WTCC Rússia – Resumo da Qualificação

Tiago Monteiro começava a Qualificação da prova russa, confiante em relação aos Honda, mesmo tendo nesta prova que lutar contra 4 Citröen (o chinês Ma Qing Hua tomou o volante do 4º carro francês), isto porque a pista tem potencial para puxar pelo bom chassis dos Honda e não necessita tanto de motor, o ponto fraco dos carros nipónicos.

Monteiro conseguiu o 7º tempo, por volta dos 10 minutos da Q1 e parou nas boxes, esperando que o tempo bastasse para passar à Q2, mas teve de voltar à pista porque os tempos na qualificação, tal como aconteceu nas duas sessões de treinos livres, estão todos muito perto. As diferenças entre pilotos são curtas.
Os últimos minutos foram dominados pelas lutas pelos lugares do top 12, que davam o acesso para a Q2 e aí Monteiro foi estupendo, seguido por Tarquini. Monteiro batia o tempo de Chilton, mas segundos depois o italiano da Honda fazia uma volta canhão (1.38.754) e arrasava a concorrência.
Os 3 Lada ficaram de fora da Q2, sendo os 12 que passavam à seguinte ronda de Qualificação, os seguintes:
1º Tarquini
2º Monteiro
3º Chilton
4º Lopez
5º Michelisz
6º Valente
7º Muller
8º Bennani
9º Loeb
10º Munnich
11º Ma
12º Borkovic

Na Q2 assistimos a alguns bons drift por parte de Chilton e Loeb! Monteiro saiu para a pista mas voltou ás boxes na volta a seguir, não tendo até 2 minutos do fim sem tempo marcado. A 30 segundos do fim Tiago Monteiro estava fora da Q3, mas conseguiu um bom 2º sector na última volta, conseguindo o 5º melhor tempo da sessão, ultrapassando Muller:
1º Lopez

2º Tarquini
3º Loeb
4º Chilton
5º MONTEIRO
6º Muller
7º Bennani
8º Michelisz
9º Ma
10º Valente

Na Q3, Monteiro foi o primeiro a sair para a pista e a atacou bem as primeiras curvas, a mostrar-se muito compenetrado no circuito, conseguindo o melhor tempo do português neste fim de semana!
No final, grande volta de Lopez conseguindo mais uma Pole Position, mas desta vez a Citröen deve agradecer ao argentino por salvas as cores da marca francesa. A volta de Lopez foi fantástica, conseguindo ganhar tempo em todos os sectores a Tarquini.
A Honda tem hipóteses de vencer pelo menos a primeira corrida russa, amanhã a partir das 10.15h.

Tempos da Q3:
1º Lopez 1.38.651
2º Tarquini 1.38.877
3º MONTEIRO 1.39.166
4º Loeb 1.39.580
5º Chilton 1.39.698
fotos:
hondaracingwtcc.com
chicane2013.blogspot.com
Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.