António Félix da Costa. O sonho que quase se realizou.

foto ( ITR eV)
António Félix da Costa é mais um caso típico do que costuma acontecer no automobilismo nacional. Muito talento, muita qualidade mas falta sempre algo… ou é dinheiro, ou é sorte, ou outro factor que impede que o sonho se realize… voltar a ver um português na F1.
Aqui no Chicane, seguimos Félix da Costa desde os tempos do WSR 3.5. Não nos gabamos de sermos observadores de alto gabarito. Apenas queremos mostrar que seguimos a carreira do piloto há já algum tempo e já vimos mais do que suficiente do talento do Formiga. É bom. É muito bom e não há margens para dúvidas. Já o vimos fazer coisas fantásticas. Daquelas que mostram a verdadeira qualidade do piloto.
A Red Bull abriu-lhe a porta da F1. Foi piloto de testes e é agora piloto de reserva. Mas toda a gente esperava mais. Toda a gente esperava que ele fosse agora o dono do lugar da Toro Rosso em vez do russo Kvyat. A história já é mais que conhecida e não vale a pena “chover sobre o molhado”.

foto ( XPB Images)
A entrada para o DTM foi considerada por muitos como um passo atrás. Nós dissemos que seria o melhor passo a dar pelo piloto e que ainda assim mantínhamos a esperança na F1. Não contamos com o factor Verstappen. O miúdo de 16 que está a maravilhar os patrões da Red Bull entrou de rompante e roubou o lugar que podia ser tanto de Félix da Costa como deSainz Jr. Como se vê por este caso nem o facto de ter um nome sonante valeu ao espanhol.
Assim o Formiga está numa competição excelente, com cada vez mais visibilidade, muito equilibrada e muito bem organizada, estando a dar os passos para se alargar mais no futuro. O sítio certo para se estar neste momento. E foi mesmo isso que Félix da Costa admitiu hoje. Que está 100% focado no DTM e que não se importa de ficar 10 anos no campeonato. É uma decisão sensata. Afinal pode brilhar no DTM e quem sabe pode sonhar em entrar noutros palcos… O WEC por exemplo. Filipe Albuquerque viu o seu esforço recompensado pela Audi.

De louvar o fair play do português que admitiu que Verstappen é grande piloto e que faz coisas que ele com 16 não conseguia fazer. Depois de tanta porrada levar, Félix da Costa mantém a compostura. Isto também é de piloto.

Foto ( XPB Images)
Mas 2014 pode ser considerado um ano para esquecer. Depois de tantas desilusões e tantas mudanças era normal que o piloto português se ressentisse. E isso nota-se claramente no DTM. Depois de um inicio espectacular onde fez toda a gente ficar de boca aberta, o seu rendimento tem caído e muito. Apenas marcou 4 pontos quando já devia ter pelo menos um pódio em seu nome. E explica-se facilmente. Ora está no DTM, ora vai para a F1 fazer de piloto de reserva, ora vai para Formula E. São demasiadas distracções, para quem se tem de afirmar num campeonato ultra competitivo e diferente do que estava habituado.
A nossa opinião sempre foi que o jovem de Cascais se devia concentrar a 100% no DTM. A Formula E pode vir a ser o futuro mas por enquanto ainda não é atractiva o suficiente (pelo menos para nós). E quando se tornar atractiva poderá ser tarde para o nosso Formiga. Dedicar-se em pleno ao DTM poderá fazer com que a sua carreira siga para outros voos onde poderá brilhar. E se o DTM evoluir como estamos a prever, poderemos ter uma espécie de DTM a nível internacional. Com a qualidade das corridas os fãs surgirão aos milhares. E quem estiver já ambientado poderá ter sucesso mais rapidamente.
Foto ( Eric Gilbert)
Temos muita pena de não ver Félix da Costa onde merecia… Na F1. Quando vemos “talentos” como Gutierrez, Maldonado, Ericsson e Chilton num monolugar, até nos dói a alma de pensar que um piloto como da Costa não está lá. Mas o desporto motorizado não se regula apenas pelo talento e infelizmente a F1 muito menos.  Vale a pena chorar sobre o assunto? Não. O Formiga está num excelente campeonato. É preciso que se deixe de distracções, de formulas eléctricas e se dedique a melhorar como piloto de turismos. Apostar forte no DTM. Será uma aposta de futuro. E já temos saudades de ver Félix da Costa no pódio. Concentra-te nisso Formiga… Eras bom o suficiente para a F1 mas vais provar a todos que estavam errados e vais brilhar muito ainda.
Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.