WRC – Rally da Alemanha (antevisão). Chegou a vez dos “reis” do asfalto!

Está de volta o WRC às estradas, com a nona etapa do mundial a realizar-se na Alemanha nos seus difíceis e estreitos troços de asfalto e cimento, onde a coragem dos pilotos em rodar nos limites nestas condições será um factor decisivo na contagem final dos tempos.
Nesta prova verdadeiramente para especialistas em asfalto, aparecem como candidatos, os “mesmos de sempre” Ogier e Latvala, que terão mais uma decisiva prova rumo à conquista do título, já que os 44 pontos de vantagem que Ogier tem sobre o seu colega de equipa dão alguma margem de segurança ao francês, e nenhuma margem de erro ao finlandês, que à mínima falha pode ditar o fim do sonho, desde já complicado, em chegar ao ceptro mundial. Mas o revés também pode acontecer, Ogier terá de fazer uma prova sem erros também porque um azar aliado a uma vitória de Latvala lançaria de novo a discussão pelo título taco a taco para as últimas quatro provas da temporada, dai estarmos perante um dos mais importantes ralis da temporada no que diz respeito à decisão do campeão do mundo na presente temporada.

Mas a nível de candidatos não termina por aqui a lista, na Citroen vem um “super” motivado K. Meeke, que depois do bom 3º lugar na Finlândia, quererá de novo andar entre os mais rápidos, e sabendo bem do que este britânico é capaz de fazer ao volante de uma carro de rally, Meeke terá também uma palavra a dizer na discussão pelos primeiros lugares, enquanto  M. Ostberg, o seu companheiro na equipa francesa, não terá a vida tão facilitada, sabendo nós das dificuldades que o Norueguês apresenta neste tipo de pisos, não sendo de todo o seu piso de eleição.
Na M-Sport de M. Wilson, será a mesma dificuldade de todas as provas até então disputadas. Não terá a ver particularmente com o facto de ser ou não piso de asfalto, mas mais a ver com o facto de na equipa do Ford Fiesta RS WRC, parece não haver soluções humanas para se baterem pelas vitorias em provas, com um Hirvonen claramente abaixo do que o vimos fazer em outros anos, um Evans muito jovem que chegou a este nível de forma precoce, e um Kubicaque passa mais tempo fora do que dentro de estrada, num panorama nada animador para as “hostes” de Sir. Malcolm Wilson.

Na Hyundai vem a grande espectativa desta prova, com três carros na partida para a prova alemã, e com três verdadeiros especialistas neste tipo de pisos. B. Bouffier, que depois do segundo lugar na prova inaugural da temporada (Monte Carlo), tem aqui mais uma excelente hipótese de mostrar bom serviço num tipo de piso em tudo a favorável a si mesmo. T. Neuville é outra das setas apontadas pelos homens da Hyundai, sendo aliás o piloto residente da marca coreana, tem aqui mais uma hipótese de, quem sabe, voltar a subir ao pódio com o I20 WRC como já fez no México e na Polónia. Dani Sordo é o terceiro a ser apresentado, e um dos mais rápidos no pelotão do WRC em pisos de asfalto, numa prova de boa memória para o espanhol, pois faz precisamente um ano que Sordo venceu a sua primeira prova num mundial de ralis, na Alemanha, sendo o último piloto “não” Volkswagen a vencer uma prova do mundial. O espanhol chega com certeza motivado á Alemanha, e quererá decerto repetir a “gracinha alcançada na época transacta. Resta saber que argumentos terá o Hyundai para a concorrência, pois a nível de “mão-de-obra” estão garantidos.
Lista de inscritos:
1 FRAS. OGIER
FRAJ. INGRASSIA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO WRC
M RC1 1
2 FINJ. LATVALA
FINM. ANTTILA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO WRC
M RC1 1
3 GBRK. MEEKE
IRLP. NAGLE
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT
CITROËN DS3 WRC
M RC1 1
4 NORM. OSTBERG
SWEJ. ANDERSSON
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT
CITROËN DS3 WRC
M RC1 1
5 FINM. HIRVONEN
FINJ. LEHTINEN
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
M RC1 1
6 GBRE. EVANS
GBRD. BARRITT
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
M RC1 1
7 BELT. NEUVILLE
BELN. GILSOUL
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI I20 WRC
M RC1 1
8 ESPD. SORDO
ESPM. MARTI
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI I20 WRC
M RC1 1
9 NORA. MIKKELSEN
NORO. FLOENE
VOLKSWAGEN MOTORSPORT II
VOLKSWAGEN POLO WRC
T RC1 1
10 POLR. KUBICA
POLM. SZCZEPANIAK
RK M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
T RC1 1
11 NLDD. KUIPERS
BELR. BUYSMANS
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
RC1 1
12 UKRY. PROTASOV
UKRP. CHEREPIN
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
RC1 1
14 IRLC. BREEN
GBRS. MARTIN
CRAIG BREEN
FORD FIESTA RS WRC
RC1 1
20 FRAB. BOUFFIER
FRAX. PANSERI
HYUNDAI MOTORSPORT N
HYUNDAI I20 WRC
T RC1 1
21 CZEM. PROKOP
CZEJ. TOMANEK
JIPOCAR CZECH NATIONAL TEAM
FORD FIESTA RS WRC
T RC1 1
22 SVKJ. MELICHAREK
SVKE. MELICHAREK
SLOVAKIA WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
RC1 1
23 IRLS. MOFFETT
IRLJ. O’REILLY
SAM MOFFETT
FORD FIESTA RS WRC
RC1 2
Em WRC2 termos a participação do nosso compatriota Bernardo Sousa, que ao volante de um Ford Fiesta RRC, quererá decerto andar nos lugares da frente e quem sabe discutir a vitória final com alias o próprio admite, “O objetivo é lutar pela vitória, tal como disse no início do ano, mas, no mínimo, temos que assegurar um pódio se nos queremos manter na luta pelo campeonato”.
Palavras de confiança do Madeirense, num tipo de piso em que se sente particularmente confortável, não fosse o piloto oriundo da ilha que é. Sousa e Magalhães, que depois da participação no Rally Vinho Madeira, se sentem com mais ritmo e confiantes para atacar este rally muito específico com o da Alemanha.
B. Sousa explica desta forma as condições que vão encontrar:  “é um rali muito traiçoeiro e se chover tudo se complica ainda mais. A constante mudança de pisos e de estradas é uma dificuldade acrescida, ainda que um excelente trabalho de notas pode reduzir essa dificuldade”.

