Finalizamos a análise dos pilotos com os 4 primeiros, que quanto a nós se superiorizaram em relação aos demais.
4º Nico Hulkenberg – Nota 7
Passou da Force India para a Sauber, que vinha de um 2012 bastante positivo. Toda a gente encarou como um passou para o lado, pois o germânico não iria encontrar mais condições do que na Force India (se bem que as prestações de 2012 pudessem dar algum alento). Na Sauber encontrou um carro complicado e que demorou muito a evoluir. Foi aguentando o barco até à segunda metade do ano, onde o carro deu um salto qualitativo e todo o talento de Hulkenberg veio ao de cima. Em Monza brilhou, partindo para uma série de resultados excelentes para o que se esperava da Sauber em 2013. Hulkenberg provou mais uma vez que é um piloto de top e o seu lugar já devia ser numa equipa de topo. Ainda não foi desta que conseguiu o lugar merecido mas não deverá demorar muito até que isso aconteça. Foi um ano bom para Hulk. Mas o alemão já elevou tanto a fasquia que só consideraremos um ano muito bom quando finalmente vencer. Quanto a nós será um dos futuros campeões do mundo.
Pontos: 51
Lugar 10º
Melhor que o companheiro de equipa em qualificação: 18 em 19 possíveis.
Melhor que o companheiro de equipa em corrida: 12 em 15 possíveis.
Na Force India terá como companhia Perez formando a dupla mais interessante do grid. Vão juntar-se os dois pilotos mais talentosos da “mesma geração”. Veremos como Hulkenberg se dá na Force India que bem conhece. E esperemos que a Force India lhes forneça um carro para brilharem.
O Iceman mostrou este ano todas as suas qualidades em pista. Foi a par de Vettel e Alonso o melhor piloto e só não fica à frente do espanhol por causa do atrito com a Lotus e pela operação às costas que o retirou das 2 ultimas corridas. Raikkonen aproveitou de maneira soberba os pontos fortes do E21 e esteve na frente até estalar a confusão da ida para a Ferrari. Caso Vettel não estivesse tão forte na segunda metade do ano, poderia ter sido um ano histórico. Ainda assim ficou mais uma vez provado que Kimi é dos mais talentosos pilotos do grid e que com um carro bom pode fazer frente a Vettel e à Red Bull.
Pontos: 183
Lugar: 5º
Melhor que o companheiro de equipa em qualificação: 10 em 17 possíveis.
Melhor que o companheiro de equipa em corrida: 8 em 12 possíveis
Kimi é um talento brutal dentro de pista, e um figurão fora dela. A legião de fãs que tem não engana. Kimi é mesmo a estrela da companhia. Consegue fazer muito com pouco, é o melhor a defender a sua zona e consegue conciliar com mestria ataque e defesa. Não há como não gostar de Kimi.
A máxima do futebol “bola na frente e fé em Alonso” podia bem ser aplicada na Ferrari. A Scuderia falhou outra vez ao não dar ao espanhol um carro para lutar pelo campeonato. E Alonso sentiu isso. Não foi o guerreiro do ano passado. É certo que o seu desempenho em pista manteve-se excelente mas não foi o mesmo Alonso de 2012. As afirmações que queria um carro novo, deixando ficar mal a Ferreri e deixando Montezemolo chateado, vieram arrefecer uma relação que até aqui tinha sido boa. A verdade é que Alonso mais uma vez faz segundo e foi o melhor piloto do ano a seguir a Vettel. A Ferrari reforçou se muito e bem a nível técnico e será provavelmente um sério candidato para o ano que vem. E além disso haverá Kimi na mesma equipa. E Alonso está mortinho por ganhar mais um troféu. Não somos fãs do espanhol mas não há como negar a qualidade de Alonso. Está num nível soberbo Já devia ter mais um título de campeão em seu nome.
Pontos: 242
Lugar: 2º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação:
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida:
Corridas terminadas:
A dupla Alonso/ Raikkonen vai animar e muito o próximo ano. Não será se calhar o duelo mais interessante de seguir mas será certamente um dos pontos altos do ano. E será o grande desafio para ambos. Antes de tentar vencer os adversários terão de tentar vencer o seu colega de equipa. A Ferrar fez o favor de apimentar 2014. Nós agradecemos.
Foi o alvo a abater mas ninguém foi rápido o suficiente para o fazer. A época de Vettel foi quase perfeita. Esteve sempre nos lugares da frente e na 2ª parte do campeonato o seu domínio foi avassalador. Soube tirar partido do RB9, fazendo assim uma dupla imbatível. A forma como conseguia ser 1-2 seg mais rápido por volta chegava a ser inacreditável. Foi assobiado (injustamente), mas é expectável, quando se ganha muito, que o público deixe de gostar. O único problema de Vettel é não ser colocado verdadeiramente à prova. Alonso ainda não teve carro para isso, Hamilton não teve carro nem andamento e Kimi estava num campeonato diferente, pois as suas armas não permitiam luta de igual para igual. É talvez o que falta a Vettel… Ter um confronto com alguém do seu nível, com máquinas similares e vencer. Só assim conquistará o respeito de todos .Mas este ano esteve num nível impressionante.
Pontos: 397
Lugar: 1º
Melhor que o seu companheiro de equipa em qualificação:
Melhor que o seu companheiro de equipa em corrida:
Corridas terminadas:
Para o ano que vem todos os olhos estarão postos no germânico e se mostrar fraqueza, não faltará quem aponte o dedo e que diga que “afinal sempre era o carro”. Não se pode fugir a realidade que os Red Bull são monolugares arrasadores, mas é preciso também que o piloto tenha a qualidade de aproveitar as potencialidades do carro. Vettel tenta mostrar que é bom todas as corridas e isso vê-se quando tenta ser o mais rápido e quando não levanta o pé. Ele, mais que ninguém quer o tal desafio para provar a todos o seu valor. Conseguirá o alemão provar isso?
Fica feita assim a nossa analise e avaliação dos pilotos. Recapitulando:
Vettel
Alonso
Raikkonen
Hulkenberg
Rosberg
Grosjean
Bianchi
Button
Hamilton
Webber
Ricciardo
di Resta
Bottas
Perez
Massa Sutil
Gutierrez
Vergne
Van der Garde
Chilton
Pic
Maldonado
Grosjean
Bianchi
Button
Hamilton
Webber
Ricciardo
di Resta
Bottas
Perez
Massa Sutil
Gutierrez
Vergne
Van der Garde
Chilton
Pic
Maldonado
Concordam com esta avaliação? O que mudariam? Façam nos chegar a vossa opinião.
Fotos:
retiradas do Google
Fontes:
Fábio Mendes