WTCC – As novidades de 2014.

Os testes já começaram e as máquinas começam a acumular Km na preparação de mais uma época do WTCC. Esta é uma época importante, pois 2014 marca o início de uma nova era na competição. As mudanças nos regulamentos vão permitir corridas mais intensas e mais rápidas. 
O WTCC vinha-se a tornar numa competição secundária, sem estofo para fazer frente ao todo poderoso DTM e outras modalidades de turismo. Não serão estas alterações que mudarão o cenário, nem será essa a vontade, pois o DTM é bem mais caro que o WTCC e a ideia da FIA é manter os custos baixos de forma a atrair mais equipas. Ainda assim era necessário apimentar a receita e foi isso mesmo que estas mudanças trouxeram. Mais potência, mais apoios aerodinâmicos, tempos mais baixos. Veremos se a receita funciona, mas na teoria tem tudo para resultar.
Os últimos anos do WTCC ficaram marcados pelo domínio da Chevrolet. A Cheverolet deixou de ter equipa oficial em 2013, deixando os carros a disposição dos interessados. Muller obviamente ficou com um e venceu de forma incontestada o campeonato do ano passado. Mas 2013 trouxe uma nova equipa. 
A Honda, apostada em regressar as competições motorizadas, produziu um Civic para o WTCC, apostou em 2 pilotos experientes e com qualidade (Tarquini e Monteiro). O ano de estreia foi positivo com vitórias e pódios, mas sem nunca ameaçar verdadeiramente o domínio de Muller.

Para este ano as coisas vão mudar ainda mais. A Chevrolet continuará representada pelos carros preparados pela RML, equipa que venceu no ano passado com Yvan Muller, mas que este ano não competirá, pois apenas tratará da preparação dos carros para os interessados.

A Honda continuará com a sua equipa oficial e fornecerá mais dois carros para privados. Um para Norbert Michelisz, que já no ano passado correu com um Civic WTCC  e possivelmente Bennani fazendo um total de 4 Hondas em pista.
A Lada também continuará em competição, com um reforço de peso. Rob Huff, vencedor do campeonato em 2012 e um dos melhores pilotos do grid, fartou-se da falta de fiabilidade e fragilidade dos SEAT Leon e mudou-se para a Lada. Será este ano que vemos a Lada a dar um passo em frente? Esperemos que sim.
A BMW, com as mudanças no regulamento abandonou a competição. Não tendo equipa oficial, fornecia carros para privados, mas com os motores mais potentes, a marca bávara deixou de ter base para trabalhar e não quis investir mais, abandonado o WTCC. 
A Seat também continuará a fornecer carros para privados nos mesmos moldes do ano passado, pois a marca está apostada em lançar uma competição mono-marca o que fez que a marca não apresentasse carro com as especificações deste ano mantendo os carros do ano passado.
Mas a maior novidade vem de França com a chegada de uma 3ª equipa oficial. A Citroen fartou-se de apenas andar em ralis e apostou forte no WTCC. Pegando num C-Elysée, modificou-o à luz dos novos regulamentos e foi buscar dois pilotos com créditos firmados. Um é Yvan Muller, o campeão em titulo, e outro talvez conheçam, dá pelo nome de Sebastien Loeb. 9 vezes campeão do mundo em rali, detentor do record de Pike Peaks. Loeb, que é conhecido pela sua qualidade, versatilidade e por correr sempre para vencer, seja em que carro for, é uma adição de peso para a Citroen e para o WTCC. Ver o nome de Loeb associado à modalidade fará certamente subir o interesse de uma competição que vinha perdendo terreno para outras e que agora ganha um novo folego.
Outro regresso previsto às competições é da equipa Onyx,que competiu na F1, voltando às corridas pela porta do WTCC, com todo o programa e carro ainda por confirmar.
Mas as mudanças não se ficam pelas equipas. Os novos regulamentos são o ponto essencial nesta revolução. Que mudanças são estas? Vamos então às mais importantes:

