Circuito de Sochi

foto: XPB Images

Uma semana depois do GP do Japão, o grande circo aterra em Sochi, Depois de avanços e recuos, a F1 chega finalmente à Rússia. Não chega na melhor altura, uma vez que a conjuntura politica não é a mais favorável. Depois dos confrontos entre russos e ucranianos, que culminaram com a queda de um avião de passageiros, a pressão para que o GP não se realizasse na Rússia foi muita, mas as coisas parecem, para já, mais calmas e o GP vai mesmo avançar.

Sochi recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno e é uma cidade construída para esse efeito. Há até fotografias que mostram uma cidade deserta após o evento. Fica situada nas proximidades do Mar Negro e das montanhas do Cáucaso.
A pista foi alvo de um forte investimento do governo russo, que colocou à disposição mais de 200M de euros para a construção do circuito, cuja a finalização estaria sempre dependente das implicações estruturais nos jogos olímpicos, ou seja, o comité olímpico tinha o poder de adiar a conclusão das obras caso estas afectassem o normal seguimento dos jogos olímpicos. A pista recebeu a aprovação da FIA em Agosto deste ano.

A pista tem um comprimento de 5.848Km o que a torna na terceira mais comprida do calendário (Spa e Silverstone ocupam os 2 primeiros lugares), sendo constituída por 19 curvas, cujo layout se deve ao inevitável Hermann Tilke (que o inconfundível estilo com curvas em ângulos rectos se pode, infelizmente, apreciar mais uma vez) o designer preferido da FIA no que diz respeito ao desenho de pistas… para azar dos fãs.

Ao nível de dados estatísticos pouco há a dizer, uma vez que a primeira corrida decorre este fim de semana e muito há ainda para descobrir sobre este traçado, o que a torna num desafio para engenheiros e pilotos. Há trajectórias para estudar, afinações para melhor. Todo o entusiasmo de uma pista ainda a cheirar a novo. Esperemos que proporcione uma boa corrida.

Traçado da pista e zonas DRS:

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.