeão em título foi descendo gradualmente de forma, fruto dos maus resultados e da falta de confiança. Algumas manobras que fez não são dignas de um campeão. No próximo ano terá mais uma oportunidade para mostrar o que vale, mas este ano foi um ano para esquecer.
Farfus:
Excelente época do brasileiro a salvar a honra da BMW, quando Spengler perdeu a cabeça e ficou fora da luta. Teve uma quebra a meio do campeonato mas a ponta final mostra que pode e deve fazer mais. Candidato para o ano que vem.
Ekstrom/Green:
O chefe de fila da Audi tal como todos os campeões que alinharam este ano esteve abaixo do esperado. Deixou se levar pelo mau inicio e nunca mais recuperou. Esperava se mais do sueco. Green por seu lado tambem desiludiu.Veio da Mercedes com um bom currículo mas nunca mostrou nada de mais em pista. Tem a obrigação de fazer melhor.
Paffett:
O homem forte da Mercedes nunca se mostrou como uma verdadeira ameaça na luta pelo titulo. A Mercedes iniciava o campeonato à frente da Audi mas não conseguiu manter o andamento e Paffet foi a prova disso.
Tomczy:
O campeão de 2011 está em 17º lugar com um ano miserável. Irreconhecivel em pista, Martin nunca se encontrou este ano e terá de rever muita coisa para atacar o próximo ano.
Filipe Albuquerque:
O português foi apanhado no mau momento da Audi no inicio e teve de lutar bem mais para sair dele pois a equipa dificultou lhe a vida. Más decisões estratégicas e erros na afinação do carro fizeram que o português apenas pontuasse na antepenúltima corrida, fazendo um brilhante 4º lugar. Não vai conseguir repetir o 11º do ano de estreia mas mostra que pode fazer mais. E terá de o fazer para se manter na competição para o ano que vem.
Audi:
Quem viu o inicio do ano pensou que este iria ser uma época penosa para a equipa. Mas Rockenfeller tratou de se manter na luta e a Audi fez o que devia. Melhorou e permitiu a Rockenfeller lutar pelo titulo e estar ainda na luta pelo titulo de construtores. Seria impensável pensar nisso nas primeiras corridas. Mas a casa de Ingolstadt fez das fraquezas força e ressurgiu. Se vencer o campeonato será uma grande vitoria.
BMW:
Parecia ter tudo para vencer este ano mas uma Audi determinada roubou o sonho da revalidação do titulo. Para o ano vão apresentar o novo M4, que promete muito. Tem um leque de pilotos muito bom e se o carro for competitivo são claramente favoritos.
Começou bem mas não foi capaz de acompanhar o andamento da BMW e da Audi. Paffet não esteve bem e o resto dos pilotos também não fez muito pela vida. Pascal Werhlein o jovem que se estreou ocupando o lugar de Ralf Schumacher mostrou talento para ser um caso serio em breve.
Ultima corrida do campeonato no dia 20 de Outubro para decidir o último lugar do pódio e para vermos como se porta Albuquerque.
Fontes:
dtm.com
Fotos:
Retiradas da internet.
Fábio Mendes