·          Os carros continuarão a ser construídos mediante as especificações S2000 da FIA, válidos para rali e turismo. Essas especificações dizem que os carros devem ser derivados de modelos de produção, cujo nº de carros construídos ultrapasse as 2500 unidades. Motores com um máximo de 2000 cm3 , aspiração atmosférica (8500 rpm máximas para  blocos de 4 cilindros, 8750 rpm máximas para blocos com 5 cilindros, 9000 rpm máximas para blocos com 6 cilindros).
·         Os carros não possuem ajudas ao piloto (ABS, ESP etc).
·         O preço de venda não pode ultrapassar os 168000 €.
Além destas regras que vinham do passado, os novos regulamentos permitem uma redução no peso mínimo do carro de 1150Kg para 1100Kg, um aumento de potencia em 50 ou 60 cv dependendo do motor usado, pneus de 18´´, uso de um fundo plano (como na F1) aumento da largura do carro, diminuição da altura mínima do carro, entre outras modificações que tornarão os carros mais rápidos 1.5seg por km.
A estas mudanças juntam-se as mudanças nas qualificações, agora com uma Q3 para além das Q1 e Q2 que já eram habituais. Na Q3 os 5 primeiros da Q2 lutarão entre si pela Pole position.
A corridas terão agora uma distância mínima de 60km e as 2 corridas terão inicio parado. O sistema de compensações de peso e de grelha invertida manter-se-á.
Os carros que sigam as novas especificações terão a denominação de TC1. Os carros de 2013 poderão ser usados passando a ter a denominação de TC2.
São muitas as mudanças, mas todas com o objectivo de deixar o WTCC mais apetecível para marcas e público. Pensamos que terá o efeito desejado. Além disso o calendário para este ano é excelente, com pistas muito boas que atraem sempre muito publico.
Calendário 2014:
Rnd. Race Race Name Circuit Date
1 1 Race of Morocco Morocco Circuit International Automobile Moulay El Hassan 06 April
2
2 3 Race of France France Circuit Paul Ricard 20 April
4
3 5 Race of Hungary Hungary Hungaroring 4 May
6
4 7 Race of Slovakia Slovakia Automotodróm Slovakia Ring 11 May
8
5 9 Race of Austria Austria Salzburgring 25 May
10
6 11 Race of Russia Russia Moscow Raceway 8 June
12
7 13 Race of Belgium Belgium Circuit de Spa-Francorchamps 22 June
14
8 15 Race of Argentina Argentina Autódromo Termas de Río Hondo 3 August
16
9 17 Race of the United States United States Sonoma Raceway 14 September
18
10 19 Race of China China Shanghai International Circuit 12 October
20
11 21 Race of Japan Japan Suzuka Circuit 26 October
22
12 23 Guia Race of Macau Macau Guia Circuit 16 November
24
Line up para 2014 com muito por definir ainda:
TC1 entries
Team Car Drivers Rounds
United Kingdom bamboo-engineering Chevrolet Cruze by RML  TBA TBA
 TBA TBA
Spain Campos Racing Chevrolet Cruze by RML Serbia Dušan Borković TBA
France Hugo Valente TBA
France Citroën Racing Citroën C-Elysée WTCC France Sébastien Loeb TBA
Argentina José María López TBA
France Yvan Muller TBA
China TBA TBA
Japan Honda World Touring Car Team Honda Civic WTCC Portugal Tiago Monteiro TBA
Italy Gabriele Tarquini TBA
Russia Lada Sport Lada Granta WTCC United Kingdom Robert Huff TBA
Russia Mikhail Kozlovskiy TBA
United Kingdom James Thompson TBA
United Kingdom Onyx Racing] TBA  TBA TBA
 TBA TBA
Italy Proteam Racing Honda Civic WTCC Morocco Mehdi Bennani TBA
Italy ROAL Motorsport Chevrolet Cruze by RML Netherlands Tom Coronel TBA
United Kingdom Tom Chilton TBA
Hungary Zengõ Motorsport Honda Civic WTCC Hungary Norbert Michelisz TBA
TC2 entries
Team Car Drivers Rounds
Germany ALL-INKL.COM Münnich Motorsport SEAT León WTCC Germany Marc Basseng TBA
Germany René Münnich TBA
Spain Campos Racing SEAT León WTCC  TBA TBA
 TBA TBA
TBA : a ser anunciado.
O WTCC está com tudo para voltar a ser uma prova de referência no panorama do desporto motorizado. Esperemos que seja um ano em grande para a modalidade e para Tiago Monteiro. Que a bandeira portuguesa possa subir muitas vezes ao pódio e quem sabe na corrida final com a conquista do titulo.
Fontes:

Wikipédia.com
autosport.com
autosport.pt

Fotos:
Retiradas de Google.pt
Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.