WRC – Rally do México: Vitória de Ogier, em hecatombe de desistências.

Sebastien Ogier foi o grande vencedor do rally do México, terceira prova pontuável para o campeonato mundial de ralis, numa prova marcada por inúmeros abandonos, com os duros troços mexicanos a fazer estragos, e muitas “vítimas”.
O francês da Volkswagen partia para esta prova na segunda posição do campeonato, atrás do seu colega de equipa, J. M. Latvala, que discutiam desta forma a liderança do campeonato, com Ostberg (Citroen), também ele a estar à espreita, na terceira posição da geral, e sendo ele um especialista em pisos de terra, era um candidato óbvio à final neste rali.
A Ford tinha em M. Hirvonen a sua principal seta apontada à vitória, mas a verdade é que o finlandês tem andado bem afastado das boas exibições, teria aqui a possibilidade fazer “as pazes” com os bons resultados.
Na Hyundai, era uma incógnita o que valeria o I20 WRC neste tipo de condições, e correndo em altitude, Neuville e Atkinson teriam a hipótese de explorar o potencial do carro da marca coreana.
Mas na prova, tudo foi mais do mesmo, com a Volkswagen de Ogier e Latvala a dominar, apenas tendo alguma réplica por parte de Ostberg, que chegou mesmo a liderar, mas um ligeira saída de estrada danificou o seu Ds3 WRC, deitando por terra a possibilidade de bater Ogier, “no braço”.
Também M. Hirvonen, que estava a realizar uma excelente prova, teve de abandonar no segundo dia de prova, com problemas eléctricos no seu Fiesta RS WRC. O piloto da Ford, estava possivelmente a fazer a sua melhor aparição nesta temporada, viu desta vez o azar bater-lhe à porta.
Desistências foram  o grande destaque deste rally. Mikkelsen, Meeke, Kubica, Ostberg,Hirvonen e Tanak, isto falando apenas dos nomes mais sonantes, foram as principais vitimas, de uma prova dura que não deixará saudades à maioria dos pilotos, embora Hirovenen e Ostberg ainda tenham regressado a tempo de fechar no TOP10 final, ao abrigo do “rally2”.
A Hyundai, de forma algo surpreendente, conseguiu levar os seus dois I20 WRC, até a linha de chegada, ainda assim denotando uma clara falta de potência, comparativamente à concorrência, mas passando claramente no teste de fiabilidade, com Neuville a ser inclusive 3º na geral final, dando desta maneira o primeiro pódio à marca coreana. Um pódio que chegou a estar em causa, pois no ultimo troço de ligação o Hyundai do piloto belga teve problemas de sobreaquecimento, tendo sido resolvido de forma insólita, com uma cerveja a ser a resolução de arrefecimento do motor do carro de Neuville.
Contas feitas, S. Ogier venceu, assumiu também a liderança do campeonato, no rali que antecede a prova portuguesa, marcada para o inicio de Abril, ficando já a certeza que será ele a abrir a estrada nos troços algarvios. O francês foi ainda buscar mais 3 pontos extra, vencendo a “power stage”.
Na segunda posição ficou o seu colega de equipa, J. M. Latvala, que perde desta maneira a liderança no campeonato, ainda que a diferença seja somente de 2 pontos para Ogier. Latvala que durante todo o rali, raramente conseguiu andar mais rápido  do que o seu companheiro da Volkswagen, sendo este segundo lugar bem controlado até final, até porque o terceiro da geral era Neuville, já bem longe dos dois da frente, sem colocar em perigo portanto a sua posição.
Neuville foi 3º e deu a Hyundai o seu primeiro pódio numa prova do mundial de ralis. Apesar de nunca ter tido andamento para ombrear com os homens mais rápidos, o piloto belga foi aproveitando os sucessivos abandonos dos pilotos que rodavam no topo da tabela classificativa, subindo desta maneira até à terceira posição. Um bom resultado, animador para toda a equipa. Ainda assim fica no ar a ideia que têm muito trabalho, no que diz respeito a provas em piso de terra. Ainda assim clara nota positiva para o I20 WRC, que resistiu a tudo, até culminar neste 3º lugar final.

