Em Assen a meteorologia não deu tréguas aos homens do MotoGp. Na qualificação foi Aleix Espargaro a levar a melhor sobre a concorrência, fazendo a pole, seguido de Marquez e Pedrosa. Lorenzo apenas aparecia em 9º e Rossi em 12º.
O inicio da corrida foi também marcado pela indecisão em relação à escolha de pneus. A chuva apareceu no início da corrida o que levou ao adiamento da largada, com os comissários a permitirem mais 2 voltas de instalação de forma a que os pilotos avaliassem quais os melhores pneus. A grande maioria optou pelos pneus de chuva, e raras excepções se viram como o caso de Rossi, que se arrependeu logo no inicio da corrida obrigando o italiano a largar da box.
Marquez tratou logo no inicio de ficar com o 1º lugar, mas Dovizioso gosta deste tipo de condições e rodou sempre perto do espanhol.
A ida as boxes para trocar de montadas com pneus para piso seco marcou um ponto de viragem, com Marquez a errar na entrada de uma curva, fazendo o sair largo, dando espaço para Dovizioso passar e assumir a liderança.
Mas a Honda e o talento de Marquez eram demasiados fortes e a 10 voltas do final, o espanhol recuperava a liderança que manteve até ao final. Pedrosa completou o pódio, ele que conseguiu manter sempre a ameaça de Espargaro a distância e Rossi fez uma boa recuperação, depois de uma aposta completamente falhada no inicio da prova.
Marquez continua a sua caminhada vitoriosa sem que ninguém consiga fazer frente ao espanhol, que parece lançado para bater todos os recordes.
Classificação final: