Circuito de Yas Marina.

19ª e última jornada  do campeonato do mundo de Formula 1. A época do grande circo chega ao fim e o título de pilotos está ainda por decidir. A luta Hamilton vs Rosberg está no centro das atenções. Quem se sagrará campeão? Será capaz Hamilton de juntar um 2º titulo à sua colecção de troféus. Terá Rosberg o que é preciso para contrariar o favoritismo do britânico?

A polémica regra dos pontos a dobrar está a trazer um colorido extra à corrida, pois ainda há posições a definir no que diz respeito ao campeonato de constructores. A Williams, Ferrari e McLaren vão por certo dar tudo por tudo para conseguir amealhar o máximo de pontos possível e quem sabe subir na geral dos construtores. Estão reunidos os ingredientes todos para uma corrida emocionante.

O palco será em Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, uma das pistas que gostamos bastante.

A pista foi inaugurada em Outubro de 2009, e desenhada pelo engenheiro alemão Hermann Tilke. A assinatura do alemão está bem presente neste traçado, como  se pode ver pelas muitas curvas a 90 graus e secções lentas e pouco fluídas. Ainda assim não foi o pior que Tilke já desenhou e a envolvência das luzes e do cenário em volta do asfalto, tornam Yas Marina numa das pistas mais apelativas do calendário.

Event 01 of the Australian V8 Supercar Championship Series

No total são 21 curvas ao longo da Marina da ilha de Yas. É considerada uma das melhores pistas do mundo pelas infraestruturas que possui e pelo asfalto, importado directamente da Inglaterra, que permite níveis de aderência muito bons e muito elogiados pelas equipas. É também a pista mais cara de sempre com um custo de aproximadamente 800 milhões de euros.

A corrida tem a particularidade se iniciar ainda de dia e acabar já noite dentro, dando um ambiente diferente e que não se encontra em nenhuma outra pista. A opinião dos pilotos não é unânime e nos primeiros GP a pista tornou-se muito monótona por não ter muitos pontos de ultrapassagem. Foi pensada uma alteração ao traçado para promover as ultrapassagens mas a introdução do KERS e do DRS mitigaram a necessidade da alteração. Ainda assim, é uma pista onde as ultrapassagens não abundam e onde a qualificação tem uma importância acrescida

Dados estatísticos da Pista:

Comprimento da pista: 5.554Km
Nº de voltas: 55
Volta mais rápida em corrida: Sebastian Vettel, 2009, 1:40:279
Record de pista: Lewis Hamilton, 2011, 1:38:424
Passagens de caixa por volta: 68
Uso de combustível por volta: 1.8Kg
Nivel de Downforce: Alto
Pneus para 2014: Soft e Super Soft

 

 Traçado de Yas Marina

 Sem Título

Lista de vencedores :

Ano Data Pole Position Tempo Vencedor Tempo Volta mais rápida Tempo Detalhes
2014 23 de Novembro Detalhes
2013 3 de Novembro Austrália Mark Webber (Red Bull) 1:39:957 Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull) 1:38:06.107 Espanha Fernando Alonso (Ferrari) 1:43:434 (na volta 55) Detalhes
2012 4 de Novembro Reino Unido Lewis Hamilton (McLaren) 1:40.630 Finlândia Kimi Räikkönen (Lotus) 1:45:58.667 Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull) 1:43.964 (na volta 54) Detalhes
2011 13 de Novembro Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull) 1:38.481 Reino Unido Lewis Hamilton (McLaren) 1:37:11.886 Austrália Mark Webber (Red Bull) 1:42.612 (na volta 51) Detalhes
2010 14 de Novembro Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull) 1:39.394 Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull) 1:39:36.837 Reino Unido Lewis Hamilton (McLaren) 1:41.274 (na volta 47) Detalhes
2009 1 de Novembro Reino Unido Lewis Hamilton (McLaren) 1:40:948 Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull) 1:34:03.414 Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull) 1:40.279 (na volta 54) Detalhes

Volta onboard do circuito:

 
Fontes:
f1.com
wikipedia.pt

Fábio Mendes
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