A concorrência ao piloto luso será forte, com a presença de O. Tanak, S. Chardonnet, P. Tidemand ou mesmo J. Maurin prometem uma intensa luta pela vitória final de uma categoria cada vez mais animada e com mais adeptos, além de pilotos com grande potencial, alguns deles mesmo com experiencia bem firmadas na categoria rainha dos ralis.
Não se adivinha uma tarefa fácil para B. Sousa, bem como para qualquer outro piloto, pois a concorrência é muito, e apertada.
Lista de inscritos:
31 QATN. AL-ATTIYAH
ITAG. BERNACCHINI
NASSER AL-ATTIYAH
FORD FIESTA RRC
WRC2 RC2 3
32 ESTO. TANAK
ESTR. MOLDER
DRIVE DMACK
FORD FIESTA R5
WRC2 RC2 3
33 PRTB. SOUSA
PRTH. MAGALHAES
BERNARDO SOUSA
FORD FIESTA RRC
WRC2 RC2 3
34 FRAS. CHARDONNET
FRAT. DE LA HAYE
TOP TEAMS BY MY RACING
CITROËN DS3 R5
WRC2 RC2 3
35 SWEP. TIDEMAND
SWEE. AXELSSON
PONTUS TIDEMAND
FORD FIESTA R5
WRC2 RC2 3
36 DEUA. KREMER
DEUK. WICHA
ARMIN KREMER
SKODA FABIA S2000
WRC2 RC2 3
37 ITAL. BERTELLI
ITAM. DOTTA
F.W.R.T
FORD FIESTA R5
RC2
38 ARER. AL KETBI
DEUK. HEPPERLE
SKYDIVE DUBAI RALLY TEAM
FORD FIESTA R5
WRC2 RC2 3
39 FRAJ. MAURIN
FRAN. KLINGER
JULIEN MAURIN
FORD FIESTA R5
WRC2 RC2 3
49 GBRM. MCCORMACK
GBRP. CLARKE
MARTIN MCCORMACK
FORD FIESTA R5
WRC2 RC2 3
Com os primeiros dados lançados sobre o Rally da Alemanha, confira agora os horários das especiais em portugal, para que possa acompanhar a par e passo o desenvolvimento de todo o rally, bem como do nosso piloto B. Sousa e o eu navegador H. Magalhães, na luta pela vitória em WRC2:
DAY 1 – 22.08.2014
SS1
14.14
09:43
SS2
16.40
10:56
SS3
21.02
12:19
SS4
14.14
15:47
SS5
16.40
17:00
SS6
21.02
18:23
DAY 2 – 23.08.2014
SS7
17.53
08:38
SS8
11.08
09:38
SS9
3.03
10:51
SS10
42.51
11:06
SS11
17.53
15:31
SS12
11.08
16:31
SS13
3.03
17:44
SS14
42.51
17:59
DAY 3 – 24.08.2014
SS15
18.03
08:28
SS16
19.27
09:04
SS17
18.03
11:55
SS18
19.27
13:08

Estas são as primeiras de uma prova que muito promete na luta pela decisão do título do WRC, bem como para as aspirações de B. Sousa e H. Magalhães no WRC2, tudo para acompanhar na nossa página de Facebook, e no nosso blog, com as classificações, os resumos e tudo o que se passar na Alemanha, passará no “Chicane Desportos Motorizados” .
Até lá, e já sabem…if in doubt flat out!

Fotos:
google.pt
Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.