DTM: Wehrlein torna-se o piloto mais jovem a vencer uma corrida e Wittmann sagra-se campeão de DTM.

Wehrlein ( Foto : XPB Images)
Foi uma corrida dominada de forma espantosa pela Mercedes, que parece estar a ganhar cada vez mais competitividade, um Wittmann muito cuidadoso, que apenas teve de evitar contactos comprometedores uma vez que a concorrência directa fez questão de lhe facilitar a vida. Pode ser apresentado assim o resumo da última prova alemã.
O tempo foi sempre uma condicionante neste fim de semana e quem lucrou com isso foi a Mercedes. Já em Norisring tinham mostrado que gostavam de calçar as “botas de chuva” e que se davam muito bem nessas condições. Ontem voltou a confirmar-se isso e confirmou-se também que a competitividade do AMG C Coupé está a atingir níveis aceitáveis. A estrela da companhia foi um jovem que desde o ano passado nos agrada bastante e que tem dado passos certos rumo a uma carreira de sucesso. Falamos de Pascal Wehrlein. O jovem de 20 anos foi o mais rápido na qualificação e na corrida nunca viu o primeiro posto em perigo. Uma prova excelente, bem gerida, à parte de um erro que foi resolvido à custa do talento de Wehrlein. Este é sem dúvida um dos futuros campeões. Foi anunciado hoje como piloto de reserva da Mercedes é merece inteiramente este prémio. O mais jovem piloto a vencer uma corrida do DTM ainda vai dar muito que falar.

Festejo de Wittmann ( Foto ITR eV)
Mas quem deu que falar foi Marco Wittmann. O homem da BMW era mais que favorito à conquista do campeonato, depois de um arranque fulgurante no inicio da época. Com 4 vitórias no seu currículo este ano, Wittmann foi o mais regular de todos, beneficiando da concorrência se ter “espalhado” bastante. Mattias Ekstrom era um dos que podia ter de certa forma ameaçado o jovem alemão mas  ficou em branco nas duas últimas corridas o que dificultou a tarefa ao sueco.
Edoardo Mortara também estava no leque de possíveis ameaças mas os desempenhos nas últimas corridas deixou a desejar e a estratégia escolhida nesta última prova foi um tiro no pé. Rodou sempre com pneus slicks enquanto os restantes rodaram a maior parte do tempo em pneus de chuva. A ideia era boa mas a pista não secou  e o italiano acabou por pagar cara a factura.
Vietoris ( foto; XPB)
Grande destaque vai para Vietoris. O alemão da Mercedes aparece em segundo na classificação geral, ele que rodou todo o ano com um pouco competitivo Mercedes mas que ainda assim conseguiu excelentes resultados. O melhor piloto Mercedes deste ano. A prova está na excelente corrida que fez ontem.
Os outros possíveis candidatos ao titulo este ano não mostraram andamento suficiente para aspirarem ao ceptro. Rockenfeller tentou voltar a fazer da regularidade o seu trunfo, mas erros e azares comprometeram a tarefa da revalidação do titulo, tendo ficado a questão definitivamente resolvida na Rússia, com um erro que deitou por terra as hipóteses de Rocky.  Spengler, Farfus, Scheider, nunca conseguiram manter a bitola exibicional. Spengler voltou às boas corridas ao contrário do ano passado mas não foi suficiente e Scheider teve um inicio de ano fraco que comprometeu as aspirações. Farfus era um dos nosso favoritos para este ano dada a ponta final apresentada no ano passado mas o brasileiro foi uma sombra do que pode e deve fazer.
Rockenfeller ( foto: XPB images)
Destaques para Maxime Martin, o melhor rookie do ano, com uma vitória em seu nome e uma época em crescendo, Di Resta que depois de um inicio penoso está aos poucos a voltar às boas exibições e Wehrlein pelos motivos já apresentados.

Marcas

Ainda com duas corridas por disputar e com o campeão definido falta saber quem se sagrará campeão de construtores. A BMW está neste momento com apenas 18 pontos de vantagem sobre a Audi enquanto a Mercedes está bem longe e não aspira a nada mais que pódios para encerrar um ano penoso.
A Audi começou melhor o ano mas desde a prova russa que o seu rendimento baixou consideravelmente. A vantagem mínima que tinha sobre a BMW esfumou-se e agora a marca bávara está bem encaminhada para fazer a dobradinha, uma fez que a motivação está em alta e o titulo de pilotos está entregue, como tal a estratégia está agora totalmente virada para o titulo de construtores.
Mortara e Scheider ( foto: XPB Images)
Se o conseguir será um feito notável. Depois de apostar num modelo novo voltar a ser competitiva e ganhar tudo seria uma mostra de força por parte da BMW. A Audi que no ano passado conseguiu com Rockenfeller fosse campeão  mesmo sem ter o melhor carro em pista, melhorou muito este ano mas pagou  pelos erros dos pilotos. Ainda tem francas hipóteses de conquistar o titulo de construtores mas fica a ideia que poderiam ter feito mais com o carro à disposição. A Mercedes está num claro processo evolutivo e só deverá entrar para as contas a serio para o ano.
Nota final para a qualidade das corridas do DTM. Corridas imprevisíveis, muito equilibradas e com muitas ultrapassagens. É um espectáculo que merece ser visto. Felizmente ainda temos duas corridas para aproveitar. 
Classificação final da corrida de Lausitzring

