Campeonato Nacional de Velocidade – 2014.

A FPAK anunciou esta semana o calendário dos campeonatos nacionais de velocidade para a temporada de 2014, com o principal destaque a ir para o regresso do circuito citadino de Vila Real, regresso esse já anunciado à algumas semanas, sendo agora confirmado em definitivo com a divulgação do programa para a temporada que se avizinha.
Outra das grandes novidades é a inclusão do Campeonato Nacional de Velocidade (GT, sport-protótipos e turismos) e do Campeonato Nacional de Clássicos em duas provas de Montanha, sendo a Rampa da Falperra e a Rampa da Serra da Estrela incluídas no calendário das categorias.
No total serão 11 eventos ao longo da temporada, onde nem sempre todas as provas farão parte dos mesmos eventos, sendo que a categoria dos Historicos Endurance terá também uma prova fora do panorama nacional, no circuito francês de Pau, no GP Histórico.
O regresso do circuito transmontano de Vila Real será feito com grande visibilidade, pois todas as provas que compõem o nacional de Velocidade estarão presentes no mítico circuito citadino.
Para os menos entendidos na matéria, deixamos aqui a lista de todas as provas que veremos nos circuitos nacionais, e que tipos de viaturas podem correr nas mesmas.
CNV – Campeonato Nacional de Velocidade ( GT, sport-protótipos e turismos):
Esta será a prova rainha do nacional de velocidade, onde encontraremos os carros de topo da classe de GT´S. Os GT´3 Mercedes SLS AMG, Audi R8 LMS ou Lamborghini Gallardo, portadores de tecnologias de ponta do desporto motorizado, serão os grandes dominadores e animadores da classe. Nos sport-protótipos teremos viaturas como os Junno SSE ou os Radicais RS, carros muito rápidos e espectaculares, fazendo lembrar as máquinas que participam nas 24h de Le Mans. Os carros de turismo, serão viaturas idênticas às que participaram nos extinto PTCC, ou se quiserem, idênticas aos participantes no WTCC. Seat Leon Super

copa, BMW 120d, BMW 320i serão alguns dos modelos que poderão aparecer nesta categoria, destinadas às viaturas que mais se aproximam das que vemos no nosso dia-a-dia.

Nesta prova todas as viaturas correm em simultâneo, numa corrida de 50 minutos de durabilidade, com paragem obrigatória, podendo o carro ser dividido por dois pilotos, havendo classificações diferentes para as várias categorias.
CNC – Campeonato Nacional de Clássicos:
Destinados a viaturas clássicas, dos anos 80, 70 e 60, que proporcionam excelentes espectáculos automobilísticos, muito disputadas e com viaturas verdadeiramente apaixonantes. Ford Escort, Ford Capri 3.5 Cosworth V6,Porsche 911, Alfa Romeu Sprint, Toyota Starlet, são alguns dos mais conhecidos clássicos que poderemos ver a correr.
Existem duas categorias diferentes, o campeonato de clássicos 1300, para viaturas até esse limite de cilindrada, e a categoria rainha, com todas as viaturas acima dos 1300, sem limite de cilindrada. As duas categorias são disputadas separadamente.

SSS – Single Seater Series:
Prova de monolugares, de rodas destapadas, sem asas ou ajudas aerodinâmicas com um máximo de 2000cc de cilindrada. Estes “Formulas” terão de ter uma longevidade de mais de 15 anos, devem respeitar os regulamentos técnicos impostos pela FPAK. Podemos ver neste interessante campeonato, monolugares que participaram nas provas “Formula Ford” ou “Formula V”
CSS – Classic Super Stock:
Será uma prova de clássicos a preço “low cost”, onde serão admitidas viaturas de Turismo e Grande Turismo até 1981. Existindo várias categorias. A ideia desta prova é animar as pistas e os fins-de-semana, dentro e fora delas. Prova ideal para os verdadeiros “gentleman drivers”.
Super7 – Superseven by KIA:
Os Caterham Super Seven Road Sport, possuem um Motor 1600cc, 140 CV e um peso de Peso 512 Kg, são viaturas difíceis de conduzir pela sua fisionomia, e pelo desequilíbrio entre peso e cavalagem, e que atingem incríveis 225k/h, com uma aceleração dos 0 aos 100, em apenas 5.6´s. Proporcionam provas muito animadas, por se tratar de uma categoria monomarca.
Abarth – Troféu Abarth 500 Portugal:

