![]() |
Wehrlein ( Foto : XPB Images) |
Foi uma corrida dominada de forma espantosa pela Mercedes, que parece estar a ganhar cada vez mais competitividade, um Wittmann muito cuidadoso, que apenas teve de evitar contactos comprometedores uma vez que a concorrência directa fez questão de lhe facilitar a vida. Pode ser apresentado assim o resumo da última prova alemã.
O tempo foi sempre uma condicionante neste fim de semana e quem lucrou com isso foi a Mercedes. Já em Norisring tinham mostrado que gostavam de calçar as “botas de chuva” e que se davam muito bem nessas condições. Ontem voltou a confirmar-se isso e confirmou-se também que a competitividade do AMG C Coupé está a atingir níveis aceitáveis. A estrela da companhia foi um jovem que desde o ano passado nos agrada bastante e que tem dado passos certos rumo a uma carreira de sucesso. Falamos de Pascal Wehrlein. O jovem de 20 anos foi o mais rápido na qualificação e na corrida nunca viu o primeiro posto em perigo. Uma prova excelente, bem gerida, à parte de um erro que foi resolvido à custa do talento de Wehrlein. Este é sem dúvida um dos futuros campeões. Foi anunciado hoje como piloto de reserva da Mercedes é merece inteiramente este prémio. O mais jovem piloto a vencer uma corrida do DTM ainda vai dar muito que falar.
![]() |
Festejo de Wittmann ( Foto ITR eV) |
Mas quem deu que falar foi Marco Wittmann. O homem da BMW era mais que favorito à conquista do campeonato, depois de um arranque fulgurante no inicio da época. Com 4 vitórias no seu currículo este ano, Wittmann foi o mais regular de todos, beneficiando da concorrência se ter “espalhado” bastante. Mattias Ekstrom era um dos que podia ter de certa forma ameaçado o jovem alemão mas ficou em branco nas duas últimas corridas o que dificultou a tarefa ao sueco.
Edoardo Mortara também estava no leque de possíveis ameaças mas os desempenhos nas últimas corridas deixou a desejar e a estratégia escolhida nesta última prova foi um tiro no pé. Rodou sempre com pneus slicks enquanto os restantes rodaram a maior parte do tempo em pneus de chuva. A ideia era boa mas a pista não secou e o italiano acabou por pagar cara a factura.
![]() |
Vietoris ( foto; XPB) |
Grande destaque vai para Vietoris. O alemão da Mercedes aparece em segundo na classificação geral, ele que rodou todo o ano com um pouco competitivo Mercedes mas que ainda assim conseguiu excelentes resultados. O melhor piloto Mercedes deste ano. A prova está na excelente corrida que fez ontem.
Os outros possíveis candidatos ao titulo este ano não mostraram andamento suficiente para aspirarem ao ceptro. Rockenfeller tentou voltar a fazer da regularidade o seu trunfo, mas erros e azares comprometeram a tarefa da revalidação do titulo, tendo ficado a questão definitivamente resolvida na Rússia, com um erro que deitou por terra as hipóteses de Rocky. Spengler, Farfus, Scheider, nunca conseguiram manter a bitola exibicional. Spengler voltou às boas corridas ao contrário do ano passado mas não foi suficiente e Scheider teve um inicio de ano fraco que comprometeu as aspirações. Farfus era um dos nosso favoritos para este ano dada a ponta final apresentada no ano passado mas o brasileiro foi uma sombra do que pode e deve fazer.
![]() |
Rockenfeller ( foto: XPB images) |
Destaques para Maxime Martin, o melhor rookie do ano, com uma vitória em seu nome e uma época em crescendo, Di Resta que depois de um inicio penoso está aos poucos a voltar às boas exibições e Wehrlein pelos motivos já apresentados.
Marcas
Ainda com duas corridas por disputar e com o campeão definido falta saber quem se sagrará campeão de construtores. A BMW está neste momento com apenas 18 pontos de vantagem sobre a Audi enquanto a Mercedes está bem longe e não aspira a nada mais que pódios para encerrar um ano penoso.
A Audi começou melhor o ano mas desde a prova russa que o seu rendimento baixou consideravelmente. A vantagem mínima que tinha sobre a BMW esfumou-se e agora a marca bávara está bem encaminhada para fazer a dobradinha, uma fez que a motivação está em alta e o titulo de pilotos está entregue, como tal a estratégia está agora totalmente virada para o titulo de construtores.
![]() |
Mortara e Scheider ( foto: XPB Images) |
Se o conseguir será um feito notável. Depois de apostar num modelo novo voltar a ser competitiva e ganhar tudo seria uma mostra de força por parte da BMW. A Audi que no ano passado conseguiu com Rockenfeller fosse campeão mesmo sem ter o melhor carro em pista, melhorou muito este ano mas pagou pelos erros dos pilotos. Ainda tem francas hipóteses de conquistar o titulo de construtores mas fica a ideia que poderiam ter feito mais com o carro à disposição. A Mercedes está num claro processo evolutivo e só deverá entrar para as contas a serio para o ano.
Nota final para a qualidade das corridas do DTM. Corridas imprevisíveis, muito equilibradas e com muitas ultrapassagens. É um espectáculo que merece ser visto. Felizmente ainda temos duas corridas para aproveitar.
Classificação final da corrida de Lausitzring
Retirados:
![]() |
Paul Di Resta Mercedes AMG DTM Mercedes AMG C-Coupé |
38 | 57:52.136 | 14L | |
![]() |
Mattias Ekström Audi Sport Team Abt Sportsline Audi RS 5 DTM |
26 | 40:17.881 | 26L | |
![]() |
Timo Glock BMW Team MTEK BMW M4 DTM |
19 | 29:39.323 | 33L | |
![]() |
Nico Müller Audi Sport Team Rosberg Audi RS 5 DTM |
14 | 22:11.231 | 38L | |
![]() |
António Félix da Costa BMW Team MTEK BMW M4 DTM |
6 | 9:41.294 | 46L |
Classificação geral dos pilotos:
Classificação geral por marcas:
Position | Manufacturer | Points | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||
1 | BMW | ![]() |
320 | 54 | 12 | 52 | 14 | 64 | 71 | 35 | 18 | |||
2 | Audi | ![]() |
302 | 47 | 48 | 49 | 52 | 27 | 28 | 33 | 18 | |||
3 | Mercedes-Benz | ![]() |
186 | – | 41 | – | 35 | 10 | 2 | 33 | 65 |
Fábio Mendes