Position   Fahrer Runden  Zeit  Rückstand 
1 de Pascal Wehrlein
gooix Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52  1:15:47.314   
2 de Christian Vietoris
Original-Teile Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52  1:16:02.732  +15.418 
3 de Timo Scheider
Audi Sport Team Phoenix
Audi RS 5 DTM
52  1:16:02.995  +15.681 
4 es Daniel Juncadella
Petronas Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52  1:16:05.338  +18.024 
5 ca Robert Wickens
FREE MAN´S WORLD Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52  1:16:19.991  +32.677 
6 de Marco Wittmann
BMW Team RMG
BMW M4 DTM
52  1:16:35.749  +48.435 
7 bra Augusto Farfus
BMW Team RBM
BMW M4 DTM
52  1:16:49.694  +1:02.380 
8 de Martin Tomczyk
BMW Team Schnitzer
BMW M4 DTM
52  1:16:55.019  +1:07.705 
9 es Miguel Molina
Audi Sport Team Abt Sportsline
Audi RS 5 DTM
52  1:16:56.033  +1:08.719 
10 de Mike Rockenfeller
Audi Sport Team Phoenix
Audi RS 5 DTM
52  1:17:00.794  +1:13.480 
11 usa Joey Hand
BMW Team RBM
BMW M4 DTM
52  1:17:02.048  +1:14.734 
12 ru Vitaly Petrov
Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
52  1:17:06.513  +1:19.199 
13 gb Gary Paffett
EURONICS Mercedes AMG
DTM Mercedes AMG C-Coupé
51  1:15:50.374  1L 
14 be Maxime Martin
BMW Team RMG
BMW M4 DTM
51  1:16:43.802  1L 
15 ca Bruno Spengler
BMW Team Schnitzer
BMW M4 DTM
50  1:16:20.628  2L 
16 it Edoardo Mortara
Audi Sport Team Abt
Audi RS 5 DTM
50  1:16:24.560  2L 
17 gb Jamie Green
Audi Sport Team Rosberg
Audi RS 5 DTM
48  1:11:43.646  4L 
18 fr Adrien Tambay
Audi Sport Team Abt
Audi RS 5 DTM
41  1:02:22.957  11L 

Retirados:

Classificação geral dos pilotos:

Position Driver Team Points Hockenheim Oschersleben Hungaroring Norisring Moskau Raceway Red Bull Ring Nürburgring Lausitzring Zandvoort Hockenheim
1 Marco Wittmann BMW Team RMG 128 25 25 8 12 25 25 8
2 Christian Vietoris Original-Teile Mercedes AMG 59 25 6 2 8 18
3 Mattias Ekström Audi Sport Team Abt Sportsline 56 18 2 15 15 6
4 Edoardo Mortara Audi Sport Team Abt 56 15 12 12 2 15
5 Mike Rockenfeller Audi Sport Team Phoenix 54 12 18 1 4 18 1
6 Bruno Spengler BMW Team Schnitzer 42 8 15 18 1
7 Pascal Wehrlein gooix Mercedes AMG 40 10 4 1 25
8 Maxime Martin BMW Team RMG 39 8 25 6
9 Augusto Farfus BMW Team RBM 39 4 10 1 18 6
10 Robert Wickens FREE MAN´S WORLD Mercedes AMG 37 25 2 10
11 Adrien Tambay Audi Sport Team Abt 36 15 1 10 2 8
12 Timo Scheider Audi Sport Team Phoenix 34 2 6 1 10 15
13 Timo Glock BMW Team MTEK 33 10 8 15
14 Miguel Molina Audi Sport Team Abt Sportsline 28 8 18 2
15 Jamie Green Audi Sport Team Rosberg 28 6 18 4
16 Martin Tomczyk BMW Team Schnitzer 28 6 2 12 4 4
17 Paul Di Resta Mercedes AMG 24 12 12
18 Daniel Juncadella Petronas Mercedes AMG 22 10 12
19 Nico Müller Audi Sport Team Rosberg 10 10
20 Joey Hand BMW Team RBM 7 1 6
21 António Félix da Costa BMW Team MTEK 4 4
22 Gary Paffett EURONICS Mercedes AMG 4 4

  Classificação geral por marcas:

Position Manufacturer   Points Hockenheim Oschersleben Hungaroring Norisring Moskau Raceway Red Bull Ring Nürburgring Lausitzring Zandvoort Hockenheim
1 BMW 320 54 12 52 14 64 71 35 18
2 Audi 302 47 48 49 52 27 28 33 18
3 Mercedes-Benz 186 41 35 10 2 33 65

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.