F1 – GP do Japão – Muita água em pista, muita acção na corrida e… muita preocupação.

Foto: XPB Images

É com um sentimento pesado que faço este resumo agora. A corrida foi interessante e as condições muito difíceis, mas a saída de pista de Bianchi e a sua situação actual ensombra tudo o que se passou e coloca para segundo plano o que de muito bom aconteceu na corrida. Sem mais informações sobre o estado do jovem francês, vamos passar brevemente em revista.

Com a chuva a cair de forma copiosa no traçado de Suzuka, a corrida teve inevitavelmente de ser iniciada sob Safety Car. As condições de pista foram melhorando gradualmente e a chuva parou o que permitiu o recolher do SC para que se passasse a ter uma corrida decente o que aconteceu na volta 9. Foi também nessa volta que Alonso foi obrigado a desistir, com o carro a desligar-se por completo.

Por essa altura, Button e a McLaren faziam uma jogada de mestre. Com a pista a secar o britânico foi o primeiro a vir as boxes e “calçar” os intermédios. Foi a jogada perfeita. Todos imitaram a jogada e passado 3 voltas Button era 3º, atrás dos inevitáveis Mercedes que ganharam uma vantagem considerável, aguentando mais alguns tempos os pneus de chuva.

Foto: XPB Images

Mais atrás os Red Bull recuperavam lugares fazendo render a aposta de ontem em correr com uma afinação de chuva perdendo competitividade na qualificação mas ganhando em corrida e passando os Williams, que em chuva tem muitas dificuldades.

Rosberg ia mantendo a liderança mas “gastou” os pneus mais depressa que o seu companheiro de equipa que aproveitou esse facto para pressionar ainda mais o alemão até que na volta 29, numa manobra espectacular passou Nico assumindo a liderança e ganhando uma vantagem considerável.

Poucas voltas depois, Vettel jogava o jogo de Button indo para as boxes mais cedo, tentando o assalto ao 3º lugar de Jenson. 2 voltas depois Button ia trocar de intermédios, mas infelizmente teve de trocar também de volante o que atrasou a sua saída das boxes perdendo o lugar para Vettel e ficando a mercê de Ricciardo pouco depois.

A luta entre Ric e JB durou 3 voltas com o britânico como é habitual a defender-se com muita classe do australiano, mas o McLaren não tem cabedal para o Red Bull, mais nestas condições e Ricciardo assumiu a 4ª posição.

Foto: XPB Images

Mais atrás os Williams faziam uma corrida discreta, sem carro para mais, Hulkenberg fazia uma excelente corrida, tal como Vergne, que à chuva parece outro piloto e Perez.

Raikkonen aparecia abaixo do top 10 seguido de Gutierrez em 13º e mostrando qualidade e Magnussen em 14º que hoje fez pouco para convencer Ron Dennis a ficar.

Até que na volta 44 dá se o momento da corrida. Sutil perde o controlo do carro e embate contra os pneus de protecção. A chuva começava a intensificar-se, mas não havia sinais de Safety Car. A corrida prosseguia mas seria uma questão de tempo até o SC sair para a pista. Até que na volta 46 o SC sai para a pista mas acompanhado do carro médico. Pensou-se que seria um comissário de pista a ser afectado pelo acidente de Sutil, mas as imagens mostraram pedaços de um Marussia perto do tractor que levantava o Sauber.

Foto: XPB Images

Pouco depois a confirmação… Bianchi perdeu o carro e embateu violentamente contra o tractor, levando a sua evacuação do circuito para um Hospital nas imediações. O transporte teve de ser por ambulância para não piorar a situação do francês.

As informações são poucas mas teme-se o pior. Esperamos por clarificações sobre a situação de Jules. Mas por enquanto há apenas apreensão e as dúvidas que se colocam cada vez que situações destas ocorrem. Esperemos que seja apenas um grande susto e nada mais

Classificação final:

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.