ERC – Rali de Acrópole. Bruno Magalhães foi 5º, na estreia vitoriosa do 208 T16.

Este fim-de-semana realizou-se a 3ª etapa do Europeu de Ralis (ERC), com a realização do Rally de Acrópole (Grécia), prova que deixou de fazer parte do calendário do mundial de ralis, entrado agora no campeonato apoiado pela estação de televisão Eurosport.

A prova grega trazia como grande aperitivo a estreia neste campeonato do novíssimo Peugeot 208 T16, com C. Breen e K. Abbring a fazerem as “honras da casa” para a marca francesa.
A estreia foi muito positiva, e só pode ser recordada com grande alegria por parte de toda a estrutura da marca francesa, que levou C. Breen à vitória final do Rally de Acrópole, isto depois de terem chegado ao final do primeiro dia também na liderança, mas com K. Abbring. Mas no segundo dia uma fuga de óleo no seu 208 T16, deitou por terra as esperanças de uma dobradinha da marca francesa, algo que seria épico.
Num trajecto bem diferente do que estávamos habituados a ver no rally da Grécia, com o primeiro dia ser marcado por pisos de asfalto, o segundo dia foi todo ele nos tradicionais pisos de terra, bem duros para as mecânicas dos automóveis.
Bruno Magalhães foi a grande novidade para nós portugueses, já que esta prova marcou o seu regresso à competição, este ano em jeito de “ Part-Time”, já que o piloto português conseguiu garantir 6 provas para esta temporada no ERC. Nesta primeira prova o piloto luso alinhou ainda com o seu velhinho S2000, curiosamente o mesmo chassis com que alinhou no IRC de…2007! A partir daqui o piloto português já poderá contar com um novíssimo Peugeot 208 T16, com que fará o resto da temporada.
Apesar de possuir uma montada menos competitiva do que os novíssimos 208 T16 ou os Fiesta S2000, B. Magalhães teve uma excelente participação na Grécia, fazendo uma corrida bem calculada, sem exageros, e apenas com um objectivo, terminar a prova e ganhar de novo ritmo de competição, pois até ai estava clara desvantagem para toda a concorrência que alinhou na prova, sendo todos eles habituais participantes nesta temporada do ERC. A dupla portuguesa B. Magalhães/Carlos Magalhães fez desta forma a prova possível, aproveitando os erros e azares alheios para ir subindo na geral até ao 5º lugar final, sendo este um prémio mais do que justo pela regularidade demonstrada ao longo do rally. A bandeira de Portugal volta assim a estar de novo num bom patamar do panorama mundial dos ralis, com um resultado que dadas as circunstâncias é muito positivo.
Contas feitas no final, C. Breen vence o rally de Acrópole, na estreia promissora do Peugeot 208 T16, deixando B. Bouffier na segunda posição a 8´s. Bouffier travou uma interessante luta com o 3º da geral, Kejatan Kajetanowizc, que na parte final não conseguiu aguentar o ritmo de um mais experiente B. Bouffier.
Na 4ª posição ficou Esapekka Lappi, o melhor S2000, demonstrando que estes carros começam a perder força perante os novos R5. Lappi ficou a 1,33´s do líder da prova. A fechar o Top5 o nosso compatriota B. Magalhães, que como já demos conta, fez uma boa prova, que deixa adivinhar que rapidamente entrará no ritmo competitivo, para poder andar entre os mais rápidos.

Classificação final :

Classificação campeonato ERC:

A próxima prova esta marcada para os dia 17-18-19 de Abril, com a realização do Rally da Irlanda, uma prova sempre muito complicada, com a inconstante meteorologia britânica a serem decisivas na luta pelas primeiras posições.
Fique atento a todas as notícias sobre o mundo dos desportos motorizados na nossa pagina de facebook e no nosso blog.
Até lá… if in doubt flat out!!



fontes:
fiaerc.com

fotos:

retiradas de google.com



Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.