E. Evens foi 4º, melhor dos pilotos Ford, beneficiou também ele de vários abandonos para ir subindo na classificação, até atingir aquela que é neste momento a sua melhor prestação no mundial WRC, desde a sua entrada na Ford. O jovem piloto britânico, em fase de aprendizagem, não se preocupou muito em realizar tempos competitivos, mas sim em dar um passo de cada vez, nesta fase importante da sua carreira. Fazendo o seu primeiro Rally do México, Evens, teve uma um comportamento calculista, e levou a água ao seu moinho. Este 4º lugar final é sem dúvida motivador.
Na 5ª posição, a quase 10 minutos de Ogier, ficou outro dos homens que aproveitou os erros dos alheios para ter sucesso, Martin Prokop. Piloto sem ritmo e qualidade para outros voos, aproveita sempre que pode todas as falhas dos mais rápidos, para somar pontos importantes para si. Sem correr riscos, o piloto checo consegue um bom 5º lugar num rali sempre muito duro, onde chegar ao fim por vezes tem destas coisas.
Benito Guerra, a correr em casa, foi 6º na geral, e o que foi dito sobre Prokop, aplica-se igualmente ao piloto mexicano. A estrear-se de Fiesta WRC, o piloto nesta prova apoiado pela M-Sport, lá foi subindo na geral, assim que “caía” mais um dos da frente. Fica o resultado, de um piloto muito acarinhado pelo seu público.
C. Atkinson foi segundo dos Hyundai, apesar de muitos problemas sentidos ao longo da prova, o piloto Australiano conseguiu levar o seu I20 WRC até final da prova no 7º lugar da geral. Os mais de 15 minutos perdidos reflectem bem as dificuldades por que passou o piloto e o carro…
Mikko Hirvoenen terminou na 8ª posição, uma prova que até tinha começado bem para si, rodando bem perto dos mais rápidos, até á SS8, onde um problema eléctrico no seu Fiesta RS WRC, fez com que tivesse de abandonar, regressando no dia seguinte, ainda que muito atrasado na geral. Este 8º lugar é um mal menor, juntando mais um ponto na “Power Stage” onde foi 3º. Curto para quem podia ter feito bem melhor nesta prova que até prometia um bom desfecho para si.
Mads Ostberg fechou a terceira etapa do mundial na 3ª posição, depois de no 1º dia ter andado entre os primeiros, fechando-o na 2ª posição, na primeira etapa do segunda dia, deu um toque com a traseira do seu Ds3 WRC danificando a suspensão, abandonando de seguida no troço de ligação. Regressou no dia seguinte ainda a tempo de somar dois pontos com este 9º lugar final, que sabe a pouco com certeza ao piloto norueguês, que almejaria decerto uma melhor classificação. Mas os ralis são isto mesmo, o azar e a sorte são factores a ter muito em conta.
A fechar o top 10 ficou Y. Protasov, que venceu também a categoria WRC2, mesmo depois de ter ficado privado da tracção total no seu Fiesta R5.
 Classificação final do Rally do México:
POS # DRIVER TIME DIFF PREV DIFF 1ST
1. 1 FRAS. OGIER 4:27:41.8
2. 2 FINJ. LATVALA 4:28:54.4 +1:12.6 +1:12.6
3. 7 BELT. NEUVILLE 4:33:10.4 +4:16.0 +5:28.6
4. 6 GBRE. EVANS 4:34:31.1 +1:20.7 +6:49.3
5. 21 CZEM. PROKOP 4:37:36.2 +3:05.1 +9:54.4
6. 11 MEXB. GUERRA 4:40:39.4 +3:03.2 +12:57.6
7. 8 AUSC. ATKINSON 4:42:57.2 +2:17.8 +15:15.4
8. 5 FINM. HIRVONEN 4:44:48.6 +1:51.4 +17:06.8
9. 4 NORM. OSTBERG 4:53:23.4 +8:34.8 +25:41.6
10. 32 UKRY. PROTASOV 4:56:00.0 +2:36.6 +28:18.2

Mundial de pilotos:


Classificação final do Rally do México em WRC2:
POS # DRIVER TIME DIFF PREV DIFF 1ST
1. 32 UKRY. PROTASOV 4:56:00.0 +2:36.6 +28:18.2
2. 37 ITAL. BERTELLI 5:19:43.9 +26.8 +52:02.1
3. 33 ITAM. RENDINA 5:19:59.8 +15.9 +52:18.0
4. 35 ESTO. TANAK 5:22:19.2 +2:19.4 +54:37.4
5. 38 ITAG. LINARI 5:23:38.8 +55.5 +55:57.0
6. 41 PERN. FUCHS 5:25:27.0 +1:48.2 +57:45.2
7. 34 PRYA. BESTARD 5:52:33.7 +7:10.2 +1:24:51.9

Mundial de pilotos em WRC2:

O mundial de ralis está de volta, de 3 a 6 de Abril por terras lusitanas, o Vodafone Rally de Portugal vem para a estrada e nós vamos acompanhar a par e passo todas as incidências.
Fique atento ao nosso facebook e ao nosso blog “Chicane Desportos Motorizados”, com todas as novidades sobre a etapa portuguesa do mundial de ralis.

Até lá…if in doubt flat out!


Fotos:
google.pt
Página do Facebook: Doidos por Rally


Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.