F1: GP da Malásia – Destaques. Domínio da Mercedes, excelente evolução da Red Bull e o caldo entornado na Williams.

Mercedes:

Foi um fim de semana perfeito para os Silver Arrows. Pole position, vitória na corrida, 1º e 2º lugar, volta mais rápida da prova, o menu completo. A concorrência só podia sonhar em chegar aos calcanhares da Mercedes ou rezar por uma chuvinha…que não se viu durante a corrida, embora tenha havido várias ameaças. Vettel ainda tentou, mas o RB10 ainda não faz sombra ao Mercedes. Rosberg teve alguns problemas no início da corrida com os pneus e foi o único problema que o carro apresentou. Hamilton está de volta. O sorriso voltou, e com isso voltou todo o talento do britânico.Com Hamilton no seu melhor a Mercedes vai ser muito difícil de acompanhar.

Red Bull:

Quem pensaria que a Red Bull estaria duas vezes seguidas no pódio (embora uma não conte por enquanto), depois de um mês horrível de testes? A evolução do RB10 tem sido impressionante. Não nos cansamos de dizer que a nível aerodinâmico, o carro é soberbo. Falta que a unidade motriz tenha uma performance condizente. Uma coisa se mantém inalterada… O chamado “azar australiano”. Webber tinha sempre do que se queixar ao nível da sorte e pelos vistos Ricciardo vai pelo mesmo caminho. Uma corrida que estava a ser muito boa, estragada por um pneu mal apertado nas boxes, seguido de uma quebra muito estranha da asa dianteira e o abandono. A sorte não gosta dos australianos na Red Bull pelos vistos. Vettel fez o que lhe competia. 3º lugar nesta altura é muito bom. Pensávamos que o inicio do ano iria colocar os Bull´s irremediavelmente fora da corrida, mas eles tão sempre por perto do pódio ou em cima dele. Uma batalha Mercedes vs Red Bull no final começa a desenhar-se.


Ferrari:

Poucas ou nenhumas melhorias em relação a Melbourne. A única coisa que melhorou foi a forma de Alonso. Sacou um espantoso 4º lugar, para quem tem uma direcção com afinação duvidosa depois do toque com Kvyat e um carro que ainda não dá para mais. E em corrida conseguiu mais uma vez trazer bons pontos para casa. O espanhol anda há tanto tempo a fazer omeletes sem ovos que já custa ver tanto talento não lutar pelo titulo de forma directa. Kimi teve mais um fim de semana para esquecer. Os treinos correram bem, a qualificação nem por isso e a corrida correu muito mal. Magnussen apertou com ele e originou um furo, que deitou por terra a corrida do finlandês. Nota-se pelos erros nas curvas que ainda não está à vontade no carro. Para quando o “velho” Kimi? Para breve esperemos nós. A F1 precisa e a Ferrari ainda mais.

McLaren:

No geral foi um fim de semana positivo para os homens de Woking, dada a performance do carro. Um novo pacote de melhorias que não trouxe grandes benefícios ainda. Uma qualificação com sorte e uma corrida que do ponto de vista estratégico, foi gerida de forma excelente. Button provou mais uma vez que deve ser dos mais inteligentes pilotos em pista. A forma como se defendeu de Massa foi soberba. Magnussen com a penalização devido ao toque com Kimi, ficou afastado de mais um resultado positivo que seria provável. Assim não comprometeu e ganhou mais uns pontos para a equipa. O toque com Kimi foi fruto da sua inexperiência, mas só assim é que aprenderá. Pediu desculpas publicamente e reconheceu o erro. Tem pinta de campeão e sabe estar dentro e fora de pista.

Williams:

Começamos a gostar cada vez mais da Malásia. Ou é a chuva que apimenta as coisas, ou é a temperatura que faz os pilotos tomar decisões polémicas, mas que animam a F1. Depois de uma qualificação péssima, os Williams subiram varias posições em corrida e ganharam pontos preciosos. Mas ganharam também um possível problema. Nas últimas voltas surgiu a frase ” Felipe, Bottas é mais rápido…”. Por fracções de segundos, Massa deve ter duvidado se ainda estava na Ferrari mas ponderou melhor e chegou à conclusão que não e ignorou a ordem.

