F1 – Line up para 2014

Está finalmente fechado o line up para a época de 2014. As equipas já definiram os seus pilotos e agora só falta mesmo ver como são as máquinas para esta época. Vamos então passar em revista os pilotos escolhidos pelas equipas.
Infiniti Red Bull Racing:

Os Bull´s cedo escolheram os pilotos para a época que se avizinha. Vettel é intocável e só em 2015 se poderá pensar numa mudança por parte do alemão ( fala-se que a Ferrari pode ser destino, mas isso é futurologia). O tetra campeão do mundo sente-se bem na Red Bull e a equipa gosta de o ter por lá. A novidade chama-se Ricciardo. Produto da famosa escola Red Bull Junior Racing, Ricciardo ganhou a vaga deixada em aberto por Webber. É um line up claramente virado para Vettel. É ele o nº1 e não há dúvidas. Ricciardo terá de mostrar mais para ser considerado uma ameaça a Vettel. Como pilotos de reserva a Red Bull apresenta Sebastien Buemi e António Félix da Costa.


1- Sebastian Vettel:
120 GP´s
39 vitóras
45 poles
62 podios
4 vezes campeão do mundo
3- Daniel Ricciardo :
50 GP´s
Melhor resultado: 7º


Pilotos de reserva:

Sebastien Buémi
António Félix da Costa                 


               

Mercedes AMG Petronas:


Os “Silver Arrows” mantêm a dupla de pilotos para este ano. E não havia motivo para mudar. Rosberg esteve bem durante o ano passado e garante regularidade, enquanto Hamilton, embora não tenha estado ao seu nível, é claramente dos melhores e em forma é candidato ao título. A Mercedes promete muito para este ano e não é certamente pela dupla de pilotos que as aspirações ao título ficarão comprometidas. Rosberg deve manter a bitola exibicional e de Hamilton espera-se uma época bem melhor e com outra atitude.


44- Lewis Hamilton:


129GP´s
22 vitórias
31 poles
54 pódios
1 vez campeão do mundo
6- Nico Rosberg:

147 GP´s
3 vitórias
4 poles
11 pódios


Scuderia Ferrari Formula 1:
A Ferrari apresenta o “Dream Team” do grid. Juntou 2 dos melhores actuais pilotos, 2 verdadeiros talentos. Alonso e Raikkonen prometem animar esta época. Para além de terem de trazer resultados para a equipa, nenhum dos pilotos quererá ver-se ultrapassado pelo outro. Uma rivalidade bem ao jeito da saudosa “Prost vs Senna” que ajudou ambos os pilotos a serem cada vez melhores. O choque de egos parece inevitável e há quem diga que o mais certo é a fórmula não resultar. Juntar dois galos na mesma capoeira pode dar muita complicação. Esperemos que seja um duelo apaixonante. A F1 precisa disso. A Ferrari fez-nos esse favor.


14- Fernando Alonso:

216 GP
32 vitórias
95 pódios
22 poles
2 vezes campeão do mundo

7- Kimi Raikonen:

193 GP
20 vitórias
77 pódios
16 poles

1 vez campeão do mundo.


Pilotos de reserva:

Pedro de la Rosa
Marc Gene
Davide Rigon

McLaren Mercedes:
A McLaren tem um ano complicado pela frente. Terá de lidar com as alterações profundas que foram impostas para 2014 e ao mesmo tempo terá de preparar a base de trabalho com a Honda que fornecerá motores a partir de 2015. Não esperamos grandes resultados por parte da McLaren. Lutar por vitórias seria claramente positivo. Titulo? Não nos parece. O Line up é interessante. Button vai mais uma vez garantir a estabilidade na equipa. O mais experiente piloto do grid, irá certamente fazer uso dessa experiência e da sua inteligência para trazer os melhores resultados possíveis. Magnussen é o rookie e uma das maiores promessas dos últimos tempos. Estamos muito curiosos para ver como irá o jovem dinamarquês lidar com esta nova etapa. Mas se mostrar o que prometeu até agora teremos por certo uma estrela da F1. Outra futura estrela é Stoffel Vandoorne que brilhou no ano passado na WSR 3.5 e que será este ano piloto de reserva da equipa.


22- Jenson Button:

247 GP
15 vitórias
49 pódios
8 poles
1 vez campeão do mundo


20- Kevin Magnussen:

Rookie


Piloto de Reserva:

Stoffel Vandoorne


Lotus F1 Team:
A equipa terá por certo uma época bem difícil pela frente. As dificuldades financeiras são muitas e já foi dito que os testes em Jerez não contarão com a presença da equipa de Enstone. O line up deste ano também não é o ideal. Grosjean está numa fase de afirmação e embora já tenha mostrado qualidade, precisa de provar este ano que a performance do final do ano passado não foi um acaso. E Maldonado, o patinho feio da F1, muito por culpa sua, terá de melhorar e muito. As prestações do ano passado foram fracas e só ganhou o lugar na Lotus por ter uma carteira bem recheada. Esperemos que não se verifique mas parece-nos que teremos uma Lotus bem mais fraca em relação ao ano passado. Um ano por certo muito complicado.


8- Romain Grosjean:
45 GP
Melhor resultado 2º
9 pódios
13- Pastor Maldonado:
58 GP
1 Vitória
1 pole



Pilotos de Reserva:

Charles Pic
Marco Sorensen
Nicolas Porst


Sahara Force India F1 Team:
Apresenta o line up mais interessante do grid. Perez e Hulkenberg são dois talentos e potenciais campeões no futuro. Perez teve o azar de entrar numa McLaren muito em baixo numa fase de remodelação. Foi o elo mais fraco com prestações bem abaixo do que pode e deve fazer. Hulkenberg foi dos melhores na 2ª metade do ano e já há muito merece um lugar numa equipa de topo. 2 fantásticos pilotos inseridos num projecto ambicioso, que nos parece irá este ano surpreender pela positiva. Esperamos muito destes dois pilotos e desta equipa.



