![]() |
foto: André Lavadinho @World |
Foi emotivo este primeiro dia do rally francês, a ficar marcado pelos azares do líder do campeonato do mundo, S. Ogier com diversos azares ao longo desde dia penoso para o francês, numa prova que poderia dar já a festa do título, e logo no “seu rally”. Tudo começou na segunda especial, com um problema ao nível do motor e da caixa de velocidades, que o fez perder mais de 4 minutos, mas como um azar nunca vem só, mais tarde um erro na entrada numa especial, levou o piloto da Volkswagen a ser penalizado em 4 minutos. E como não há duas sem três, debateu-se com problemas a nível da suspensão do seu Polo R WRC. Num dia completamente para esquecer, naquele que podia ser o rally da sua consagração, está precisamente o oposto, o desastre total onde nada corre bem a S. Ogier.
Na luta pela vitória estão os seus colegas de equipa da Volkswagen Latvala e Mikkelsen, que tem-se batido pela liderança da prova com o jovem piloto norueguês a pôr em sentido o colega mais velho, ainda que na parte final do dia inaugural tenha cedido alguns segundos, terminado os dois homens da frente separados por 8,2´s com vantagem para Latvala, mas com Mikkelsen a exibir-se em grande nível e prometendo atacar em busca da vitória na prova.
![]() |
foto: André Lavadinho @World |
Quem roda na 3ª posição, é sem surpresa K. Meeke. O piloto britânico, já o tínhamos dito, está de “alma viva” nesta fase da temporada. Embora esteja já a ceder 23,1´s para Latvala, o piloto da Citroen espreita uma falha dos homens da frente para, quem sabe, conseguir a sua primeira vitória no WRC. Não se adivinha fácil a sua tarefa pois a distância é já significativa, mas isto em ralis nunca se sabe, e nesta temporada já muita coisa se viu.
Sordo é o melhor dos Hyundai na 4ª posição, enquanto M. Ostberg fecha o top5 a perder já 1:01m.
M. Hirvonen é o melhor dos Ford, segue 1´s atrás de Ostberg, Kubica que sem surpresa ainda teve uma saída de estrada, surpreendeu por ter evitado males maiores e conseguiu com alguma sorte voltar à estrada e terminar em 7º este primeiro dia de prova.
Outra das grandes desilusões do rally está a ser T. Neuville que sofreu de perda de potência no motor do seu I20 WRC, e consequentemente perda de algum tempo, terminando o dia num modesto 11º lugar, a 3:07m da liderança.
Classificação no final do 1º dia:
![]() |
foto: @world |
Em WRC2, e com o grande motivo de interesse para nos portugueses a ser a dupla B. Sousa e H. Magalhães, o 1º dia foi produtivo para as cores portuguesas, deixando tudo em aberto para o que falta correr ate final, com B. Sousa a estar na luta pela vitória final na categoria. Termina o dia em 2º a 9,1´s do líder Q. Gilbert, e já com outros candidatos arredados da vitória final, Tidemand abandonou no decorrer do 1º dia enquanto Chardonnet perdeu mais de 2 minutos. Tudo em aberto para os dois dias restantes de prova, com B. Sousa com hipóteses reais de vencer a categoria WRC2.
Classificação no final do 1º dia:
O Segundo dia de prova reserva-nos mais 7 especiais contra o cronómetro, com as lutas pela vitória final entre Latvala e Mikkelsen no WRC e B. Sousa e Gilbert em WRC2 a serem motivos mais do que suficientes para nos prender ao longo do dia a todas as notícias sobre o rally francês.
Nós estamos de volta amanha com o resumo do 2º dia de prova no nosso blogue e as noticias ao longo do dia na nossa página de facebook, com as novidades mais recentes.
Até lá…if in doubt flat out!
Carlos Mota