ENTREVISTA A MIKKO HIRVONEN, EXCLUSIVO CHICANE / ZOOM MOTORSPORT

WORLD RALLY CHAMPIONSHIP 2012 - RALLY PORTUGALNão podíamos ter um início de ano melhor. Com a colaboração de Pedro Lima da Zoom Motorsport, temos em exclusivo uma entrevista com Mikko Hirvonen, um dos melhores pilotos de rali, que se despediu da competição no final da época transacta.

Mikko Hirvonen é um dos nomes incontornáveis do mundo do rali. Nascido a 31 de Julho de 1980, iniciou o seu percurso no WRC em 2002. Ajudou a Ford a conquistar o titulo de construtores em 2006 e 2007. Foi segundo classificado no mundial de pilotos em 2008, 2009, 2011, 2012, sendo o único piloto a fazer frente ao domínio de Loeb. 162 ralis disputados, 15 vitórias e 69 pódios. São números de excelência para um piloto de excelência. Descubra as respostas de Mikko às nossas perguntas.

 

 

O que o fez tomar a decisão de se retirar, depois de 14 anos ao mais alto nível?

Queria passar mais tempo com os meus dois filhos e com a minha família. Eles estão a crescer rapidamente e não quero perder mais isso. Estes anos têm sido dedicados a mim e à minha carreira e é chegada a altura de lhes dedicar mais do meu tempo e partilhar mais momentos da vida com eles.

 


mikko 12Ainda se lembra da primeira vitória? O que sentiu nessa altura?

Claro que me lembro! Foi na Austrália em 2006. Foi uma sensação extraordinária. A primeira vitória no WRC é sempre especial e foi um momento fantástico.

 


Qual foi a sua vitória mais saborosa?

Diria o rally da Finlândia em  2009. Foi a minha primeira vitória em casa, com a minha família e os meus amigos, por isso foi definitivamente saboroso.

 

As lutas com Loeb foram sempre muito renhidas e atingiram o pico em 2009, onde falhou o campeonato por poucos pontos. Lamenta o facto de não ter sido campeão nesse ano?

Não, não tenho quaisquer lamentos. Claro que foi desapontante, pois o título estava ali tão perto mas, de certa forma, o melhor desse ano foram as batalhas que tivemos. Era sempre muito renhido, independentemente do resultado. As sensações foram fantásticas e não vou sentir tristeza por isso.

 

mikko 7Quem considera ser o melhor piloto de rally de todos os tempos?

É difícil de escolher. Os pilotos finlandeses têm sido uma fonte de inspiração para mim e acho que são os melhores. E claro que o Sebastien também não foi nada mau.

 

Qual foi o momento mais difícil que viveu no WRC?

Não consigo escolher um momento em particular. Tivemos bons e maus momentos, mas não consigo mesmo escolher um específico. Os maus momentos fazem parte do jogo mas também nos ensinam e nos tornam mais fortes.

 

Olhando para trás no tempo, acha que o WRC mantém o mesmo espírito?

Sim, penso que até agora se tem mantido. Claro que, se olharmos para trás, as coisas mudaram. Não temos testes ilimitados como dantes e os ralis são mais pequenos, mas o espirito é o mesmo. Damos tudo o que temos, sempre no limite para sermos mais rápidos, em condições muito diferentes e com carros fantásticos, durante 3 dias. Isto é rali.

 

mikko 4Concorda com as novas regras para 2015? O que acha que devia ser feito para manter o WRC na rota do sucesso.

Não há grandes mudanças para este ano, a não ser o facto de os pilotos não terem os tempos parciais no carro. Mas quanto a mim, apenas precisamos de batalhas bonitas em todas as categorias e mostrar algo mais que os 3 primeiros carros do rali. Isso é o que penso que poderá manter o WRC na rota do sucesso. O Rali é um desporto lindo e não precisa de mudanças para o tornar mais interessante.

 

Qual é o seu troço de rali preferido?

“Ouninpohja”, claro!

 

2008 Rally JapanO que acha do rali de Portugal? Acha que a prova deveria ser feita no norte ou no sul do pais?

Adoro o rali de Portugal! É uma prova muito boa e, quanto a mim, é muito bom que o rali regresse ao norte. O Fafe Rally Sprint fez me entender que o rali é mesmo uma paixão no norte e, como tal, o regresso é algo muito positivo. Vou ter saudades, mas talvez vá como espectador para sentir a atmosfera que lá se vive.

 

Agora que se retirou do WRC, quais são os seus planos para o futuro?

Aproveitar o tempo com a minha família e descobrir novas experiências, dentro e fora do desporto motorizado. Mas não estou interessado de momento em fazer um campeonato completo, seja onde for.

 

mikko 9Que conselho daria aos jovens pilotos?

Trabalhem duro e acreditem nos vossos sonhos.

 

Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem para os seus milhares de fãs portugueses?

Na verdade grande parte dos meus fãs são portugueses, como tal são muito especiais para mim. Por isso diria: Muito obrigado por tudo! Vocês são fantásticos e o vosso apoio foi muito importante para mim ao longo dos anos.

 

 

Agradecemos ao Mikko Hirvonen pela disponibilidade que teve para nos responder às perguntas, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro. Vamos ter saudades dele no WRC, mas o seu nome não será esquecido e pode ficar orgulhoso disso. Em nome dos fãs portugueses dizemos “kiitos Mikko”.

Agradecemos também ao Pedro Lima por nos ter proporcionado este belo presente.

Fotos:

retiradas do site mikkohirvonen.com

 

Versão inglesa em :

https://chicanemotores.wordpress.com/2015/01/05/exclusive-interview-with-mikko-hirvonen-by-chicane-motoreszoom-motosport/

 

A equipa Chicane.

3 pensamentos sobre “ENTREVISTA A MIKKO HIRVONEN, EXCLUSIVO CHICANE / ZOOM MOTORSPORT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.