A Formula 1 está de regresso à Áustria depois de ter recebido o ultimo GP em 2003. É um regresso que se saúda pois a pista é não segue os padrões das pistas modernas com demaisadas curvas lentas. O traçado do Red Bull ring, embora modificado continua fluido e agradável tendo potencial para proporcionar uma excelente corrida.
O Red Bull Ring começou a sua vida como Österreichring em 1970 tendo recebido até 1987. Entretanto a pista foi remodelada de forma a aumentar a segurança do traçado. O responsável pela alteração traçado foi Tilke mas desta vez não fez asneira e manteve a essência do circuito. A remodelação foi paga pela operadora de telecomunicações A1 e como tal a pista foi repabtizada de A1-Ring. Recebeu a F1 de 1997 a 2003.
Entretanto o cicruito começou a ser alvo de novas obras de requalificação mas as obras ficaram a meio e como tal o circuito deixou de se poder usar. O destino do circuito parecia traçado mas Dietrich Mateschitz dono da Red Bull, comprou o circuito. Depois de avanços e recuos, a pista foi finalmente arranjada e recebeu em 2011 o DTM e a F2, estando criadas as condições para o regresso da F1 que se concretiza este ano.
Dados do circuito:
Cumprimento de pista: 4.326Km
Nº de voltas: 71
Distância de corrida: 307,02km
Volta mais rápida em corrida: Michael Schumacher, 2003, 1:08:337
Record de pista: Michael Schumacher, 2003, 1:07:908
Nivel de Downforce: Médio/Baixo
Consumo por volta: 1.4Kg
Pneus para 2014: Soft e Supersoft
Lista dos vencedores:
Österreichring
A1-Ring
Evolução do traçado:
Österreichring
A1-Ring
Red Bull Ring:
Fotos:
google.pt
Fontes.
Wikipédia.com
Fábio Mendes