WRC – Rally de França. Vitória de Latvala relança luta pelo título.

foto in: https://www.facebook.com/WorldRally/photos_stream
Desta vez J. M. Latvala não vacilou e venceu a prova francesa, num rally em que dominou por completo, desde o dia inaugural até o seu final, aproveitando assim da melhor maneira os azares do seu colega de equipa, S. Ogier, que logo no primeiro dia de prova ficou arredado de qualquer hipótese de uma boa classificação, com problemas de motor, de caixa de velocidades e num amortecedor, aliado a uma penalização de mais de 4 minutos, colocou o francês bem longe dos mais rápidos, e viu o seu colega de equipa com o caminho livre em busca da vitória.
O piloto finlandês ainda teve alguma réplica por parte do outro piloto da Volkswagen, A. Mikkelsen que ainda ameaçou a liderança de Latvala, mas a maior experiência do número 2 da marca alemã, fez dilatar a diferença entre os dois, de forma irrecuperável.

foto: McKlein
Quem assistia a esta luta na 3ª posição era K. Meeke, que ainda tentou acompanhar o ritmo forte dos dois mais rápidos, mas cedo cedeu uma margem que demonstrava que o homem da Citroen não podia forçar mais o andamento, sobre risco de sair de estrada, preferindo desta maneira controlar o andamento, e mantendo a sua posição no lugar mais baixo do pódio salvaguardada.
D. Sordo rodava na 4ª posição em luta com o surpreendente E. Evans, mas um problema no alternador do Fiesta do britânico fê-lo perder algum tempo, caindo injustamente para lugares não condizentes com o seu andamento.
Enquanto isso era a luta pela 5ª posição que aquecia, entre Ostberg, Hirvonen e Kubica separados por apenas 4´s no final do 1º dia de prova.
foto in: https://www.facebook.com/WorldRally/photos_stream
Outra das desilusões do rally era mesmo T. Neuville, que não ia além de um 11º lugar também com problemas de perda de potencia no motor do seu I20 WRC.
No segundo dia de prova, entre os mais rápidos não houve alterações, apenas o facto de cada vez as distâncias aumentavam entre os homens do pódio, que rodavam a controlar o andamento, rendidos as evidências.
As lutas interessantes eram mais atrás, com Kubica a conseguir assumir a 5ª posição de forma espectacular, a menos de 1´s inclusive do 4º lugar de D.Sordo, deixando Hirvonen já a 12´s de si, e Ostberg já a mais de 1 minuto.
Photo: @tWorld by Andre Lavadinho
Para o ultimo dia do rally francês, apenas 4 especiais contra o cronómetro, onde apenas azares poderiam mexer na classificação geral entre os três primeiros. Nada de anormal aconteceu, e ao contrário do que aconteceu na Alemanha, desta vez Latvala levou a melhor, vencendo o que acabou por ser uma prova tranquila para o piloto Finlandês, que ainda assim demonstrou um ritmo inatingível para toda a concorrência. Mikkelsen fechou na segunda posição, e Meeke completou o pódio.
O drama do derradeiro dia foi mesmo mais a traz, mesmo com as posições já praticamente definidas, na última especial, em plena “power satge” R. Kubica que rodava num excelente 5º lugar teve uma saída de estrada, que ditou o abandono. Sem nada a ganhar, e tudo a perder, o piloto polaco voltou a vacilar, e desta vez em direto ao vivo e a cores.
https://www.facebook.com/WorldRally/photos_stream
A “power stage” foi vencida por Ogier, naturalmente a arriscar tudo para minimizar estragos, deixando a mais de 10´s um surpreendente E. Evans, e na terceira posição ficou Latvala, que juntou assim mais um ponto aos 25 que amealhou após a vitória do rally.
Com este abandono de Kubica, algumas mexidas sucederam na classificação geral final, com Hirvonen a ascender à 5º posição, Evans acaba por ultrapassar Ostberg, remetendo este á 7ª posição, ficando ele em 6º, o que acabou por ser um prémio justo para o homem da Ford.
Com esta vitória, J. M, Latvala aproxima-se de Ogier na luta pelo título, que fica assim de novo reaberta, com 27 pontos a separar os dois pilotos da Volkswagen, quando existe ainda 56 pontos em disputa. Tudo em aberto e bem longe de estar decidido.

Finalizado o rally, confira a classificação final da prova:



foto: @World
Em WRC2 estavam os nossos olhos colados à espera de uma vitória lusa, com a dupla B. Sousa e H. Magalhães a lutarem até ao último metro pela conquista do lugar mais alto do pódio, que sorriu ao piloto da casa Q. Gilbert.
Numa prova espectacular por parte de B. Sousa que ainda chegou a rodar na frente, foi alternando com o seu rival francês nessa mesma posição, sendo que um peão do piloto madeirense na SS12, fê-lo perder alguns segundos que acabaram por ser decisivos na atribuição da vitória final.
E todo caso a dupla portuguesa não desistiu e tudo fez para recuperar a liderança até ao final do rally, Gilbert acabou por levar a melhor por apenas 7.4 seg.
Fica ainda assim o registo bem positivo dos nossos compatriotas, que se bateram de forma briosa com piloro bem mais experimentados e conhecedores destes troços, como são os pilotos locais, todos eles verdadeiros especialistas em asfalto. Bravo Bruno e Hugo.

Classificação final da prova:

Geral do WRC2:

E foi assim mais uma prova do mundial de ralis, 11º etapa do campeonato, que após a prova francesa vê a emoção crescer na luta pelo titulo, com Latvala mais próximo de Ogier, e com tudo para se decidir na duas últimas jornadas da temporada. A próxima paragem é Espanha uma prova sempre espectacular, e difícil sendo um rally de pisos mistos, a afinação do carro é essencial, para atingir o melhor resultado.
É ainda neste mês que o WRC regressa, no país vizinho, por isso marque na sua agenda motorizada, de 23 a 26 de Outubro rally de Espanha, carregadinho de emoções forte.
Nós estaremos deste lado para lhe dar conta de todas as incidências do mundo dos desportos motorizados, por isso não se esqueça de acompanhar o nosso blogue bem como a nossa página de facebook, com todas as notícias, análises e cronicas sobre o que nos une.
Até lá já sabem, é a receita de sempre…if in doubt flat out!
Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.