WRC – Rally da Suécia (2º dia). “Suspeito” do costume lidera, em dia perfeito para a Volkswagen.

Chegou ao fim o segundo dia do rali da Suécia, depois do no primeiro dia de prova ser composto apenas por uma “super especial”, bastante curta, de apenas 1,9km ganha por A. Mikkelsen, que ao longo deste dia veio provar que essa mesma liderança não foi um acaso, pois o jovem piloto Norueguês, liderou a prova ainda durante mais duas etapas, sendo mesmo mais rápido do que S. Ogier em várias ocasiões, perdendo apenas o primeiro posto para o francês já na ultima etapa do dia, alegando mesmo que “prefiro perder tempo aqui e ter pneus melhores para amanhã”. Desta maneira S. Ogier fecha o dia 2 do Rally da Suécia na frente, sendo secundado por A. Mikkelsen ( a 5,8´s do lider ), que sem dúvida está a realizar a sua melhor exibição desde que compete no WRC. A fechar o TOP3 encontra-se para já J. M. Latvala,com um atraso de 12,2´s, completando assim um inédito pódio da Volkswagen, demonstrando a força da marca da marca alemã, sendo neste momento o grande alvo a abater por todas as outras equipas.
A fechar o dia na 4ª posição está o regressado O. Tanak, com o jovem piloto Estónio a ser o melhor entre os Ford, tirando proveito da sua posição de saída para a estrada, pois apanhando os troços mais limpos, consegue assim tirar proveito para ser mais rápido, reflectindo-se e bem na geral. Excelente regresso deste piloto que quanto a nós merece mais oportunidades para competir ao mais alto nível no mundial de ralis.
Mads Ostberg é para já 5º na geral, numa prova em que seria de esperar mais do piloto da Citroen, depois do bom resultado em Monte Carlo, e a correr praticamente me casa, viu-se um pouco “traído” pela pouca neve (comparativamente a outros anos) que os troços apresentam:
“Sinto-me cada vez mais confiante com o carro, mas testámos em pisos completamente diferentes. Já agora, espero ainda mais terra amanhã, pois seria melhor depois do dia de hoje. Mas continuam a ser troços complicados…”, disse o piloto Norueguês à chegada ao parque fechado.
Quem não tem maneira de engrenar com o ritmo dos homens da frente é mesmo M. Hirvonen, que volta a ter um dia de desilusão, fechando apenas com a 6ª posição, com o mesmo tempo de Ostberg, seguem a 22,5´s do líder, Ogier.
T. Neuville a fazer uma prova muito cautelosa, é para já 7º na geral, conseguindo ainda dar um ar da sua graça na etapa SS5, onde foi segundo atrás de Tanak, onde falhou o primeiro “scratch” da Hyundai por apenas 0,5´s, dando desta maneira o I20 WRC boas indicações. Ainda assim, e de forma cautelosa, segue na 7ª posição a 32´s de Ogier. Logo atrás de si segue o seu colega de equipa, J. Hanninen, a gastar mais 10´s exactos que Neuvile.
A nona posição está entregue ao final do segundo dia a um piloto da casa, P. Tidemand, já a 44,6´s da liderança tendo atrás de si e a fechar o TOP10 K. Meeke, na sua estreia na Suécia, e encarando a prova como uma nova experiencia, onde o próprio admite que dificilmente conseguirá subir mais posições. Também neste sentido temos R. Kubica e E. Evens, ambos a fazer as suas estreias num Rally tão específico como o da Suécia, seguem  em 11º e 12º respectivamente.
A nota que fica deste primeiro dia é de facto as poucas diferenças ainda entre os homens da frente, pois em apenas 22´s cabem 1º e 6º classificado, razões mais que validas para termos um rally disputado até ao último km…a mais que um certo francês comece a “voar baixinho”.
