O que é feito de… Juan Pablo Montoya?

 

10815436_422037391282991_368466181_oQuem é que não conhece o colombiano Juan Pablo Montoya? Poucos, certamente. Esteve na F1 entre 2001 e 2006, passando pela Williams e McLaren. Conhecido pela sua postura extremamente agressiva, quer dentro e fora da pista.

Vencedor da Fórmula 3000, Champ Car, 500 Milhas de Indianápolis e da Fórmula Indy em 1999, o colombiano esteve durante seis temporadas na Fórmula 1, tendo conquistado sete vitórias e terminado como terceiro duas vezes no campeonato em 2002 e 2003.

Juan Pablo Montoya Roldán nasceu em 20 de Setembro de 1975 em Bogotá, Colômbia. A paixão pelo automobilismo foi iniciada através do seu pai, que o ensinou as técnicas de kart. As lições do seu pai, junto com sua própria habilidade natural, permitiram a Montoya passear pelo  Campeonato Nacional Colombiano de kart, onde venceu de forma consecutiva entre 1981 e 1984.

montoyaDepois de várias temporadas de sucesso na Fórmula Renault Colômbia, Montoya mudou-se para a Europa, um dos períodos mais complicados da sua vida, onde o colombiano vivia com claras dificuldades financeiras e nem dinheiro tinha  para os transportes públicos, para perseguir o sonho de competir na F1. Em 1997 terminou em segundo lugar na Formula 3000 e assinou um contrato como piloto de testes pela Williams F1. Depois de ganhar o título de Fórmula 3000 em 1998 e sem lugar na Williams, foi convidado a correr na CART, para substituir o então bicampeão Alessandro Zanardi na Chip Ganassi Racing, para a temporada de 1999. A sua estreia foi notável. Montoya tornou-se o mais jovem campeão da história da CART, com 24 anos de idade, conquistando 7 vitórias nessa época. Para além do título CART, também foi nomeado Rookie of the Year.

Montoya permaneceu nos Estados Unidos para competir na CART novamente durante a temporada de 2000. E na sua única corrida de IndyCar Series na sua carreira até então, Indianapolis 500, Montoya impressionou novamente ao vencer. Fechou esse capítulo de sua carreira americana com 11 vitórias e 14 pódios em 41 corridas.

juan_q1Realizou a estreia na Fórmula 1 em 2001 pela Williams, onde já era piloto de testes. Obteve uma vitória em Monza, na sua temporada de estreia e 4 pódios. Na segunda temporada (2002), não ganhou nenhum GP mas em contrapartida, conquistou 7 poles e marcou 50 pontos, conquistando assim o terceiro lugar no final do campeonato, apenas atrás dos dois pilotos da Ferrari. No ano seguinte, esteve na disputa do titulo até ao final da temporada, mas voltou a terminar novamente em terceiro no campeonato, com 82 pontos, duas vitórias e nove pódios no total. Porém, o momento alto de 2003 foi quando Montoya venceu o Grande Prémio de Mónaco. Continuou na Williams BMW em 2004, mas a equipa de Frank Williams enfrentou vários problemas durante esse ano e nunca se mostrou tão competitiva com anteriormente. Mesmo assim, o colombiano ganhou uma corrida e fez 3 pódios.

2005-belgian-grand-prix-juan-pablo-montoya-and-kimi-raikkonenEm 2004 muda-se McLaren-Mercedes ficando até 2006. Em 2005, bateu um recorde pessoal ao conseguir ganhar 3 corridas durante a temporada. O ano de 2006 foi mais “atabalhoado”, onde apenas conseguiu realizar 2 pódios. Falhou vários GP’s devido a um acidente de mota. Durante sua carreira na Fórmula 1, Montoya acumulou sete vitórias e 30 pódios em 94 corridas.

Foi anunciado no final da temporada de 2006, que Montoya iria competir na NASCAR Sprint Cup Series em 2007. Durante o seu primeiro ano no regresso aos EUA, Montoya obteve vitórias nas Rolex 24 Horas de Daytona, na GRAND-AM Sports Car Series , na NASCAR Nationwide Series e na NASCAR Sprint Cup Series (NCCC), onde foi considerado rookie do ano. Em 2008, venceu novamente as 24 Horas de Daytona, para se tornar o primeiro piloto a vencer a corrida de prestígio na suas duas primeiras tentativas.  A temporada de 2009 provou ser a temporada de NSCS mais bem sucedida de Montoya. Depois de se tornar o primeiro piloto nascido no estrangeiro, a vencer 500 Milhas de Indianápolis e a se qualificar para Chase da Nascar para o Campeonato, Montoya terminou a temporada num respeitável 8º lugar na classificação final. Montoya obteve duas vitórias Cup Series na sua carreira (Sonoma Raceway, em 2007, e Watkins Glen em 2010), com 24 top-cinco , 59 top-10 e nove pole positions em 253 corridas ao longo de sete temporadas.

sc-lede-autos-module-spt-0219-20140219-001Em Setembro de 2013, depois de ter sido dispensado da Nascar, a oportunidade de se juntar a uma das equipas de maior sucesso na história da América do Norte nas corridas de monolugares foi proposta a Montoya e não perdeu tempo em tomar a decisão de voltar a IndyCar. A equipa Penske anunciou que Montoya iria ingressar a equipa em 2014, fazendo dupla com Hélio Castroneves e Will Power. Terminou a temporada de 2013, com uma vitória em Pocono e com apenas uma pole, o que o levou ao 4º lugar do campeonato.

 

 

 

Daniel Leites.

3 pensamentos sobre “O que é feito de… Juan Pablo Montoya?

  1. Olá Chicane,

    Para mim o Juan Pablo Montoya foi o maior desperdício de talento que a Fórmula 1 já viu, uma pena realmente que não tenha tido o sucesso esperado. Ele tinha um grande potencial!

    Sua primeira temporada na CART em 1999, foi simplesmente fantástica.

    O lamentável acidente de Moto do Montoya foi em 2005 na sua estréia pela McLaren.

    Abraços!

    Gostar

    1. Montoya tinha tudo para ser grande… Mas o seu mau feitio era maior. Conseguia por os seus mecânicos contra si o que nunca ajuda. Dentro de pista era excelente mas fora de pista deixava muito a desejar. Talvez tenha sido isso que o prejudicou. Basta lembrar o episódio recente em que Perez levou guia de marcha da McLaren, porque os seus engenheiros não gostavam de trabalhar com ele.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.