11- Sergio Perez:
56 GP
Melhor resultado: 2º
3 Pódios
27- Nico Hulkenberg:
57 GP
Melhor resultado: 4º



Pilotos de reserva:

Daniel Juncadella

Williams F1 Team:
O regresso em grande da Williams tem tardado. O ano passado foi um dos piores e obrigou a equipa a repensar a estratégia. Com muitas contratações de engenheiros vindos de outras equipas e com a remodelação do departamento técnico, a equipa procura assim regressar ao trilhos das vitórias. Para este ano o line up é bem mais interessante que o de 2013. Bottas fez por merecer a permanência na equipa e Massa vem acrescentar experiência e qualidade, nesta que pode ser a sua última aventura na F1. Quererá pois mostrar todo o seu valor. Esperamos um bom ano para um dos históricos do grid.


19-Felipe Massa:
191 GP
11 Vitórias
36 pódios
15 poles
77- Valtteri Bottas:
19 GP
Melhor resultado: 8º



Pilotos de Reserva:

Felipe Nasr
Sauber F1 Team:
A Sauber começou 2013 de forma muito má, mas remando contra a maré conseguiu melhorar e obter resultados muito positivos. Foi um exemplo para todas as equipas. Mesmo com dificuldades e tendo que preparar um carro muito diferente para 2014, nunca desistiu de procurar melhorar o carro de 2013. Este ano não esperamos tanto por parte da Sauber, porque os problemas financeiros mantêm-se e porque o grande responsável pela boa ponta final (Hulkenberg) já não mora por aqueles lados. Gutierrez é, a nosso ver, curto. Melhorou ao longo do ano mas ainda não é suficiente. E Sutil não passa de um piloto de meio da tabela. Não é ruim, mas também não é capaz de fazer o que Hulkenberg fez. Será um ano de serviços mínimos. Os pilotos de reserva são Geido Van der Garde que assim se mantem na F1 mesmo tendo perdido o lugar na Caterham e Sergey Sirotkin, um jovem russo que ainda tem muito a provar.


99- Adrian Sutil:
109 GP
Melhor resultado: 4º
21- Esteban Gutierrez:
19 GP
Melhor resultado : 7º


Pilotos de reserva:


Geido Van der Garde
Sergey Sirotkin


Scuderia Toro Rosso:
A equipa B da Red Bull é daquelas equipas da qual não se espera muito. É basicamente uma equipa para ir rodando os pilotos até abrirem vagas na Red Bull. Não é uma equipa que apreciamos muito e muito menos depois de terem fechado a porta ao nosso Formiga para receber o dinheiro da Rússia. Vergne é bom piloto e já o mostrou, mas foi muito irregular no ano passado e tem de melhorar muito. Kvyat é uma incógnita. O 2º rookie do ano, vem directamente do GP3 para a F1, não passando nem pelo GP2 ou WSR 3.5. Dizem que é de facto um talento e prova disso foi a vitória do campeonato no GP3. Veremos se o salto não foi dado cedo demais.


25- Jean Eric Vergne:

39 GP
Melhor resultado 6º
26- Daniil Kvyat:
Rookie





Pilotos de reserva:

Sébastien Buemi
António Félix da Costa



Caterham F1 Team:
A Caterham vai fazer o tudo ou nada este ano. O patrão da equipa Tony Fernandes já avisou que se não melhorarem o rendimento este ano, que retiram a equipa da competição. Para já a aposta em Kobayashi é de facto uma jogada excelente. O japonês é bom e pode melhorar muito a performance da equipa. A entrada de Ericsson é também a novidade. O Sueco saltou do GP 2 onde estava desde 2010 sem grandes resultados. Algo surpreendente esta contratação. Como pilotos de reserva terão Robin Frijns ( um piloto que merecia uma oportunidade na F1 mas que ainda não teve essa hipótese) e Alexander Rossi.


Kamui Kobayashi:

60 GP
Melhor resultado: 3º
Marcus Ericsson:
Rookie


Pilotos de Reserva:

Robin Frijns
Alexander Rossi

Marussia F1 Team:
A marussia, que conseguiu o 10º lugar no campeonato de construtores, terá este ano uma tarefa bem mais difícil pela frente. A Caterham não quererá repetir os mesmos erros do ano passado e irá apresentar-se bem mais preparada. A Marussia terá de melhorar para conseguir ficar de novo à frente da equipa malaia. Mantem o grande trunfo do ano passado. Bianchi foi o salvador da época e foi graças a ele que a equipa conquistou o 10º lugar. O francês vai manter-se mais um ano na equipa, para ganhar experiência. O seu lugar na Ferrari deverá estar guardado para 2015. Max Chilton traz dinheiro sempre necessário e pouco mais.


17- Jules Bianchi: 
19 GP
Melhor resultado: 13º
Max Chilton:
19 GP
Melhor resultado: 14º


De fora ficaram Webber, que irá competir agora na Le Mans series pela Porsche, Geido Van der Garde que será piloto de reserva da Sauber. Charles Pic foi dispensado da Caterham por força dos seus maus desempenhos e Di Resta não arranjou lugar ( uma injustiça pois tem claramente talento mais que suficiente para se manter na F1). Vai regressar ao DTM onde já foi campeão. Uma solução positiva.
Assim que todos os pilotos de reserva estiverem confirmados actualizaremos este post.

É este o line up da época 2014 de F1. Há claramente potencial para que este ano seja um ano excelente a todos os níveis. 
Fontes:

Fotos :
Google.pt
Fábio Mendes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.