Fim do primeiro dia, tripla da Volkswagen na frente da classificação para conferir agora:
POS CAR NO DRIVER ELIGIBILITY TIME DIFF PREV DIFF 1ST
1. 1 FRAS. OGIER M 39:56.5
2. 9 NORA. MIKKELSEN T 40:02.3 +5.8 +5.8
3. 2 FINJ. LATVALA M 40:08.7 +6.4 +12.2
4. 11 ESTO. TANAK 40:11.3 +2.6 +14.8
5. 4 NORM. ØSTBERG M 40:19.0 +7.7 +22.5
6. 5 FINM. HIRVONEN M 40:19.0 +0.0 +22.5
7. 7 BELT. NEUVILLE M 40:28.5 +9.5 +32.0
8. 8 FINJ. HÄNNINEN M 40:38.5 +10.0 +42.0
9. 15 SWEP. TIDEMAND 40:41.1 +2.6 +44.6
10. 3 GBRK. MEEKE M 40:43.1 +2.0 +46.6
11. 10 POLR. KUBICA T 40:56.4 +13.3 +59.9
12. 6 GBRE. EVANS M 41:07.7 +11.3 +1:11.2
Em WRC2  um surpresa, o piloto árabe Al-Rajhi a liderar ao cabo do segundo dia de prova, na frente da armada de pilotos nórdicos que compete na “segunda divisão” do mundial de ralis, que sem duvida em teoria deveria ser bem mais eficientes do que o piloto proveniente da Arábia Saudita. Sem duvida um grande mas a agradável surpresa.
Classificação WRC2 após o 2º dia de prova:
POS CAR NO DRIVER ELIGIBILITY TIME DIFF PREV DIFF 1ST
1. 31 SAUY. AL RAJHI WRC2 42:00.8 +33.3 +2:04.3
2. 33 FIN J. KETOMAA WRC2 42:34.9 +34.1 +2:38.4
3. 32 UKRY. PROTASOV WRC2 42:43.8 +3.4 +2:47.3
4. 34 NOR A. GRØNDAL WRC2 42:47.0 +3.2 +2:50.5
5. 37 ITAL. BERTELLI WRC2 43:03.6 +13.0 +3:07.1
6. 42 SWEF. AHLIN WRC2 43:17.6 +14.0 +3:21.1
7. 41 ESTK. KRUUDA WRC2 44:24.7 +1:07.1 +4:28.2
8. 40 UKRG. VALERIY WRC2 45:59.4 +19.9 +6:02.9
9. 45 ITAG. LINARI WRC2 46:58.7 +17.5 +7:02.2
10. 43 GRCJ. SERDERIDIS WRC2 48:54.8 +23.1 +8:58.3

Itinerário para amanhã:
DAY 3 – 07.02.2014
SS8 LESJÖFORS 1 15.0 08:16 TO RUN
SS9 FREDRIKSBERG 1 18.15 09:28 TO RUN
SS10 RÄMMEN 1 22,76 10:15 TO RUN
SS11 HAGFORS SPRINT 1 1,87 10:56 TO RUN
SS12 LESJÖFORS 2 15.0 13:08 TO RUN
SS13 FREDRIKSBERG 2 18.15 14:20 TO RUN
SS14 RÄMMEN 2 22.76 15:07 TO RUN
SS15 HAGFORS SPRINT 2 1.87 15:48 TO RUN
SS16 SUPER SPECIAL STAGE KARLSTAD 2 1.9 19:00 TO RUN
O Rali da Suécia está de regresso amanha, com o resumo de todas as incidências do terceiro dia de prova, onde muito haverá ainda por decidir, e com os pilotos da frente a estarem tão próximos, só os mais “frios” conseguirão aguentar a pressão. Quem vai ceder? Até onde poderá ir Mikkelsen?
Todas as respostas a essas dúvidas, amanha, no nosso blog ao final da tarde, e na nossa página de facebook com informações ao longo dia de todas as incidências sobre o Rally.
Até lá…if in doubt flat out
Fotos retiradas da página Doidos por Rally:
https://www.facebook.com/doidosporrally?fref=ts
Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.