Lições do Bahrain – Parte 1

Acabaram os testes de pré-temporada para todas as equipas. Umas mostram-se mais preparadas para a competição, outras nem por isso. Analisamos as onze equipas do grid de 2014, uma a uma:
Red Bull
A equipa tricampeã do Mundo veio para o Bahrain com um atraso significativo no desenvolvimento do carro, em relação à concorrência. Se os testes de Jerez foram maus, os primeiros do Bahrain não foram melhores, mas ainda assim, os Bull´s fizeram mais voltas do que em Espanha. O problema foi que quantas mais voltas davam, mais problemas descobriam no RB10. O pior estava ainda reservado para os segundos testes árabes. Os dois primeiros dias com Ricciardo, nem correram tão mal, isto depois de a equipa ter “inventado” umas entradas de ar no carro. Com Vettel aos comandos no terceiro dia, conseguiram fazer 78 voltas, mas durante muito tempo estiveram parados, num dia difícil para a maioria das equipas. No Domingo, último dia de testes antes de começar a competição a doer, Vettel parou teve uma saída de pista, voltou às boxes durante 3 horas, tornou a sair mas nem sequer chegou ao fim do pit lane.
Se a crise na Red Bull não era oficial, agora já o é, com Horner a dizer que estão cerca de 10 dias atrasados em relação aos adversários e vão para a Austrália em modo sobrevivência. 
Fica uma dica para quem quiser apostar num vencedor do GP da Austrália: não apostem em Vettel!
Ferrari
A Ferrari cimentou nos testes da primeira semana, o lugar atrás da Mercedes e Mclaren, que como é óbvio, não é o ideal para a marca italiana. A verdade é que, segundo Raikkonen, a equipa não sabe em que nível está em termos de velocidade, porque apenas têm testado a fiabilidade dos novos componentes. Já na segunda semana de testes no Bahrain, ficamos com mais certezas que a Ferrari esconde o seu jogo e possivelmente têm um Ás na manga…acabaram sempre nos três primeiros lugares da tabela de tempos, mas na nossa opinião, melhor que os tempos que têm feito, é a performance sólida que o carro e pilotos têm mostrado. Quase ninguém fala na Scuderia, nem eles se “mostram” demasiado…tem água no bico!
Mercedes
Para já a Mercedes vai à frente no “campeonato” da pré-época. Não se tem visto nenhum problema grave que possa colocar em risco a preparação para o primeiro GP, exceptuando um ou outro problema mecânico, facilmente resolvido, e os tempos feitos pelos pilotos, são muito bons. Temos a certeza que a Ferrari irá jogar duro com a Mercedes, no inicio de época, mas se os “Silver Arrows” continuarem tão bem como têm vindo a ser, não será fácil para os italianos levarem de vencida a equipa bávara. São várias as personalidades ligadas ao desporto, que apostam forte numa vitória da Mercedes no campeonato, com Hamilton a ser o favorito à vitória no campeonato de pilotos. Veremos.

McLaren
Juntamente com a Mercedes, lideraram a tabela de melhores tempos em Jerez e no Bahrain 1, mas na segunda vez no emirado, notou-se alguma quebra no ritmo que traziam. É fácil explicar essa situação: a Mclaren esteve a testar as afinações para corrida, ou seja, já não estiveram tão interessados em saber como aguenta o motor, o ERS, etc, mas sim, como se portam os componentes com as afinações previstas serem usadas nas corridas. Serão das equipas que melhor estão preparadas para o início da temporada, com os suspeitos do costume: Ferrari e Mercedes. Aliás, a juntar a estas 3 equipas, nós pensamos que existem mais duas equipas, que também fizeram uma excelente pré-temporada: Force India e Williams.
Williams:

Se no final dos testes de Jerez ficamos com um sorriso na cara, com o comportamento do FW36, durante a estadia da equipa no Bahrain, não nos caiu o sorriso. Para além de mostrarem um carro bom, estável e (para já) competitivo, Massa mostra-se como um piloto diferente. A Williams merece regressar ao topo da F1, mas é trabalhoso e dificíl o trajecto para lá chegar. A equipa precisa de um bom carro, de uma excelente equipa técnica e de um bom par de pilotos. No papel parece ter tudo, mas veremos como será na realidade. Acreditamos que consigam e, especialmente eu, gostava de ver de novo a Williams ser a Williams! Para além de não haver nenhuma equipa que tenha caras tão bonitas na equipa: falamos de Claire Williams e Susie Wolff. Não sabem quem são? Pesquisem no Google!

Imagens:
thejudge13.com
canaldavelocidade.com.br
f1fanatic.co.uk

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.