WRC – Rally de Monte Carlo (1º dia)

Líder surpresa, e desilusão na Hyundai, marcam o 1º dia de prova.

Terminou o primeiro dia do Rally de Monte Carlo, a prova inaugural do mundial que tinha como grande cabeça de cartaz a Hyundai, marca que faz a sua estreia no mundial de ralis. Contudo as coisas não saíram de feição aos homens da marca coreana, já que os dois I20 WRC inscritos para esta prova já abandonaram, ambos por motivos diferentes. Foi muito breve a aparição de Neuville e Sordo.
A prova começou bem cedo pelas serras monegascas, ainda não havia luz do dia, já o som dos motores se ouviam, nas montanhas alpinas cobertas de neve. Contudo foi com sabor amargo que logo na primeira especial da prova, T. Neuville embateu forte numa curva, onde segundo o piloto entrou demasiado rápido e confiante, não evitando o despiste, embatendo num poste de electricidade, deitando por terra o poste e a sua participação na prova. A primeira especial foi madrasta também para M. Prokop e F. Delecour que também abandonaram a prova. Kubica era o surpreendente primeiro líder da prova. Com uma melhor escolha de pneus, o piloto polaco ganhou a especial de abertura com mais de 14´s de vantagem. Bouffier e Ogier fechavam o top 3.
A segunda especial do rali, serviu para R. Kubica alargar a sua vantagem na liderança, deixando toda a gente surpreendida com o seu andamento que, de facto era elevado e muito consistente, sem erros apesar das condições difíceis dos pisos.
A última prova especial cronometrada da primeira secção, foi completamente caótica para muita gente e foi o ponto de viragem na geral. Na primeira parte da etapa, os pilotos apanharam piso molhado mas sem neve, na segunda metade da etapa, foi a neve e o gelo a marcar presença no asfalto, deixando em vantagem quem tinha montado pneus com pregos, fazendo diferenças enormes entre os homens da frente e muitos pilotos do WRC2 fizeram tempos no top10. Bouffier foi que mais beneficiou com este factor, assumindo a liderança, de forma algo surpreendente. Meeke ascendia à 2º posição, e Sordo, com uma boa prestação até ao momento fechava o top 3. Kubica, caía para a 4ª posição, e Ogier para um invulgar 9º .
A secção da tarde trouxe ventos de mudanças. Sordo no troço de ligação entre a especial 4 e 5, quando seguia na 3ª posição e realizar bons tempos, foi obrigado a desistir, com um problema na bateria do seu Hyundai. Era o fim de prova para o espanhol e para a marca, que se estreava assim de forma negativa no mundial.
Nas duas últimas especiais do dia, Ogier finalmente acertou as escolhas de pneus, e encurtou distâncias, vencendo as SS5 e SS6 com uma boa margem, recuperando tempo para toda a gente que seguia na sua frente, inclusive para o líder ao final do dia, B. Bouffier.
Assim sendo o dia termina com a surpreendente liderança de Bouffier, sendo seguido por Meeke, que está a realizar uma boa prova, 2º nesta altura e R.Kubica fecha os lugares do pódio. O piloto polaco tem sido um dos grandes animadores deste primeiro dia, provando que está a ganhar consistência, pois rapidez há muito que se sabia que parava por aquelas bandas. Ogier, termina o dia num menos mau 4º lugar, depois de ter realizado tempos bem abaixo do que estamos habituados. Recuperou ainda assim lugares e aproximou-se dos lugares cimeiros. Ostberg fecha o top 5, também ele a dar alguns indícios de melhorias relativamente á temporada transacta.
E. Evens, segue na 6ª posição, sendo segundos dos Ford. Latvala e Hirvonen são as grandes desilusões da prova.
Os finlandeses são 7ª e 8ª respectivamente, já a mais de 2 minutos do líder da prova. Mikkelsen que também muito prometeu, segue apenas em 9º na geral. O. Burri, em WRC2 fecha o top 10
POS NO DRIVER GROUP CLASS STAGE TIME PENALTIES TOTAL TIME DIFF PREV DIFF 1ST
1. 11 B. BOUFFIER RC1 1:25:36.6 1:25:36.6
2. 3 K. MEEKE M RC1 1:26:15.4 1:26:15.4 +38.8 +38.8
3. 10 R. KUBICA M RC1 1:26:16.1 1:26:16.1 +0.7 +39.5
4. 1 S. OGIER M RC1 1:26:23.9 1:26:23.9 +7.8 +47.3
5. 4 M. OSTBERG M RC1 1:26:57.3 1:26:57.3 +33.4 +1:20.7
6. 6 E. EVANS M RC1 1:27:15.2 1:27:15.2 +17.9 +1:38.6
7. 2 J. LATVALA M RC1 1:27:57.4 1:27:57.4 +42.2 +2:20.8
8. 5 M. HIRVONEN M RC1 1:28:23.5 1:28:23.5 +26.1 +2:46.9
9. 9 A. MIKKELSEN M RC1 1:29:42.8 1:29:42.8 +1:19.3 +4:06.2
10. 38 O. BURRI RC2 1:30:24.0 1:30:24.0 +41.2 +4:47.4
Amanha correm-se mais 6 especiais cronometradas, marcadas como sempre pela incerteza do tempo, onde tudo pode acontecer, e com certeza muito espectáculo teremos para acompanhar logo pela manhã O Rali de Monte Carlo, é sem dúvida um dos mais espectaculares da temporada, e final deste primeiro dia dá para perceber porquê.
DAY 2 – 17.01.2014
SS7 VITROLLES – FAYE 1 08:48 TO RUN
SS8 SELONNET – BREZIERS 10:41 TO RUN
SS9 VITROLLES – FAYE 2 13:09 TO RUN
SS10 SISTERON – THOARD 14:32 TO RUN
SS11 CLUMANC – LAMBRUISSE 18:00 TO RUN
Com especiais muito longas para o dia de amanha, prevê-se ainda mais dificuldades para os pilotos. A escolha dos pneus volta a ser decisiva, e tudo pode mudar de um momento para o outro. Não perca informações durante o dia no nosso Facebook, e mais ao final do dia o resumo com todas as incidências do segundo dia do Rally de Monte Carlo.

Até lá, e mesmo na neve…if in doubt flat out!

Fotos :

Retiradas da página Doidos por Rally do Facebook com o endereço:

https://www.facebook.com/doidosporrally?fref=ts

Carlos Mota.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.