Os Portugueses em Macau.

Portugal tem fortes raízes em Macau. Aquele que era o “nosso” pedaço de terra fora da Europa e que nos relembrava da grandeza das proezas dos nossos descobridores. Este fim de semana os “exploradores” são de outra espécie. Félix da Costa e Tiago Monteiro, cada um na sua categoria, vão tentar fazer aquilo que já fizeram no passado… Brilhar num dos mais difíceis circuitos do mundo. O Circuito da Guia. Um teste ao talento e à coragem dos pilotos.
Hoje foram as qualificações e até agora as coisas parecem bem encaminhadas para as cores lusas.
Félix da Costa foi o primeiro a ser chamado ao serviço. Conseguiu o 5º lugar mas está muito optimista em relação ao fim de semana. O português ficou a 0.5 seg do italiano Marciello ( o novo protegido da Ferrari) mas só no primeiro sector perdeu 0.7 seg. por não ter tido um cone de ar para ajudar. No sector mais alto da cidade com as bem conhecidas curvas e contracurvas, o nosso Formiga fez melhor que toda a gente ( a provar o seu enorme talento). Amanhã será a corrida de qualificação para a grande prova de domingo. Hora marcada para as  6 da manhã hora portuguesa e com transmissão na TVI ( finalmente a TV publica a apostar no automobilismo e não na parvoíce fechada em 4 paredes).

Declarações do nosso Formiga retiradas da Página oficial do Facebook.

Fui 5º na qualificação hoje aqui em Macau. Apenas no primeiro sector que é feito a fundo perdi cerca de 0,7 segundos, isto pois fiz a minha volta rápida sem nenhum carro à frente, logo sem cone de aspiração. No segundo sector, o mais técnico sou o mais rápido de todos os pilotos o que mostra que estamos com boa performance. Hoje não fomos felizes neste aspecto mas estamos no grupo da frente e amanhã na corrida de qualificação vou procurar recuperar 1 ou 2 lugares para estar em posição de lutar pela vitória no Domingo na final! Obrigado a todos pelo apoio aqui em Macau e também de Portugal, amanhã podem ver a corrida em directo na TVI24 às 06:00 portuguesas.”
Resultado da qualificação:
Pos  Driver                  Team/Car                        Time       Gap
1. Raffaele Marciello Prema Dallara-Merc 2m11.555s
2. Felix Rosenqvist Mucke Dallara-Merc 2m11.622s +0.067s
3. Alex Lynn Prema Dallara-Merc 2m11.639s +0.084s
4. Lucas Auer Prema Dallara-Merc 2m12.052s +0.497s
5. Antonio Felix da Costa Carlin Dallara-VW 2m12.083s +0.528s
6. Tom Blomqvist Fortec Dallara-Merc 2m12.111s +0.556s
7. Pipo Derani Fortec Dallara-Merc 2m12.144s +0.589s
8. Jazeman Jaafar Carlin Dallara-VW 2m12.225s +0.670s
9. Harry Tincknell Carlin Dallara-VW 2m12.409s +0.854s
10. Jordan King Carlin Dallara-VW 2m12.616s +1.061s
11. Alexander Sims T-Sport Dallara-Nissan 2m12.698s +1.143s
12. Will Buller Fortec Dallara-Merc 2m12.768s +1.213s
13. Kevin Korjus Double R Dallara-Merc 2m13.053s +1.498s
14. Carlos Sainz Jr Carlin Dallara-VW 2m13.173s +1.618s
15. Esteban Ocon Prema Dallara-Merc 2m13.333s +1.778s
16. Nicholas Latifi Carlin Dallara-VW 2m13.551s +1.996s
17. Yuhi Sekiguchi Mucke Dallara-Merc 2m13.833s +2.278s
18. Lucas Wolf URD Dallara-Merc 2m13.938s +2.383s
19. Antonio Giovinazzi Double R Dallara-Merc 2m14.018s +2.463s
20. Yuichi Nakayama TOM'S Dallara-Toyota 2m14.308s +2.753s
21. Dennis van de Laar Mucke Dallara-Merc 2m14.310s +2.755s
22. John Bryant-Meisner Fortec Dallara-Merc 2m14.570s +3.015s
23. Sean Gelael Double R Dallara-Merc 2m14.657s +3.102s
24. Nelson Mason Zeller Dallara-Merc 2m14.706s +3.151s
25. Ed Jones Fortec Dallara-Merc 2m14.975s +3.420s
26. Sun Zheng Double R Dallara-Merc 2m18.912s +7.357s
27. Stefano Coletti Eurointernational Dallara-Merc
28. Katsumasa Chiyo B-Max Dallara-Toyota
Tiago Monteiro foi 2º na qualificação em WTCC, não chegado ao francês Muller que bateu o record de qualificação em WTCC. O francês esteve imparável e conseguiu assim a pole em Macau, algo que faltava ao seu já vasto currículo. Monteiro ficou a 1 seg de distancia do Chevrolet de Muller, sem argumentos para contrariar o poderio do carro do francês. Logo a seguir a Monteiro aparece Tarquini, a 0.05 seg., seguido de Rob Huff, o especialista de Macau, Michelisz. Um resultado muito positivo para Monteiro que lhe abre assim boas prespectivas para o fim de semana. Lembrar que Monteiro subiu ao pódio de forma inesperada no ano passado já com a Honda, quando a marca ainda testava apenas o carro.

