Na primeira pessoa III – Qual o futuro do Circuito de Vila Real?

Os motores dos bólides vão de novo ouvir-se pela cidade de Vila Real. O mítico circuito transmontano está de volta, após a última edição, em 2010. Cumprindo a grande promessa eleitoral, o novo presidente da câmara de Vila Real garantiu desta maneira o regresso de um dos traçados automobilísticos favoritos de pilotos e publico.

Mas qual o real futuro do Circuito de Vila Real?
A edição de 2014 será crucial para as futuras edições, pois a internacionalização é um passo inevitável para a sua sobrevivência. Falando com a cabeça e deixando o coração de lado, não será possível manter vivo este traçado apenas com a realização do campeonato nacional de velocidade, nas suas várias vertentes, pois os custos de realização do evento são elevados, e panorama nacional não é de todo o mais vantajoso. 
É preciso dar visibilidade além-fronteiras, e 2014 tem de servir de “chamariz” para patrocinadores e investidores. É preciso mostrar algo diferente, que as edições modernas do Circuito de Vila Real ainda não mostraram, como por exemplo transmissões televisivas das provas. Cativar uma cadeia televisiva a fazê-lo seria “ouro sobre azul”, pois não existe melhor meio de publicidade do que a televisão. Uma “Bola TV”, “Porto Canal” ou mesmo a “RTP2” a transmitir em directo as provas seria uma forma de relembrar as pessoas do circuito e provavelmente seria mais um passo para o crescimento do Circuito de Vila Real.
No plano desportivo, 2014 terá algumas boas novidades. O troféu 500 Abarth vai marcar presença no fim-de-semana 21 e 22 de Junho de 2014, além dos sempre animados Clássicos até 1300cc e cilindradas acima. Nos GT´s será uma incógnita quanto à sua adesão, pois exactamente nos mesmo fim-de-semana, no circuito do AIA no Algarve, realiza-se a etapa portuguesa do FIA GT Series, onde os pilotos portugueses marcam sempre presença. 
Outras das possibilidades é a Clio Cup, prova monomarca, que para a próxima temporada terá um troféu Ibérico, com provas entre Portugal e Espanha, sendo Vila Real uma das possibilidades de integrar o calendário. Ainda assim nada está confirmado e ainda poderá surgir uma ou outra novidade vinda dos pais vizinho.
No plano desportivo está assegurado o espectáculo, falta mesmo garantir todas as condições para que o nosso mítico Circuito de Vila Real, seja uma realidade para além de 2014. Paddock, capacidade hoteleira, visibilidade na comunicação social, transmissões televisivas serão essenciais na tão desejada internacionalização do traçado transmontano. 
O espectáculo dos automóveis estará de volta a Vila Real, esperemos que sejam cridas as condições para ficar.
Fotos:
Retiradas da Página de Facebook “Pelo Regresso do Circuito de Vila Real” :
https://www.facebook.com/PeloRegressoDoCircuitoDeVilaReal/photos_stream
Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.