Líder surpresa, e desilusão na Hyundai, marcam o 1º dia de prova.
Terminou o primeiro dia do Rally de Monte Carlo, a prova inaugural do mundial que tinha como grande cabeça de cartaz a Hyundai, marca que faz a sua estreia no mundial de ralis. Contudo as coisas não saíram de feição aos homens da marca coreana, já que os dois I20 WRC inscritos para esta prova já abandonaram, ambos por motivos diferentes. Foi muito breve a aparição de Neuville e Sordo.
A prova começou bem cedo pelas serras monegascas, ainda não havia luz do dia, já o som dos motores se ouviam, nas montanhas alpinas cobertas de neve. Contudo foi com sabor amargo que logo na primeira especial da prova, T. Neuville embateu forte numa curva, onde segundo o piloto entrou demasiado rápido e confiante, não evitando o despiste, embatendo num poste de electricidade, deitando por terra o poste e a sua participação na prova. A primeira especial foi madrasta também para M. Prokop e F. Delecour que também abandonaram a prova. Kubica era o surpreendente primeiro líder da prova. Com uma melhor escolha de pneus, o piloto polaco ganhou a especial de abertura com mais de 14´s de vantagem. Bouffier e Ogier fechavam o top 3.
A segunda especial do rali, serviu para R. Kubica alargar a sua vantagem na liderança, deixando toda a gente surpreendida com o seu andamento que, de facto era elevado e muito consistente, sem erros apesar das condições difíceis dos pisos.

A secção da tarde trouxe ventos de mudanças. Sordo no troço de ligação entre a especial 4 e 5, quando seguia na 3ª posição e realizar bons tempos, foi obrigado a desistir, com um problema na bateria do seu Hyundai. Era o fim de prova para o espanhol e para a marca, que se estreava assim de forma negativa no mundial.

Assim sendo o dia termina com a surpreendente liderança de Bouffier, sendo seguido por Meeke, que está a realizar uma boa prova, 2º nesta altura e R.Kubica fecha os lugares do pódio. O piloto polaco tem sido um dos grandes animadores deste primeiro dia, provando que está a ganhar consistência, pois rapidez há muito que se sabia que parava por aquelas bandas. Ogier, termina o dia num menos mau 4º lugar, depois de ter realizado tempos bem abaixo do que estamos habituados. Recuperou ainda assim lugares e aproximou-se dos lugares cimeiros. Ostberg fecha o top 5, também ele a dar alguns indícios de melhorias relativamente á temporada transacta.
E. Evens, segue na 6ª posição, sendo segundos dos Ford. Latvala e Hirvonen são as grandes desilusões da prova.
Os finlandeses são 7ª e 8ª respectivamente, já a mais de 2 minutos do líder da prova. Mikkelsen que também muito prometeu, segue apenas em 9º na geral. O. Burri, em WRC2 fecha o top 10
Amanha correm-se mais 6 especiais cronometradas, marcadas como sempre pela incerteza do tempo, onde tudo pode acontecer, e com certeza muito espectáculo teremos para acompanhar logo pela manhã O Rali de Monte Carlo, é sem dúvida um dos mais espectaculares da temporada, e final deste primeiro dia dá para perceber porquê.
Com especiais muito longas para o dia de amanha, prevê-se ainda mais dificuldades para os pilotos. A escolha dos pneus volta a ser decisiva, e tudo pode mudar de um momento para o outro. Não perca informações durante o dia no nosso Facebook, e mais ao final do dia o resumo com todas as incidências do segundo dia do Rally de Monte Carlo.
Até lá, e mesmo na neve…if in doubt flat out!
Fotos :
Retiradas da página Doidos por Rally do Facebook com o endereço:
Carlos Mota.