Decalarções de Monteiro no seu site:

Foi melhor do que estávamos à espera. Apesar de termos sido sempre rápidos estávamos preocupados com os nossos adversários. Mas nesta pista não só a rapidez conta. A experiência e confiança têm um peso bastante elevado e felizmente a minha volta foi óptima. Estou bastante contente”.

“Para conseguir chegar à vitória preciso de passar o Muller no arranque e não será tarefa fácil, mas não impossível. Mas ficaria igualmente muito satisfeito se conseguisse um lugar no pódio. A equipa nesta segunda metade da época fez um trabalho notável, demos um passo em frente a todos os níveis e todos merecem esta recompensa. Vamos ver o que conseguimos fazer. Em Macau tudo pode acontecer”
Resultado da qualificação:
Pos  Driver               Team/Car                  Time       Gap
1. Yvan Muller RML Chevrolet 2m28.933s
2. Tiago Monteiro Honda 2m29.933s +1.000s
3. Gabriele Tarquini Honda 2m29.991s +1.058s
4. Rob Huff Munnich SEAT 2m30.107s +1.174s
5. Norbert Michelisz Zengo Honda 2m30.224s +1.291s
6. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet 2m30.248s +1.315s
7. Tom Chilton RML Chevrolet 2m30.583s +1.650s
8. James Nash Bamboo Chevrolet 2m30.723s +1.790s
9. James Thompson Lada 2m31.189s +2.256s
10. Tom Coronel ROAL BMW 2m31.287s +2.354s
11. Marc Basseng Munnich SEAT 2m31.482s +2.549s
12. Tom Boardman Special Tuning SEAT 2m34.989s +6.056s
13. Pepe Oriola Tuenti Chevrolet 2m31.800s Q1
14. Mehdi Bennani Proteam BMW 2m32.178s Q1
15. Stefano D'Aste PB BMW 2m32.666s Q1
16. Fredy Barth Wiechers BMW 2m32.961s Q1
17. Darryl O'Young ROAL BMW 2m33.104s Q1
18. Hugo Valente Campos SEAT 2m33.265s Q1
19. Konstantins Calko Campos SEAT 2m33.847s Q1
20. Mikhail Kozlovskiy Lada 2m34.224s Q1
21. Franz Engstler Engstler BMW 2m34.667s Q1
22. Charles Ng Engstler BMW 2m34.775s Q1
23. Rene Munnich Munnich SEAT 2m35.999s Q1
24. Henry Ho Engstler BMW 2m37.142s Q1
25. Filipe de Souza China Dragon Chevrolet 2m37.920s Q1
26. Yukinori Taniguchi Nika Chevrolet 2m38.468s Q1
27. Jeronimo Badaraco Son Veng Chevrolet 2m38.866s Q1
28. Michael Soong Campos SEAT 2m39.897s Q1
29. Joseph Rosa-Merszei Engstler BMW 2m40.551s Q1
30. Eurico de Jesus PAS Honda 2m41.016s Q1
31. Ng Kin Veng China Dragon Chevrolet 2m41.494s Q1
32. Celio Alves Dias China Dragon Chevrolet 2m42.521s Q1
33. Mak Ka Lok RPM BMW 2m42.959s Q1
34. Lam Kam San China Dragon Chevrolet 2m46.831s Q1
Breve referencia a Ni Amorim que fez o 12º tempo na Scirocco-R Masters Challenge, uma prova para veteranos convidados ficando a 3.8 seg da pole, mas ficando com o melhor tempo no 3º sector.
1º Alain Menu 2m46.282s
2º Duncan Huisman 2m47.057s
3º Mike Conway 2m47.079s
4º Nicola Larini 2m47.387s
5º Emanuele Pirro 2m47.840s
6º David Brabham 2m47.939s

12º Ni Amorim 2m50.103s


Estes resultados são a prova que os nosso portugueses estão bem e recomendam-se e que os “kit de unhas” estão apurados. Haverá muita gente a tentar menosprezar o talento de ambos mas o Circuito da Guia é o verdadeiro teste. E aí sempre responderam presente e com boas prestações. Esperamos ter ainda mais motivos para nos orgulhar.
Fontes:
autosport.com
autosport.pt
Fábio Mendes
Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.