F1 – Todos os carros de 2014.

Tendo visto o line up para este ano, vamos agora centrar atenções nas máquinas. Este ano com novos regulamentos, os monolugares estão diferentes do que estamos acostumados. Motores novos, narizes novos. Muita coisa para ainda assimilar. Mas vamos por partes e ver cada carro individualmente.
Em relação aos motores já se sabe que serão todos V6, 1.6L, com máximo de 15000 rotações, apoiados por um sistema de recuperação de energia chamado ERS, com 2 componentes:
MGU-K: unidade de recuperação de energia cinética na travagem, com máximo de 50000 rpm, potência máxima de 120kW. 
MGU-H: unidade de recuperação de energia dos gases do turbo, com máximo de rotação de 125000rpm.
Os dois componentes do ERS em conjunto permitirão um aumento em 160cv aliados aos 600 cv dos motores (aproximadamente).
As caixas serão sequenciais de 8 velocidades + uma marcha atrás, com as relações predefinidas no inicio do ano não sendo permitidas mudanças nas relações de caixa durante o ano.
As suspensões travões e outros componetes embora regulados são bem mais variáveis e como tal não referiremos aqui.
McLaren Mercedes – MP4-29: 
Motor:
Mercedes-Benz 

A fiabilidade do motor Mercedes, aliada ao design inovador e inteligente do McLaren, colocou o carro no topo da tabela de tempos. A característica mais comentada nem é o seu nariz mas sim o desenho da suspensão traseira com pequenas asas para aumentar a carga aerodinâmica. Mas os ultimos dias de testes trouxeram problemas e a onda positiva que se parecia estar a gerar desvaneceu-se um pouco.
Muito curiosos para ver como aparece o carro no 1º GP.

Ferrari F14T

Motor:
Ferrari
A Scuderia começou de forma positiva os testes de inverno.. O nariz do carro tem um desenho muito diferente da maioria das equipas com o aspecto de aspirador e curiosamente com o objectivo de canalizar o fluxo de ar para aquela pequena entrada de forma a aumentar a carga aerodinâmica na frente do carro. Ainda não se conhece o verdadeiro potencial do carro
mas parece ser um dos favoritos, embora tenha tido muitos problemas
nos testes.
Force India VJM 07

Motor:
Mercedes
A Force India tem um ano importante pela frente. O carro que poderia ser dos mais bonitos, ficou arruinado pelo nariz horrível que apresenta. É pena. Mas na pista,  tem se mostrado fiável e sem problemas de maior. É considerado um dos bons carros do ano e é muito meigo com os pneus. A dupla de pilotos e fenomenal e parece que a nossa aposta na Force India vai pagar bem.
Sauber C33

Motor:
Ferrari
A Sauber conseguiu mais uma vez entrar na competição do carro mais bonito. O nariz não é o ideal mas tem uma elegância que merece destaque.
O carro em pista, tal como todos os outros, ainda está crescer, mas Sutil já se queixou do binário do carro nas saídas de curvas. O carro é minimamente fiável mas é ainda lento. Ainda ha muito trabalho para a Sauber.
Toro Rosso STR9:

Motor:
Renault
O nariz mais “masculino” do paddock é o único aspecto de relevo no STR9. De resto, não há a primeira vista nenhum aspecto técnico que salte aos olhos. O motor Renault tem sido um problema e o carro não se tem visto muito em pista. Mas de todos os carros equipados com Renault foi o que mais evoluiu nos testes. Mas ainda assim nada de muito positivo.
Mercedes W05

Motor:
Mercedes

Elegante, com um nariz aceitável e pelos vistos com uma fiabilidade a toda a prova. O carro tem coleccionado quilómetros com grande facilidade e sem problemas. O motor parece estar bem e o carro também. . O objectivo de testar a fiabilidade do motor e do carro foi cumprido a 100% e são considerados os grandes favoritos para este ano. Veremos no futuro se a candidatura se confirma mas parece certo que este ano a Mercedes vai ser o alvo a abater.

Red Bull RB10:

Motor
Renault

Elegante e com um nariz inteligentemente desenhado, o carro é muito agradável à vista. Mas é muito tímido, pois pouco se viu em Jerez e obrigou a equipa a regressar mais cedo a casa. No Baharin esgotou o stock de aspirinas tantas foram as dores de cabeça que deu. Começa mal o ano para os Bull´s. Dizem que se o motor deixar de dar problemas será o melhor carro do grid. Está ainda longe disso.

Williams FW 36:

Motor
Mercedes:

Confirmado o regresso da Martini racing, o Williams entra directamente para o top dos carros mais bonitos do ano ( o nariz feio? Que nariz? Nem nos lembramos disso). O carro tem recebido elogios por parte dos pilotos, especialmente Massa que está radiante com a sua nova montada. Os adversários dizem que este ano a Williams está muito forte e até é uma das favoritas. Esperemos que seja o regresso em grande da Williams.

Caterham CT 05

Motor

Renault

Foi um choque ver pela primeira vez o Caterham. Se os outros são feios, este está numa liga aparte. A frente do carro foi das coisas mais feias que já se viu numa pista. Mas não se tem visto muito. O motor Renault não tem dado essa possibilidade. A Caterham, tal como todos os carros equipados com motores franceses, teve t uma semana muito complicada em Jerez e no Bahrain as coisas não correram melhor.. Esperemos que seja um bom carro. Uma competição já ganhou. O mais feio do ano.

Marussia Mr 03

Motor
Ferrari

A Marussia chegou atrasada aos treinos de Jerez devido a um problema técnico que obrigou o carro a ficar mais um dia na casa mãe antes de viajar para Espanha. No Bahrain mostrou alguma rapidez mas pouca fiabilidade.O carro apresenta a típica simplicidade da Marussia, sem grandes floreados e sempre na base dos serviços mínimos. Conseguirão repetir a boa época de 2013?

Lotus E22

Motor
Renault

O carro com menos Km rodados nos testes. Muita coisa por confirmar e por corrigir. Não estará por certo à altura do E21. Uma época muito dificil para a Lotus.

Fábio Mendes

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