A decisão correcta de Massa

Soubemos ontem que Felipe Massa vai para a Williams, uma movimentação que não é uma surpresa, pelo menos para nós que desde o anúncio de Kimi na Ferrari, referimos que a Williams, a par da Lotus seriam as opções mais apetecíveis.

Massa foi para a Williams, o que para a equipa deve ser uma alegria imensa pois implica a saída de Maldonado. Além disso chega à equipa um piloto experiente, que já lutou por títulos, que esteve anos a fio sujeito à pressão inerente que é estar na Scuderia Ferrari, onde os maus resultados são raramente perdoados.
A vida de Massa na Ferrari não foi fácil. Depois de ter lutado até ao fim em 2008 pelo campeonato e ter perdido na última curva, seguiu-se o acidente em 2009 que quase o levava desta para melhor. Teve uma recuperação espantosa e o regresso às pistas foi rápido. Mas Massa nunca mais foi o mesmo. Esteve sempre sob pressão e nunca se conseguiu livrar do rotulo de 2º piloto (por culpa própria, pois nunca mostrou regularidade para competir com Alonso). Esteve sempre na corda bamba nos últimos anos e esta situação era previsível.
Desde que foi despedido, Massa mostrou que está vivo. Mais alegria, mais aguerrido em pista, a sua qualidade que teimou em estar escondida começou a aparecer novamente. E isso valeu lhe o ingresso num dos históricos do paddock. Trabalhar para Sir Frank Williams é sempre um privilégio.  O brasileiro precisava de um novo desafio. Ser o “moço de recados” de Alonso levou o brasileiro a uma resignação quase chocante. Com este desafio entra quase de certeza como piloto nº1 o que vai aumentar a confiança de Felipe.
Massa tem agora uma tarefa bem aliciante pela frente. A Williams vem de um período horrível em que os resultados não aparecem. O carro não tem a velocidade exigida e não foi a melhor ferramenta nesta época. A equipa passa por uma momento de reestruturação tentando voltar a ganhar saúde financeira, que permita voltar aos gloriosos anos 80/90 onde venciam tudo e todos. Nada melhor que um piloto experiente para voltar a colocar a equipa no trilho das vitórias. É provável que seja uma tarefa inglória, pois será complicado vencer a curto prazo (a não ser que consigam interpretar melhor que ninguém os novos regulamentos… mas os grandes do grid estão a apostar forte no reforço das equipas técnicas o que dificulta a tarefa). A pressão de vencer para já não é preocupação, como tal “Felipe baby” pode perfeitamente usar o seu conhecimento para ajudar a equipa e aproveitar para fazer o que mais gosta… pilotar um F1.
E quanto a nós é a decisão correcta. Não sabemos se a Lotus contactou Massa mas mesmo que o tivesse feito, achamos que este é o passo certo. A Lotus esperaria se calhar que Massa fizesse o que Kimi tem feito até agora… Fazer omeletes sem ovos. E seria injusto para Massa ser comparado a Kimi. Massa é bom mas Kimi só há um. Na Williams entra numa equipa em reconstrução que quererá ir passo a passo sem precipitações. Como dissemos é o projecto que parece mais aliciante para o brasileiro.
É uma excelente adição para a Williams que agora tem um Line up bem mais interessante. Bottas tem algum potencial (tem desiludido nesta recta final) e com um carro a sério poderá surpreender. Juntar a juventude a experiência é sempre uma boa escolha.
Falta saber se a Williams fará uma jogada ainda melhor. Ross Brawn poderá estar de saída da Mercedes e se quiser um desafio difícil mas aliciante poderá optar pela Williams que já disse que tem portas e janelas abertas para a entrada do britânico, assim saia ele da Mercedes. Por enquanto é Rob Smedley, engenheiro de Massa na Ferrari, que já está  na calha para a Williams o que seria também uma excelente aposta.Poderá ser o ressurgir da Williams. E nós queremos muito que isso aconteça.

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.