Antevisao RX World Championship : Alemanha

Mais uma prova a contar para o campeonato do mundo de rallycross, a nona deste ano, desta vez na Alemanha no circuito de Estering em Buxtehude.

Fim-de-semana 20-21 de Setembro ira contar com a maior lista de inscritos deste ano na categoria Supercars com 41 carros conseguindo assim subir a marca dos 100 carros que já competiram neste campeonato do mundo de rallycross. Também a marcar presença aqui em Estering estão, 25 Super1600 e 11 Touring Car.
Peter Solberg chega a esta ronda depois de conseguir a segunda vitória consecutiva na última prova em Lohéac e espera conseguir dilatar a vantagem que tem para os seus mais diretos adversários mas admite ser um traçado complicado. “Estering é um circuito complicado”, confirmou Solberg, que dirige um Citroen DS3 Supercar da equipa PSRX. “Há duas coisas fundamentais para a obtenção de uma boa corrida aqui. O primeiro é para passar a primeira curva com segurança. Lembro-me de correr aqui antes, havia muita ação nessa primeira curva. A segunda coisa importante é escolher o momento certo para a joker lap e então, fazer tudo absolutamente certo. Eu acho que a joker lap é mais importante aqui do que na maioria dos circuitos. “
Foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts
Seguindo Solberg de perto temos o piloto da Letónia Reinis Nitiis que ocupa o segundo lugar da geral com apenas 28 pontos de atraso para o piloto norueguês. Nitiss vem de um pódio em Lohéac e espera conseguir neste fim-de-semana aproximar-se de Petter Solberg na luta pelo primeiro lugar. “Um bom piloto de corridas deve ser capaz de se adaptar às circunstâncias e técnicas diferentes, bem como manter a cabeça fria”, explicou Nitiss que é indiscutivelmente maior ameaça título de Solberg nesta temporada.
Na terceira posição temos o piloto da Marklund Motorsport Toomas Heikkinen, 10 pontos atrás de Reinis Nitiss. Equipa da Volkswagen que ira contar com três pilotos nesta ronda alemã. Toomas Heikkinen, Anton Marklund e Ronny C. Rock, piloto que detém um recorde do Guiness de estacionamento paralelo em drift mais apertado conseguindo esse feito num Volkswagen Up. “Estamos muito felizes de ter Ronny a bordo”, explicou Jan Marklund, diretor da VW Marklund. “As suas habilidades de condução e famosas manobras falam por si, e não há dúvidas sobre o seu talento. Estamos realmente ansiosos para o ver correr no World RX”.
foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts
Depois do terceiro lugar em França, o jovem piloto Timmy Hansen espera vencer aqui em Estering. “Queremos vencer uma corrida antes do fim da temporada, é tudo o que posso pensar neste momento”, disse o piloto sueco de 21 anos. “Foi muito especial pisar o pódio na Bélgica e na França. Finalmente pisar o pódio foi incrível e muito emocionante para todos nós. Fizemos isso três vezes seguidas e estamos todos com muita vontade para o próximo passo.”
Quem esta de volta à competição é Ramona Karlsson que vai assim substituir Jacques Villeneuve na equipa Albatec Racing correndo ao lado de Andy Scott. O ex-campeão mundial de F1 Villeneuve voltará no fim deste mês na décima ronda em Franciacorta a ultima em território europeu.
foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts
Uma das maiores atracções deste fim-de-semana na Alemanha é também o piloto e fundador da equipa EKS RX, Mattias Ekstrom que volta assim a este campeonato do mundo depois da sua vitória em Höljes em Junho. “É sempre bom estar de volta no mundo RX e é claro que vai ser emocionante estará correr também na Alemanha, pois é um país que conheço bem”, explicou Esktrom. “Será interessante ver se a muitos dos meus fãs do DTM a vir a Estering – não há muitas pistas de corrida perto de Hamburgo não tendo corrido nesta parte da Alemanha antes, mas estou realmente ansioso por isso.”
Na equipa Monster Energy continua a faltar o “British Bomb” Liam Doran continuando assim Heinning Solberg a fazer parceria com Davy Jeanney.
Com dois eventos com menos de uma semana de intervalo a pressão esta nos pilotos, equipa e nos carros em conseguir a melhor afinação possível, o mais pequeno erro pode ser fatal na luta pelo título. 
foto: https://www.facebook.com/fiaworldrallycross?fref=ts
O que torna a tarefa mais complicada é que Estering é dos circuitos mais rápidos e técnicos do ano. A competição esta programada e iremos ver todos os pilotos a dar o máximo pelo melhor lugar possível.
Alemanha é a penúltima prova europeia e irá ser mais um emocionante fim-de-semana. Peter Solberg já nos habituou a vê-lo na frente das corridas e tudo fará para conseguir manter o seu primeiro lugar da geral.
Reinis Nitiss e Toomas Heikkinen que seguem de perto o piloto norueguês vao tentar aproximar-se na luta pelo primeiro lugar e certamente que vamos ter corridas muito bem disputadas como já nos habituaram estes pilotos.
Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.