Foi uma decisão muito pouco ponderada por parte dos chefes da Williams ( direi mesmo estúpida). O campeonato está no inicio, a Williams tem este ano uma oportunidade de ouro de brilhar novamente e a última coisa que deveriam querer, é desmotivar o piloto mais experiente da casa, tudo isto para tentar ganhar mais 2 pontos, o que não seria garantido, pois Button não é fácil de passar. Assim Massa ficará a partir de agora desconfiado e Bottas, com o ego em alta poderá, querer assumir uma posição que ainda não merece. No desporto é preciso saber gerir os atletas e o que a Williams fez foi errar em toda a linha neste aspecto. Veremos como a situação se desenvolve.

Fiquei contente por Massa não ter respeitado a ordem. Bottas não teve ritmo para o passar. Foi arriscado por parte de Felipe  ter tomado esta decisão, mas ao menos mostra que este ano não é moço de recados de ninguém.

Force India:

Perez anda em maré de azar. Nem sequer saiu para a pista com problemas de caixa. Já Hulkenberg… Que senhor! Que piloto! Dizem que é pesado? O talento é tanto que até pesa no alemão. Mais uma corrida muito boa de Hulk, que soube gerir muito bem os pneus (o carro ajuda e este ano a Force India deve apostar nisso para ganhar vantagem). Teve uma “troca de argumentos” bem interessante com Alonso, mas não levou a melhor. Não há como não gostar de Hulkenberg. Já merece há muito subir a um pódio. Esperemos que seja este ano. Mas para isso a Force India terá de melhorar ainda mais o carro.

Toro Rosso:

Depois de uma excelente corrida na Austrália, esta não foi tão boa quanto isso. Vergne foi obrigado a desistir, mas Kvyat conseguiu conquistar mais um ponto para a equipa e para ele. Já sabem do nosso “ódio de estimação” pelo russo, que por ter bolsos mais fundos, chegou mais cedo do que devia à F1, mas temos de reconhecer que o rapaz não é nada mau. Ainda não teve nenhum rasgo de génio, nem nos parece que vá acontecer em breve, mas sabe estar onde realmente conta e isso num piloto é importante.

Lotus:

Maldonado se calhar já deve estar arrependido de ter escolhido o 13 para número. Os azares sucedem-se para o venezuelano. Desta vez foi atirado para fora de pista por Bianchi, sendo pouco depois obrigado a desistir. Já Grosjean fez uma boa corrida, dentro do possível. O carro começou a claudicar no final, com problemas no extractor e na unidade motriz, mas ainda assim conseguiu chegar ao final. Grande evolução da equipa. Veremos se conseguem manter o ritmo para a próxima semana.

Sauber:

2 desistências e pouco mais a dizer. O carro ainda está muito longe de ser competitivo e a equipa tem um longo caminho a percorrer. Problemas de caixa para Gutierrez e na unidade motriz para Sutil. Um fim de semana para esquecer.

Caterham:

Um dia bom para a equipa. Depois de tantos problemas, conseguiram ganhar vantagem sobre a Marussia. Ainda há muito trabalho pela frente, mas é um resultado que pode ajudar nas contas do futuro. Kobayashi esteve muito bem na corrida e ainda se intrometeu nos lugares da frente. Compensa ter um bom piloto em vez de um piloto pagante, não é?

Marussia:

Bianchi ficou logo arredado da corrida e Chilton vez o que pôde. Não está a ser um inicio muito positivo para a equipa e principalmente para Bianchi. O francês foi penalizado injustamente pelo toque com Maldonado. Mas acreditamos que vai regressar em breve à forma que nos habituou.


Destaques feitos vamos ver como está a classificação no campeonato de pilotos :


Classificação por construtores:

Próxima corrida, já no próximo fim de semana, no Bahrain. Em principio  a Mercedes deverá manter a hegemonia, mas a Red Bull está a crescer muito. Era preciso também que a McLaren e a Ferrari crescessem e que a Williams aproveite todo o potencial do carro. Tudo para confirmar a partir de sexta.

Fontes:
Gpupdate.net

Fotos:
retriradas de Google.pt

Fábio Mendes

2 pensamentos sobre “F1: GP da Malásia – Destaques. Domínio da Mercedes, excelente evolução da Red Bull e o caldo entornado na Williams.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.