Troféu monomarca, destinado aos Fiat 500 Abarth ,os pilotos dispõem de 190 cavalos de potência o que fará as delícias dos amantes dos carros italianos. Sem dúvida um dos grandes aliciantes para esta temporada do panorama nacional.
FEUP – Challenge Desafio Único:
A competição desenvolvida pela faculdade de engenharias da universidade do Porto, está de novo presente em mais uma temporada. FEUP1 destinados aos Fiat Uno 45s, FEUP2 disputada pelos Fiat Punto 85s e FEUP3 onde poderemos ver os Alfa Romeu 156.
idrive – i-drive Cup 2014:
Nova competição do panorama nacional, com mais uma prova monomarca. O Ford Fiesta Ecobopost Trend, será a montada ideal para os jovens pilotos terem o primeiro contacto com um verdadeiro automóvel de competição em circuito. O Fiesta Ecoboost 1.0, cujo motor debitará uma potência a rondar somente 100 cv. Ainda assim é uma excelente iniciativa para promover jovens pilotos em iniciação.
HE – Historic Endurance:
Prova muito interessante, com a participação de viaturas GT´S clássicas, dos anos 60 e 70. Será como reviver as máquinas mais espectaculares de uma época marcante do de desporto automóvel, onde poderemos ver em pista autênticas preciosidades com o Ford Gt 40 e o Porsche 906, entre outros. Sem dúvida uma grande iniciativa.
Confira agora o calendário completo dos eventos nacionais de velocidade para o ano 2014:
Calendário
05/04 – Estoril Motorsport Day (Super7, testes SSS+Super7)
12-13/04 – Braga Racing Weekend (CNV, CNC, SSS, CSS, Abarth, FEUP, idrive)
10-11/05 – Rampa da Falperra (CNV, CNC)
23-24/05 – Rampa Serra da Estrela (CNV, CNC)
07-08/06 – Jarama Vintage Festival (Super7, HE)
21-22/06 – Vila Real Racing Weekend (CNV, CNC, SSS, CSS, Abarth, FEUP, idrive, Super7, HE)
19-20/07 – Portimão Racing Weekend (CNV, SSS, Abarth, idrive)
06-07/09 – Portimão Racing Weekend (CNV, CNC, Abarth, FEUP, idrive, Super7)
04-05/10 – Estoril Racing Weekend (CNV, CNC, SSS, CSS, Abarth, FEUP, idrive, Super7)
18-19/10 – Algarve Classic Festival (CSS + HE)
29-30/11 – Estoril Racing Festival (SSS, CSS + HE, Super7, Taça CNV, Taça CNC)
Legenda:
CNV – Campeonato Nacional de Velocidade (inclui GT, sport-protótipos e turismos)
CNC – Campeonato Nacional de Clássicos
SSS – Single Seater Series
CSS – Classic Super Stock
Super7 – Superseven by KIA
Abarth – Troféu Abarth 500 Portugal
FEUP – Challenge Desafio Único
idrive – i-drive Cup 2014
HE – Historic Endurance
Puxando a “brasa à nossa sardinha” todas estas provas marcarão presença no circuito de Vila Real, que promete regressar em força. Esperemos que seja para ficar.
Acompanhe todas as noticias e novidades sobre os desporto motorizado no nosso Facebook “Chicane Deportos Motorizados” ou aqui no nosso blog.
Até la…if in doubt flat out!

Fotos:
Retiradas da página Pelo regresso do Circuito de Vila Real
Google.pt

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.