Maxi Endurance 32h: O maior desafio do desporto motorizado em Portugal  

Foto: Zoom Motorsport
Foto: Zoom Motorsport

Portugal já está habituado a ser palco de recordes e no dia 12 de Dezembro será mais uma vez o caso. O Autódromo Internacional do Algarve vai receber a estreia do Maxi Endurance 32h, a maior prova de automobilismo do mundo.

A empresa Maxi Endurance já no passado tinha tentado organizar uma prova com 48h em Espanha, mas a falta de inscritos levou ao cancelamento da prova. Este ano o AIA celebrou um contrato com a empresa para receber a prova, agora reduzida para 32h e tudo parece apontar para que seja um sucesso.

Neste momento a lista de inscritos conta com mais de 40 equipas participantes, com equipas a virem de Espanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha e como não poderia deixar de ser Portugal, com 5 equipas inscritas.

Lista de inscritos:

PRE-ENTRY LIST

 

Foto: Zoom Motorsport
Foto: Zoom Motorsport

Durante 32h, poderá ver máquinas de várias categorias, uma vez que a organização aceitou inscrições de todos os GT´s, Sport-Protótipos de CN e da marca Radical, assim como carros de turismo a gasolina e diesel. Todos os carros serão divididos em categorias: MAXI PROTOTYPE;MAXI GT; MAXI CUP; MAXI SPORT TOURING; MAXI TOURING.

Este evento assume uma importância acrescida, uma vez que para além de se quebrar um record (prova mais longa de sempre), irá dar um novo impulso às corridas de resistência. A lista de inscritos é a prova que os interessados são muitos. Junta-se a isso a projecção a nível internacional do fantástico traçado de Portimão cuja qualidade e dificuldade é reconhecida por todo o mundo. Esta pista merecia um evento desta envergadura.

O grande trunfo da organização é o controlo de custos. O custo por hora será mais baixo do que o custo numa prova de 24h. Para isso contribuem as limitações no uso de pneus, cujo número será definido pelos fornecedores de pneumáticos (Michelin e Pirelli).

A organização permitirá também, em caso de acidente, que as equipas recuperem os carros e façam as reparações necessárias para continuar em prova. Será permitida também uma troca de motor.

O espírito por detrás desta prova é como em qualquer prova de resistência, acabar. 32h seguidas de competição irá por a prova máquinas pilotos e equipas. Nunca no mundo se fez nada assim e poderá ser o inicio de história de muito sucesso.

Foto: Zoom Motorsport
Foto: Zoom Motorsport

Para quem se quiser deslocar ao AIA e ver a prova ao vivo, o bilhete tem o preço de 5€, com entrada para a bancada central e para o paddock.

O Chicane deseja a maior sorte para a organização do evento e para os pilotos que participarão na prova que ficará para a história do desporto motorizado. Mais uma vez Portugal na vanguarda do desporto motorizado. Receber provas como ERC, WRC, WTCC, WRX, já era excelente. Receber uma prova inovadora como esta ainda mais. E dizem que os o desporto motorizado não é rentável e não tem adeptos.

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.