GP da India: destaques da qualificação.

Red Bull: 
Mais uma pole para Vettel (7ª este ano) e record de pista batido pelo alemão. Parece tudo encaminhado para a festa do titulo no final da corrida. As probabilidades de se sagrar já campeão são enormes e só algo fora do normal poderá impedir Vettel de conquistar o 4º titulo. Este ano o domínio tem sido tremendo e nenhuma equipa chegou perto dos Red Bull. Muito haverá ainda para dizer sobre este domínio. O sistema de controlo de tracção que supostamente tem favorecido os Red Bull está ainda no centro das atenções. Hoje um jornal alemão dizia que este sistema está instalado apenas no carro de Vettel ( desconfiamos que não seja o caso). De qualquer forma o champanhe já estará no fresco para abrir amanha.
Mercedes:
Já há muito tempo que não víamos os 2 Mercedes a “brilhar” numa qualificação. Depois de um inicio de época titubeante a equipa ganhou em velocidade e as poles eram o forte dos Silver Arrows. Mas o domínio dos Bull´s alastrou-se para as qualificações e os Mercedes viram se privados de brilhar onde podiam. A ultima vez que Rosberg e Hamilton conseguiram ficar juntos no top 3 foi na Grã Bretanha. O ritmo de corrida não está ainda no ponto e este ano será certamente para afinar a próxima época. Os Ferrari e o Lotus de Kimi parecem ser neste momento uma ameaça mais “seria” aos Red Bull que os Mercedes.
Ferrari: 
Massa outra vez a dar nas vistas. Já é a 7ª vez que fica à frente de Alonso nas qualificações este ano (5 depois do anúncio da saída da Ferrari). A possibilidade de o brasileiro ingressar na Williams está a ser cada vez mais comentada e é provável que seja anunciado para breve uma decisão. É uma decisão boa por ambas as partes. Williams consegue um piloto experiente e com vontade de provar o seu valor e Massa entra num histórico com vontade de ressurgir e com uma época em que os menos favoritos podem dar nas vistas. Já Alonso continua com relações complicadas na Ferrari mas o seu talento e a dupla com Kimi já está a aguçar o apetite para os adeptos. Esperamos mais uma corrida à Alonso com muita garra  determinação.  O pódio é uma forte possibilidade.
Lotus: 
Tínhamos previsto falar de Grosjean pois o francês estava em crescendo e com prestações muito sólidas. O despenho na qualificação não se pode resumir só  a uma má opção estratégica. Está será a prova dos 9 para o francês. Se conseguir acabar numa boa posição teremos a confirmação que o crescimento do piloto é uma realidade e não uma ilusão momentânea. Kimi discreto como é seu apanágio nas qualificações e mais ainda desde que assinou pela Ferrari. Mas em corrida a conversa é outra. É sempre um nome a ter em conta.
McLaren: 
Parece que vão ficar sem vencer uma corrida em 2013. Num ano que devia ser de festa, a equipa de Woking está a viver um pesadelo. O MP4/28 será lembrado pelos piores motivos.Perez finalmente conseguiu ficar à frente de Button e terá de colocar a carne toda no assador para mostrar que merece ficar na equipa.  Foi anunciado que o possível line up para 2015 será Alonso e Magnussen. Uma coisa é certa, Perez parece cada vez mais carta fora do baralho. Esperemos que não fique fora da F1 por causa disso.
Force India: 
A jogar em “casa” a Force India quererá apagar a má imagem dos últimos GP e voltar a brilhar como fez nas corridas iniciais. Sutil está em 12º mas a nossa maior curiosidade centra-se em DiResta. O britânico que agora parece que se manterá na equipa  tem de mostrar que pode fazer mais. Já mostrou talento para isso. Veremos se consegue subir da 13ª posição. Achamos que ficará no top 10.
Sauber: 
Hulkenberg a provar que está pronto para a Lotus e se ele não for a opção escolhida será a maior parvoíce dos últimos tempos ( apenas superada pela não entrada de Félix da Costa para a Toro Rosso). O alemão e bom e já o mostra há muito tempo. Tem de entrar numa equipa que o faça ganhar. 7º e mais uma exibição muito convincente. Gutierrez não deslumbrou na qualificação e voltou a mostrar parte fraca, mas vamos esperar para ver a corrida. Se continuar a mostrar valor pode ser que comece  a convencer-nos. Até lá mantemos muitas reticencias.
Toro Rosso: 
Ricciardo em  11º e Vergne em 14º. Depois da desilusão que nos deram esta semana temos pouca vontade em falar na equipa, e ele deram nos motivos para isso. Não brilharam nem estiveram mal. Estavam encaminhados para fazer uma boa época mas o regresso da Sauber e a boa parte inicial da Force India fará com que fiquem apenas à frente da Williams. Não temos pena.
Williams: 
Maldonado, o suposto candidato ao lugar da Lotus ( até nos dói escrever isto) continua a mostrar um desempenho fraco. Não merece de todo ir para a Lotus. Se for é a maior injustiça dos últimos tempos. Já sabemos que o dinheiro pode fazer milagres mas este ultrapassa os limites do razoável. Bottas fez pela vida, conseguiu o 15º  posto e merece manter-se na Williams. A possível dupla com Massa poderá ser muito interessante.


Caterham / Marussia:
Bianchi na frente dos Caterham. Não é espantoso pois já aconteceu e só não acontece mais vezes porque o carro não lhe permite. Um talento este francês. Já Chilton mostra que é fraquinho e só o dinheiro o manterá na Marussia. Bianchi e Magnussen na Marussia seria um line up fantástico. Os Caterham ainda não conseguiram ficar à frente da Marussia e o tempo começa a escassear para que isso aconteça. Com outros pilotos ( assim de repente estamos a lembrar nos de Kovaleinen) estariam por certo na frente dos Marussia.
Amanhã a mais que provável festa de consagração de Vettel. A seguir com atenção as corridas de Alonso e Kimi na luta pelo pódio, Hulkenberg a procura do top5 e ver se os McLaren dão outro ar ( especialmente Perez). Tudo para confirmar amanha e para seguir aqui no Chicane.

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.