Breves – Rally: Resultados do ERC e novidades de F. Peres e R. Moura

Rally da Córsega

big2_136_SARRAZINStéphane Sarrazin venceu o Rally da Córsega, ultima prova pontuável para o ERC, num dos ralis mais míticos e conhecidos do panorama internacional, por toda a sua história e pelo passado que tem também no WRC, sendo sempre um rally apetecido por todos os pilotos.

Sarrazin, ao volante de um Ford Fiesta R5, foi o mais rápido, aproveitando da melhor maneira o furo de B. Bouffier no segundo dia de prova, para ganhar alguma vantagem, que o francês, também ao volante de um Ford, (o favorito candidato à vitória final), já não conseguiu anular ficando com o segundo lugar final, a 18´s do líder. A completar o pódio ficou Kevin Abbring Peugeot 208 T16 já 1:38m do vencedor.

B. Magalhães e C. Magalhães também marcaram presença na prova francesa, terminando no 6º lugar final, num rally onde o ritmo de prova é claramente essencial para a obtenção de um bom resultado. A dupla portuguesa nunca conseguiu rodar entre os mais rápidos, mas de forma consistente levaram o seu 208 T16 ao final do rally, adquirindo assim mais experiência com o carro, bem como o conhecimento de uma prova muito difícil e especifica como o rally da Córsega.

Classificação

 

1º Stephane Sarrazin Ford 2h36m48.4sbig2_151_MAGALHAES

2º Bryan Bouffier Ford 18.9s

3º Kevin Abbring Peugeot 1m38.2s

4º Eric Camilli Peugeot 2m24.1s

5º Romain Dumas Porsche 5m41.9s

6º Bruno Magalhaes Peugeot 6m29.9s

7º Jean-Mathieu Leandri Ford 7m33.5s

8º Jaromir Tarabus Skoda 7m51.3s

9º Pierre-Antoine Guglielmi Renault 10m19.0s

10º Laurent Reuche Renault 13m21.0

 

big2_164_BOUFFIERTerminou assim mais uma temporada do ERC, com Esapekka Lappi a sagrar-se campeão, apesar do abandono ainda ano primeiro dia. O piloto finlandês já tinha carimbado o titulo antes do arranque do rally, pois o seu colega de equipa Sepp Wiegand, ficou impedido de participar na derradeira prova, quando nos testes durante a semana o seu Skoda Fabia S2000 ardeu por completo impedindo a participação do piloto alemão, entregando desta forma o titulo a Lappi. Bruno Magalhães terminou o campeonato na 8ª posição, realizando apenas 5 provas.

 

Fernando Peres de volta ao CNR

10446991_733184676731136_8360870967814128940_nFernando Peres, campeão de Ralis Norte, está a tentar viabilizar o seu regresso ao Campeonato Nacional de Ralis, e ao que tudo indica está a tentar trazer um Fiesta R5, para a próxima temporada, no ano que comemora 50 anos.

Seria um regresso muito desejado, não só pelo piloto mas pelos fãs dos ralis, que com certeza iriam afluir em grande força às provas, para ver o antigo campeão nacional de ralis, regressar ao panorama máximo do rally nacional, e matar assim saudades de outros tempos, onde F. Peres abrilhantava os troços de ralis nacionais. Nada ainda está decidido relativamente ao seu futuro, para já fica o desejo do piloto, e já agora de todos nós em ver de novo F. Peres de regressar aos grandes palcos portugueses.

Ricardo Moura pode não correr o nacional de Ralis

foto in: supermotores.net
foto in: supermotores.net

Se Peres pode regressar, Ricardo Mouro pode abandonar. É isso mesmo, o piloto açoriano e campeão nacional de ralis em 2011, 2012 e 2013, esta em risco de não poder participar no nacional de ralis em 2015 por falta de verbas, dizendo o piloto que “esgotei a minha sustentabilidade de participação no CNR nos moldes desse apoio e em 2015 a única certeza que tenho é que se tivermos apenas as mesmas condições para correr que tivemos nos últimos dois anos, não participaremos no ‘Nacional’”.

Depois de uma temporada difícil, onde Moura teve vários azares, que comprometeram a revalidação do cetro campeão nacional, o piloto da equipa Team Alem Mar, tem como prioridade a revalidação do titulo de Ralis dos Açores, ficando a participação no Campeonato Nacional pendente do aumento dos apoios, sobre risco da não participação no campeonato de 2015. Para o nacional de ralis seria uma grande perda, de um piloto que dá muita qualidade e é sempre um candidato ao título, a sua ausência seria de lamentar a todos os níveis. Esperemos por melhores notícias.

 

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.