Qualificação GP da Coreia – Resumo e destaques

14º GP deste ano, 6ª Pole Position para Sebastian Vettel, no dia em que a Autosprint italiana (não esqueçamos que os italianos são normalmente, fervorosos fãs da Ferrari!), suspeita que o carro da Red Bull tem um sistema de controlo de tracção. Tal suspeita não é nova e, como já tínhamos adiantado no Chicane, existem mais suspeitas do tipo acerca do RB9. Para nós, fica demonstrado mais um  vez que a Red Bull está um passo mais à frente do que as restantes equipas. Mas vamos focar-nos na qualificação de hoje, às 6h!

Acordávamos a pensar que os Mercedes poderiam fazer frente aos Red Bull e com uma certeza absoluta: fosse qual fosse a qualificação de Webber, largaria 10 posições abaixo, devido ao castigo imposto depois de andar à boleia do Ferrari de Alonso…deve ter sido a primeira vez que um piloto Red Bull precisa da Ferrari! 
Na Q1 saiu primeiro o Sauber de Gutierrez “calçado” com pneus médios logo seguido de vários pilotos todos eles também com médios. Esta semana falou-se muito no regresso de Barrichello à F1 possivelmente para a equipa de Peter Sauber, mas o jovem mexicano deu-se muito bem na pista coreana. No final da 1ª sessão de qualificação tinhamos Raikkonen na frente, com a maioria dos pilotos já com os pneus supersoft, a tentarem baixar tempos. 
Ficaram de fora na Q1: Bottas, Maldonado, Pic, Van der Garde, Bianchi e Chilton. O piloto francês da Marussia, Jules Bianchi, foi penalizado e vai largar de 22º, por impedir a passagem de Di Resta.
Os tempos da Q1:
1
RAIKKONEN
LOTUS
1:38.341
2
ROSBERG
MERCEDES
+0.077
3
HULKENBERG
SAUBER
+0.086
4
ALONSO
FERRARI
+0.179
5
RICCIARDO
TORO ROSSO
+0.184
6
HAMILTON
MERCEDES
+0.233
7
VETTEL
RED BULL
+0.342
8
GUTIERREZ
SAUBER
+0.384
9
BUTTON
MCLAREN
+0.541
10
MASSA
FERRARI
+0.543
11
SUTIL
FORCE INDIA
+0.647
12
PEREZ
MCLAREN
+0.708
13
GROSJEAN
LOTUS
+0.724
14
VERGNE
TORO ROSSO
+0.734
15
WEBBER
RED BULL
+0.797
16
DI RESTA
FORCE INDIA
+0.844
17
BOTTAS
WILLIAMS
+1.129
18
MALDONADO
WILLIAMS
+1.646
19
PIC
CATERHAM
+2.523
20
VAN DER GARDE
CATERHAM
+2.530
21
BIANCHI
MARUSSIA
+2.828
22
CHILTON
MARUSSIA
+2.981

Na Q2, assistimos à saída dos pilotos com os pneus supersoft e a Mercedes a “fazer pela vida”, tentando bater os demais pilotos. Hamilton até conseguiu um bom tempo, não fosse Vettel fazer melhor e garantir o primeiro lugar da sessão. Para além disso, a Sauber incomodava a Mclaren com os tempos mais rápidos das equipas do “meio da tabela”, até a Toro Rosso e a Force India que estiveram sempre à frente da Sauber durante a época, se sentiam incomodadas. No nosso entender, serão nestas equipas que haverá luta até ao fim da época e que nos vão fazer ver atentamente o resto da temporada.
De fora ficaram: Perez, Button, Ricciardo, Sutil, Di Resta e Vergne.
Os tempos da Q2 ficaram assim:
1
VETTEL
RED BULL
1:37.569
2
HAMILTON
MERCEDES
+0.255
3
WEBBER
RED BULL
+0.271
4
HULKENBERG
SAUBER
+0.344
5
ALONSO
FERRARI
+0.409
6
ROSBERG
MERCEDES
+0.462
7
GROSJEAN
LOTUS
+0.507
8
RAIKKONEN
LOTUS
+0.612
9
MASSA
FERRARI
+0.726
10
GUTIERREZ
SAUBER
+0.758
11
PEREZ
MCLAREN
+0.793
12
BUTTON
MCLAREN
+0.796
13
RICCIARDO
TORO ROSSO
+0.848
14
SUTIL
FORCE INDIA
+0.862
15
DI RESTA
FORCE INDIA
+1.149
16
VERGNE
TORO ROSSO
+1.212
Chegada a Q3, as principais equipas alinhavam-se para o que esperava uma entusiasmante qualificação, mas não foi. Depois da saída de 5 carros no inicio da sessão, apenas para marcar um tempo, a cerca de 1 minuto e meio do fim da qualificação, saem os 10 carros para a pista, mas ninguém conseguia bater o tempo de Vettel (um dos 5 carros que saíram no inicio e fez logo o tempo necessário). Parecia a qualificação de Singapura, em que Vettel fez o melhor tempo e depois esperou nas boxes pelo fim da Q1, mas aqui, talvez com receio dos Mercedes, ele também saiu uma segunda vez, mas nem sequer chegou a marcar tempo, porque todos os outros não foram capazes de baterem o seu primeiro tempo. A única ponta de emoção foi Hamilton que fez melhor que Webber, conseguindo a 2º posição na qualificação, mas mesmo assim o australiano sabia que nunca ficaria nos 10 primeiros da grelha, devido à penalização.
Os 10 primeiros ficam assim:

1

VETTEL
RED BULL
1:37.202
2
HAMILTON
MERCEDES
+0.218
3
WEBBER
RED BULL
+0.262
4
GROSJEAN
LOTUS
+0.329
5
ROSBERG
MERCEDES
+0.477
6
ALONSO
FERRARI
+0.836
7
MASSA
FERRARI
+1.021
8
HULKENBERG
SAUBER
+1.035
9
GUTIERREZ
SAUBER
+1.203
10
RAIKKONEN
LOTUS
+1.620

Destaques

Sauber: Para nós foi uma lufada de ar fresco na qualificação, ver os dois Sauber a chegarem à Q3. Hulkenberg continua numa excelente forma e consegue sair de 7º amanhã, mas a verdadeira surpresa foi ver o bom andamento de Gutierrez, que vai largar atrás do colega de equipa. Será que vai ser para continuar a boa condução do mexicano e se for, irá ainda a tempo de se manter na F1 para o ano? 
Mercedes: Tentaram bater Vettel, mas o máximo que conseguiram foi bater Webber que até já tinha desistido de tentar um melhor tempo. Hamilton parece estar mais atento na condução ao contrário do que aconteceu nos últimos GP´s. A Rosberg falta sempre qualquer coisa…ficamos à espera de amanhã.
Ferrari: Notou-se que o carro parece mais afinado para este circuito, ainda assim ficaram atrás da Mercedes, que a nosso ver, são a equipa que se têm de defender. Alonso mostrou a qualidade que nós sabemos que tem e Massa vai com certeza “proteger” o chefe de fila.
Lotus: Kimi parecia, na Q1, querer dizer presente e Grosjean começa a dar mais garantias de um piloto já feito. No final, boa qualificação de Romain Grosjean, sem dar muito nas vistas, mas consegue o 3º lugar, já Iceman, não sabemos muito bem o que lhe aconteceu, mas por momentos pensamos que tinha ido embora da última sessão de qualificação, largando em 9º. Conseguirá melhor na corrida?
Mclaren/Force India/Toro Rosso:  Destas 3 equipas o melhor classificado foi Perez em 10º e é muito pouco. A Force India já tem dado mostras de carências do carro, a Mclaren tem tido uma muito má época e a Toro Rosso dá sinais de que os pilotos já não devem estar com a cabeça na equipa. Nota para Di Resta: não gostamos muito de pilotos “queixinhas” e o escocês hoje, sem argumentos para lutar por uma melhor qualificação, queixou-se de Bianchi, que no nosso entender foi mal penalizado, por não o ter deixado passar, quase no final da sessão. 
Williams/Caterham/Marussia: Perdoem-nos por colocar a Williams junto com Caterham e Marussia, mas ou muito nos enganamos e a Williams poderá ficar atrás de uma delas. Há qualquer coisa que nos diz isso! De resto, Bottas dá sinais que não é deste campeonato, já os restantes não temos a certeza. Mais uma vez a Caterham à frente da Marussia.
Red Bull: Deixamos para o fim a equipa que menos temos a destacar, por simplesmente ser igual a si própria. Têm os campeonatos, de pilotos e de equipas, nas mãos e apenas têm de gerir, mas fazem melhor que isso: esmagam simplesmente a concorrência. Mas as suspeitas de que têm alguma arma secreta não regulamentada, já são muitas e onde há fumo, há fogo. Será mesmo assim?
Fotos:
f1-fansite.com
formula1.com
crash.net
i4u.com
automobilsport.com

Amanhã ás 7h podemos seguir a corrida em directo…senão esperem que nós vamos estar em cima dos acontecimentos!
Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.