Caterham. A história até agora.

A  noticia desta semana no mundo da F1 é a venda das acções de Tony Fernandes, na Caterham a um consórcio do médio oriente e suíço, de quem nada se sabe. Tony Fernandes, que já tinha mostrado em público algum desagrado pela equipa não conseguir chegar aos lugares que ele pretendia, fica assim livre (e possivelmente mais rico) para o futebol, para a sua equipa que jogará na Premier League em 2014/2015, o Queens Park Rangers.
Apenas a Caterham F1 Team foi vendida, porque a Caterham Cars, será mantida no grupo de empresas do malaio. Durante as semanas que passaram, ficamos a saber também que a Renault comprou as acções detidas pelo grupo Caterham na  Société des Automobiles Alpine Caterham, uma sociedade criada para o desenvolvimento do modelo icónico Alpine. Fernandes ao vender a sua parte na sociedade, deu mostras de querer sair do mundo automobilístico. Para já apenas vendeu a equipa de F1.
A denominação da “nova” equipa manter-se-á Caterham F1 Team e será dirigida por Colin Kolles e chefiada no dia-a-dia por Christijan Albers, que regressa assim à F1 e que prometeu investir na equipa, para que esta cresça. Tony Fernandes também tinha prometido o mesmo e pelos vistos, nunca aconteceu.
Tony Fernandes entrou na Fórmula 1 em 2010, fazendo ressurgir um dos nomes mais conhecidos do Grande Circo: a Lotus. A equipa chamar-se-ia Lotus Renault até 2012, ano que mudou de nome para Caterham F1 Team, porque o malaio comprou também a marca de carros inglesa Caterham e assim unia a equipa de F1 e a marca de carros desportivos num mesmo nome.
Os primeiros pilotos da equipa foram Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov, que provinham da Lotus e os pilotos de reserva, Alexander Rossi e Giedo Van der Garde. Na época de 2012, a equipa não pontuou mas acabava a época em 10º lugar, acima da HRT (entretanto fechada) e da Marussia(“arqui-inimiga” desde esse ano até agora). 
O ano passado, em 2013, os pilotos mudaram e a Caterham deixou Kovalainen, o piloto mais experiente de fora, tornando-se piloto de reserva, para Charles Pic (que provinha da Marussia) e Giedo Van der Garde, assumirem os volantes dos dois monolugares. Os outros pilotos da equipa, os de testes, foram Qing Hua Ma (que agora compete no WTCC) e Alexander Rossi.
 A época não correu como Fernandes queria, tendo a equipa acabado em 11º, atrás da Marussia, sem nenhum ponto conquistado! No final do ano, começaram os lamentos do malaio que utilizou diversas vezes as redes sociais e a comunicação social para enviar os recados para o seio da equipa.
A presente época iniciava-se com uma chamada de atenção do dono para os membros da equipa, a Caterham tinha que dar o salto na tabela de construtores! Os pilotos mudaram, são agora Marcus Ericsson, um rookie pagante e Kamui Kobayashi, um bom piloto que regressou à F1, que já tinha pilotado na Sauber e que pagou também o lugar na equipa. Mantém-se Alexander Rossi como piloto de testes e um tal de Robin Frijns, que achamos ser um bom piloto.
A época não está a ser a tornar-se o que Fernandes queria, porque a Caterham ainda não pontuou e a Marussia conseguiu ao fim de 3 anos os seus primeiros pontos. A Caterham luta agora com a Sauber pelo 10º posto no Campeonato de Construtores, o último lugar que dá direito a pagamento pela FOM. Se não conseguir, vai ser o segundo ano consecutivo para a equipa que não recebem o bónus, como tal, irá ser um rombo no orçamento para o próximo ano.

Resta esperar para ver quais são as principais mudanças da gestão da equipa, principalmente em corrida.
A história da Caterham em números:
Nº de épocas: 3
Nº de GP: 47
Melhor posição na qualificação: 14º
Melhor resultado final: 11º
Fotos:
google.pt
Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.